Jardim e Paisagismo

Descubra algumas maneiras de embelezar a fachada residencial

Escrito por quintadellarte

A fachada residencial é um elemento muito importante quando o assunto é a beleza e o encanto de uma construção. Ela deve transmitir harmonia, personalidade e modernidade. Mas, a princípio, nem sempre esses três elementos estão presentes no empreendimento e é preciso investir em alguns ajustes simples.

E pode acreditar! Acrescentar esses detalhes traz um impacto enorme para sua casa, além de garantir um apelo estético único e deixar a composição geral do local muito mais agradável. Assim, você também evita o envelhecimento do exterior do imóvel e consegue valorizá-lo ainda mais, caso vendê-lo seja de seu interesse.

Mas quais são as maneiras mais eficientes de embelezar a fachada de sua casa? Se colocar nossas dicas em prática, seus resultados serão incríveis. Confira nossa lista de recomendações!

Use materiais diferentes para a fachada residencial

Na hora de criar um visual diferente para a fachada de sua casa, lembre-se de usar materiais diferentes, que proporcionem sofisticação e, ao mesmo tempo, praticidade. Tudo depende do estilo de sua construção e também de sua preferência: é possível utilizar pedras, madeira, vidro, cerâmica e, até mesmo, misturar alguns desses materiais.

Enquanto o vidro garante mais leveza e beneficia a casa com luz natural, as pedras e a cerâmica são mais requintadas e a madeira garante uma combinação mais vintage para a casa. Ou seja, leve em consideração suas necessidades e objetivos no novo planejamento para que tudo saia conforme suas expectativas.

Outra opção dentro deste ponto é usar algumas texturas diferentes. Você pode alternar uma parede lisa com outra craquelada, por exemplo. Ou usar as texturas apenas em detalhes, como em ladrilhos e azulejos em rodapés, para cobrir fissuras e outras minúcias do tipo. Materiais versáteis como o concreto sempre permitem um trabalho mais elaborado e criativo, se você assim desejar.

Aposte em um projeto de iluminação

Para valorizar a fachada residencial, nada melhor do que apostar em um belo projeto de iluminação. Luzes com cores e efeitos fazem com que ela fique muito mais bonita durante a noite e também mais segura. Hoje, existem muitas opções de lâmpadas mais econômicas e duradouras que são ideais para esse tipo de finalidade.

Se preferir algo mais modesto, arandelas e pequenos spots de luz ao longo da entrada já fazem toda a diferença. Para um efeito mais chamativo, postes decorativos e refletores são os mais recomendados. A luz amarelada garante um efeito acolhedor para a casa, enquanto tons de azul ou lilás deixam tudo mais intimista e moderno.

Escolha novas cores para sua fachada residencial

Outra excelente alternativa para renovar sua fachada residencial é escolher novas cores para ela. Você nem mesmo precisa pintar toda a parede, mas investir em alguns pontos de cor, como nas janelas ou portas. Caso prefira realmente ousar, tons neutros podem ficar para essas partes, enquanto o restante da fachada recebe alguma cor mais vibrante em contraste.

Tijolos e blocos de concreto, por exemplo, são materiais que já apresentam uma cor diferenciada e servem como uma forma bastante criativa de trazer essa questão para a prática. Ambos são materiais bastante em alta quando o assunto se volta para as tendências de construção civil do momento, então adote sem medo.

Incorpore vasos de flores, esculturas ou estátuas

Vasos de flores, esculturas, estátuas, imagens sacras e chafarizes são formas excelentes de complementar sua fachada residencial sem ter que realizar uma grande reforma. Invista em materiais como mármore, ferro fundido, resina e bronze, que são bastante resistentes e conseguem manter uma aparência bonita mesmo com as ações do clima.

Leve em conta as cores da sua fachada, bem como os materiais já presentes nela, para fazer a combinação ideal. Do contrário, esses detalhes podem ficar muito escondidos ou apagados, quando na verdade merecem destaque. Por exemplo, cores fortes ficam muito bem com o bronze ou o ferro, enquanto revestimentos frios como a cerâmica são o par perfeito para mármores e resinas.

Invista em ideias de paisagismo

Se você tem espaço suficiente, invista no paisagismo para ter um jardim bonito. Isso deixará sua fachada ainda mais agradável aos olhos. E ainda será um local particular para passar alguns momentos descontraídos e relaxantes pela manhã ou aos finais de semana. Essa proximidade com a natureza é a principal maneira de garantir seu bem-estar sem sair de casa e também de contribuir para que a rua de casa seja mais arborizada e fresca.

Nos vasos de flores, escolha aquelas que você gosta mais e se dedique a cultivá-las, para que fiquem sempre coloridas e saudáveis. Em relação a outras plantas, um profissional pode ajudar na escolha. Dessa forma, você opta por aquelas que se encaixem em seu modo de vida e tempo disponível, já que exigirão um cuidado especial. Uma linda fonte pode ser o complemento final para deixar seu jardim com um ar épico e diferente.

Cuide bem do acabamento e da conservação

Por último, mas não menos importante, cuide sempre do acabamento da fachada e de sua limpeza. Não deixe sobras de material de construção expostos, conte com mão de obra qualificada para fazer os últimos ajustes e mantenha tudo limpo para que cada elemento seja devidamente valorizado. Isso também ajuda na conservação de sua composição, para que os materiais usados fiquem sempre brilhantes e durem por muito mais tempo.

Lembre-se também de que alguns revestimentos necessitam de alguns procedimentos especiais para que suas características sejam reforçadas. Pode ser que, eventualmente, você precise utilizar algum produto específico ou mesmo solicitar um polimento ou lixamento especial. Essas pequenas responsabilidades vão manter a frente de sua casa sempre bonita e ela chamará a atenção de todo mundo que passar por ela.

Viu só como não é difícil embelezar uma fachada residencial? Depois de escolher as sugestões que mais combinam com a proposta que você gosta, não se esqueça de contar com fornecedores e profissionais de qualidade para que o resultado seja exatamente aquele que você sonhou.

A Quinta Dell’arte pode ajudar você nessa missão. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho e nossos produtos!

 

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This