Dicas de Decoração

Decoração de quintal rústico: como fazer da melhor forma?

Escrito por quintadellarte

De uns tempos para cá, o universo do design de interiores tem chamado bastante a atenção de moradores que desejam repaginar um cômodo. E engana-se quem imagina que esse tipo de produção limita-se aos espaços internos, como a sala de estar, cozinha ou dormitórios. Muito além disso, existem pessoas que estão investindo em projetos exclusivos para as áreas externas, com o objetivo de criar um espaço perfeito para descansar e confraternizar. Uma dessas propostas é a chamada decoração de quintal rústico.

Para quem não sabe, o estilo rústico é constantemente relacionado às fazendas, sítios e casas de campo. Por isso, as suas produções são pautadas por elementos naturais e capazes de aproximar as pessoas da natureza. Exemplos? Cores terrosas, móveis em madeira, plantas e objetos com acabamento envelhecido. Juntos, esses itens são excelentes para deixar qualquer local mais estiloso e, principalmente, acolhedor e confortável.

Pensando no assunto, decidimos vir até aqui e contar para você algumas dicas exclusivas de como usar o estilo rústico no seu quintal. Acompanhe a leitura, anote as informações e encante ainda mais os seus convidados!

Invista nos tons terrosos e pastéis

As cores dizem muito sobre uma decoração. Ao escolher as tonalidades certas, conseguimos fazer com que um ambiente transmita várias sensações aos moradores e visitantes. Aconchego, sensação de frescor e, até mesmo, facilidade de concentração são alguns dos efeitos alcançados.  

Na decoração de quintal rústico, isso não seria diferente e, para garantir um visual fiel ao conceito, é preciso apostar nos tons mais adequados. Aqui, as opções terrosas, ou seja, aquelas que remetem a tudo o que “vem da terra”, são as mais indicadas. Veja alguns exemplos:

  • marrom;
  • terracota;
  • bege;
  • laranja;
  • verde-musgo.

Caso esteja em busca de algo mais discreto, também é possível utilizar os tons pastéis, que são mais claros e perfeitos para um visual delicado, harmônico e sutil.

Utilize peças com aparência antiga

Se você quer criar uma decoração de quintal rústico, a segunda dica é evitar os móveis modernos, como aqueles em laca ou envernizados. Nesse conceito, o ideal é utilizar peças antigas, estilosas, com personalidade e que carreguem bastante história para contar.

Outro ponto que merece destaque é que você até pode pintar a superfície das mobílias, desde que o acabamento não fique impecável. No estilo rústico, a ideia é manter um visual meio “inacabado”, que é algo típico das casas de campo e dos ambientes rurais. Visuais desgastados, envelhecidos, descascados ou em pátina devem ter lugar garantido por aqui!

Aposte em objetos de madeira

Se existe um elemento obrigatório na decoração de quintal rústico, ele é a madeira. Excelente para garantir um aspecto natural e aconchegante, esse material pode surgir em diferentes pontos do seu projeto. Entre os locais mais comuns que carregam esse elemento, podemos citar:

  • piso;
  • móveis;
  • estruturas: vigas, pergolados e decks;
  • canteiros, vasos ou jardins verticais.

No mercado, você encontrará itens em diferentes tipos de madeira. No entanto, uma versão que está em alta é a madeira de demolição — um produto reaproveitado de construções e que traz um visual desgastado naturalmente, combinando perfeitamente com a decoração rústica.

Decore o espaço com balanços, estátuas e fontes

Para finalizar o seu projeto, que tal dar uma atenção especial aos elementos decorativos? No quintal, os itens que não podem faltar são os balanços, bancos, estátuas, esculturasfontes de parede e chafarizes. Tudo o que você precisa é escolher alguns deles e instalá-los em pontos estratégicos, para que o resultado não fique carregado demais.

O segredo para evitar que o ambiente fique exagerado é escolher poucos elementos e distribuí-los em pontos estratégicos do quintal, sem acumulá-los em um único local. Também é importante ficar de olho na cor das peças, evitando tons muito claros e preferindo modelos com temática natural e que conversem com o restante da composição. Experimente!

Depois dessas dicas, fica fácil se interessar pela decoração de quintal rústico, não é mesmo? Ao investir nessa proposta, você conseguirá deixar a sua área externa muito mais atrativa e acolhedora para os moradores e convidados.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite e descubra como escolher a fonte de parede ideal para a sua casa!

  • decoração de quintal rustico
  •  

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This