Dicas de Decoração

Decoração vintage: saiba como criar ambientes lindos e charmosos!

Escrito por quintadellarte

Assim como acontece no universo da moda, no mundo da decoração também existem tendências que, periodicamente, se destacam. A decoração vintage é uma delas e vem sendo incrivelmente bem-aceita no mercado.

Assim, quem quer dar amplo destaque para aquele objeto que herdou da família ou acrescentar o charme do passado, mesmo nos ambientes mais modernos, pode se beneficiar muito com essa proposta.

Entretanto, para que os arranjos não fiquem datados, é importante não exagerar. Quer saber como criar um ambiente íntimo e acolhedor na sua residência, sem se esforçar muito? Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o estilo vintage!

Saiba mais sobre a origem da decoração vintage

Antes de falar sobre a atividade decorativa propriamente dita, é importante diferenciar vintage e retrô. Objetos vintage são aqueles realmente antigos, que podem ser provenientes de uma herança ou algo que você garimpou em um brechó. Já o retrô se refere a peças novas, mas feitas a partir de uma proposta visual ou estrutural antiga.

O conceito por trás da decoração vintage é utilizar móveis e acessórios originais do período compreendido entre 1920 e 1970. Entretanto, a menos que você trabalhe com isso, não é necessário seguir essa ideia de maneira tão literal para acrescentar o charme do vintage na sua casa.

Basta adicionar alguns elementos pontuais, capazes de provocar a sensação de cuidado e acolhimento que os itens do passado sugerem. Assim, você resgara a memória dos tempos remotos e ainda desfruta de muito conforto e bem-estar.

Conheça algumas tendências desse estilo

Atualmente, é bem fácil encontrar móveis antigos e peças inspiradas no passado. Entretanto, alguns itens especiais se tornam referência quando o assunto são as tendências de decoração vintage.

Colocar cadeiras com design diferenciado no ambiente é a maneira mais simples de trazer um toque do passado ao lar. O modelo Eames, por exemplo, é proveniente dos anos 20 e um dos mais procurados.

O mármore é outro elemento bastante em alta. É possível utilizá-lo em qualquer ambiente ou superfície, desde pisos até objetos de decoração, como fontes.

Já os tijolinhos são uma tendência bastante vista, especialmente em sites como o Tumblr e o Pinterest. Os modelos em branco são os preferidos!

As louças também figuram entre os itens de decoração vintage mais procurados. Pratos ornamentados e conjuntos de xícaras são propostas simples e bem práticas de incluir o charme do passado na sua casa. Melhor ainda se forem uma herança de família!

Entenda como aplicar o estilo vintage

O segredo para aplicar esse estilo com maestria é mesclar o clássico com o moderno. Abusar do uso de elementos do passado pode deixar o projeto um pouco datado, e não é essa a ideia. Portanto, harmonize alguns móveis atuais com acessórios e peças antigas, como luminárias e vasos.

Você pode, ainda, misturar épocas e diferentes estilos, como um papel de parede de tijolinhos, sofá moderno, luminária dos anos 60 e um armário de metal que você pintou e transformou em prateleira.

Se tem medo de errar ao aplicar a decoração vintage na sua casa, comece aos poucos. Junte uma luminária, fonte, piso de mármore ou revestimento nas paredes. Se houver um item que foi da sua família, como um telefone antigo, use-o como objeto de decoração. Poucas peças farão toda a diferença na hora de compor o seu projeto!

Agora você já sabe um pouquinho sobre como usar o vintage na decoração da sua casa. Quer mais dicas? Curta a nossa página no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This