Jardim e Paisagismo

Use a técnica do Feng Shui no jardim em 5 passos

Escrito por quintadellarte

Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar o equilíbrio de energias de todos os espaços da casa e permitir sua livre circulação, eliminando bloqueios e negatividades.

Feng Shui significa “vento e água” e se baseia na organização dos móveis. Apesar de ser mais conhecida como uma prática a ser feita dentro de casa, também é possível aplicá-la em áreas externas, como o seu jardim, melhorando a circulação de energia no local e beneficiando todos os seres vivos que habitam ou passam por lá.

Os ensinamentos do Feng Shui afirmam que cada espaço ou cômodo tem uma energia específica, por isso, não é recomendado seguir as mesmas orientações para todos os ambientes da casa. Um jardim é, naturalmente, um local cheio de vida e que, muitas vezes, precisa contar com uma ajudinha de poderes que estão além do nosso alcance. Seja qual for sua crença, as boas vibrações do Feng Shui certamente são bem-vindas para ajudar na prosperidade do seu jardim.

Você quer sentir a energia fluindo livremente em seu jardim, melhorar o crescimento das suas plantas e trazer vibrações positivas para todos os aspectos da sua vida? Confira este artigo que preparamos com 5 passos para aplicar o Feng Shui na decoração do seu jardim, trazendo ainda mais harmonia para o seu lar!

1. Organize o seu jardim

A técnica Feng Shui prevê que o excesso de objetos, assim como a bagunça e a sujeira, são responsáveis por estagnar a energia. Dessa forma, para começar a aplicar o Feng Shui, lembre-se de que o foco principal é a harmonia.

Mantenha o seu jardim sempre bem organizado e limpo, estabelecendo um lugar específico para cada objeto e se esforçando para que não haja bagunça exposta. Muitas vezes, acabamos colocando no jardim objetos que não queremos mais dentro de casa. Se você tem esse hábito, é importante pará-lo imediatamente, pois ele pode ser prejudicial para as energias do seu lar!

Evite excessos sempre e mantenha no ambiente apenas o que tem uso. Livre-se de peças quebradas e de objetos que não são úteis, além daqueles que já perderam a sua funcionalidade com o tempo. Dessa forma, a circulação de energia será beneficiada.

2. Guie seu plantio pelos pontos cardeais

O Feng Shui no jardim propõe a criação de um mapa de energia e a disposição dos seus objetos e plantas a partir dele. O primeiro passo para criar seu mapa é identificar os pontos cardeais. Com a ajuda de uma bússola, localize o Norte e se oriente a partir daí, sabendo que o Sul estará atrás de você e o Leste e o Oeste à sua direita e esquerda, respectivamente.

Essa técnica chinesa afirma que o Norte é a orientação para o sucesso, e é recomendado plantar flores e plantas de cores escuras por lá, que vão ajudar a trazer energias de prosperidade para seu lar e o seu jardim. Por outro lado, é recomendado colocar plantas em tons de vermelho, laranja e amarelo no Sul do seu jardim, pois essa área está ligada ao trabalho e à carreira, e essas plantas ajudam a promover o foco e o equilíbrio.

Já o Leste é a área da família e da saúde, e nele se recomenda utilizar plantas pequenas em vasos ou árvores frutíferas. Por fim, o Oeste é a área da criatividade, um espaço ideal para escrever, meditar, desenhar ou refletir sobre a vida. Coloque bancos e fontes de água no local, que pode ser rodeado com plantas que promovem o bem-estar, como a camomila e o alecrim.

Além disso, é muito importante manter o centro do jardim livre, permitindo o fluxo de energia. Não coloque plantas ou qualquer objeto de decoração no local.

3. Invista em pontos de água

O Feng Shui traz a água em seu nome e, segundo os chineses tradicionais, ela é símbolo de abundância, sendo capaz de trazer prosperidade e renovação energética para o seu jardim e sua vida.

Por seu poder de limpeza e purificação, o elemento da água se tornou um amuleto para atrair boas energias. Para que isso aconteça, a água deve fluir constantemente, pois a técnica afirma que a água parada ou suja pode desequilibrar totalmente a harmonia, contaminando as energias do local.

Portanto, uma boa alternativa pode ser investir em um chafariz ou fonte, garantindo para o seu jardim um ponto de água que esteja em constante movimento e que deixa o espaço ainda mais bonito. É importante atentar para a limpeza da água, recolhendo e purificando toda a sujeira e contaminação do local.

4. Escolha bem as plantas

Ao planejar o seu jardim de acordo com o Feng Shui, você deve investir tanto em plantas verdes quanto em flores. Como você viu no mapa de energia, a cor das plantas tem interferência na harmonia do local, portanto, elas devem ser posicionadas estrategicamente para atrair tudo o que você deseja para o seu espaço e para a vida de todos os moradores e visitantes do jardim.

Algumas plantas têm propriedades específicas que também são ótimas para equilibrar a energia e ajudar você a alcançar o que procura, como as plantas com propriedades curativas ou que promovem o bem-estar. A alfazema, por exemplo, auxilia a manter a harmonia, já a hortelã pode ser um ótimo auxílio para acabar com o estresse!

Além disso, também existem as plantas com funções relacionadas ao seu jardim. Algumas delas ajudam a purificar o ar, outras servem para atrair animais que auxiliam na polinização das flores ou, ao contrário, também podem ajudar a afastar insetos que prejudicam o seu plantio.

Trabalhe também a versatilidade das espécies, combinando diferentes plantas. Uma dica é investir em plantios com diferentes períodos de florações, pois assim você terá um jardim saudável o ano inteiro, desde o inverno até o verão.

5. Aproveite as propriedades dos materiais

O Feng Shui prevê alguns elementos que são benéficos para a decoração. No caso do jardim, pedras são positivas devido à sua baixa energia, que permite maior conexão com os demais elementos do ambiente, como a terra e as plantas. Portanto, você pode apostar em caminhos pavimentados por rochas ou rodear os seus canteiros com pedregulhos.

Outro material interessante é a madeira. A técnica recomenda que os móveis utilizados no espaço externo sejam de madeira para manter o equilíbrio do ambiente e estimular o convívio social, criando um espaço perfeito para receber convidados!

Adotar o Feng Shui em casa pode ser uma ótima opção para restaurar as energias e prezar a harmonia dos ambientes. Mudanças simples podem transformar o equilíbrio do seu jardim e fazer com que ele se torne muito mais bonito e próspero.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que os seus amigos também possam aproveitar todos os benefícios da técnica Feng Shui no jardim!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This