Jardim e Paisagismo

Como usar quadros na decoração: 3 dicas para você se inspirar

Escrito por

O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque de personalidade no ambiente, conectando-o com as preferências e estilo de vida do proprietário. Um quadro, mesmo que simples, consegue dar vida a qualquer parede crua, dando um toque humano a ambientes que poderiam ser tratados de forma meramente funcional.

Porém, apesar de ser versátil e poder ser encaixado nos mais diversos ambientes e situações, na hora de escolher um quadro correto e definir a sua posição na casa, algumas dúvidas podem surgir. Para ajudar a saná-las, neste post apresentamos 3 dicas importantes sobre como usar quadros na decoração. Confira!

1. Não fique preso ao tradicional

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe ambiente padrão para utilizar um quadro em casa, pois eles podem ser utilizados em todos os cômodos — sim, é possível utilizar quadros para decorar até banheiro e cozinha, por exemplo. Veja abaixo algumas sugestões:

  • cozinha — este é um bom ambiente para a colocação de quadros com cores e textura de alimentos, desenho de comidas, combinações de comidas e bebidas, etc.;
  • banheiro — este é um ambiente que pede quadros mais sóbrios e pequenos, com estampas florais, por exemplo;
  • escritório — você pode utilizar quadros que incentivem a sua jornada de trabalho e estudo, como frases motivacionais e imagens que reforcem seus objetivos;
  • sala de jantar — estamos falando aqui de um ambiente mais clássico, onde é possível inserir quadros de pinturas que dão mais sofisticação para o cômodo;
  • quarto das crianças — pede quadros com temática infantil, como ilustrações, cores leves e que trazem serenidade e calma.

2. Escolha a altura ideal de acordo com o contexto

Qual é a altura ideal de um quadro? Bem, isso varia de acordo com o contexto do ambiente. O primeiro ponto importante em relação à posição de um quadro na parede é o conforto, afinal, ninguém quer ficar olhando para cima ou para baixo o tempo todo.

Por isso, é importante que o quadro seja colocado em uma altura média — 1,60m é considerada uma altura que consegue agradar a maioria das pessoas.

Mas é claro que essa altura padrão deve levar em conta o contexto, por exemplo, quando o quadro é colocado acima de outro objeto, como um sofá. Neste caso, é recomendado que ele fique pendurado a, aproximadamente, 25cm do sofá — ou objeto em que ele será posicionado logo acima.

Além da posição, é importante pensar na fixação, afinal, com as molduras feitas com materiais leves e desviados, é possível abrir mão da furadeira e apostar nas fitas dupla face, que permitem uma excelente fixação sem alteração da estrutura.

3. Capriche na escolha das molduras

Tão importante quanto os quadros em si são suas molduras, pois elas podem contribuir para a criação de um padrão de combinação na decoração da casa. Uma boa alternativa é pensar nas molduras como complemento do estilo do cômodo em que elas estão inseridas. 

Para isso, você deverá considerar os diferentes formatos, cores e texturas, sempre levando em conta o ambiente e, claro, o contexto do quadro e gostos do ocupante. No final, você deve analisar a integração total do quadro com a harmonização da decoração do ambiente como um todo.

Esperamos que, após a leitura deste post, você possa ter uma maior base sobre como usar quadros na decoração. Estamos falando de objetos que são muito mais do que adornos para parede, mas peças que trazem identidade para os ambientes, imprimindo mais humanidade e personalidade para o ambiente.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This