Jardim e Paisagismo

Banco para jardim externo: saiba como escolher o melhor

Escrito por quintadellarte

Chegou a hora de preparar os espaços ao ar livre para desfrutar de momentos agradáveis com os amigos e familiares. Para isso, lembre-se de adquirir um confortável banco para jardim externo, para aqueles dias em que você precisa fazer uma pausa.

Se você gosta de passar um tempo na varanda, com certeza sabe que ter um bom banco para aproveitar o paisagismo externo torna o seu ambiente muito mais confortável. Esse tipo de móvel ajuda a acalmar, e você ainda pode degustar uma saborosa xícara de café ou chá em um espaço bem acolhedor.

Ter um banco para jardim externo é uma forma de proporcionar a si mesmo um lugar para aproveitar o sol, ler um bom livro e olhar para as estrelas. Porém, por existir uma grande variedade de produtos, escolher aquele que combina com o seu projeto pode parecer difícil.

Pensando nisso, criamos este post para contribuir com o seu design externo. Acompanhe todas as dicas e elabore um ambiente perfeito!

Considere o espaço da área externa

Ao procurar por um banco para a área externa, é importante considerar o espaço reservado para isso. Se você tem um jardim enorme, pode optar por um conjunto entre bancos maiores e menores para compor o visual de maneira harmoniosa. Para isso, certifique-se de que o design e o tamanho dos móveis externos combinem com o seu estilo de jardim.

A regra geral na hora de comprar esses elementos é que eles devem ter um espaço amplo o suficiente para acomodar seus amigos e familiares, além de ter a capacidade de suportar confortavelmente o peso de pelo menos dois adultos. Desse modo, o material deve manter sua estrutura após longos períodos de uso.

Escolha o material do seu banco para jardim externo

O material usado na fabricação e no design do seu banco para jardim também é um fator determinante para a sua durabilidade.

Confira alguns materiais usados na fabricação e as suas vantagens, a seguir!

Banco de madeira

Se você pretende criar um projeto totalmente natural, talvez a madeira seja uma opção para uma decoração mais coerente. Seu design deve ser aparafusado com parafusos de zinco ou aço inoxidável, uma vez que facilitam o aperto caso se soltem com o passar do tempo.

Veja quais são as melhores opções de madeiras!

Cedro ou pinho natural

Ambas opções são madeiras que, quando envelhecem, costumam obter uma coloração mais acinzentada, a menos que sejam seladas ou pintadas. Quando bem cuidadas, duram anos e anos ao ar livre.

Teca

Por ser considerada uma madeira nobre, é uma escolha perfeita como matéria-prima de móveis externos. Ainda que seja exposta às intempéries, a madeira teca pode durar pelo menos 50 anos.

Ainda que tenha todas essas vantagens, é preciso fazer a aplicação de óleos a cada seis meses para que sua aparência marrom-avermelhada seja mantida por mais tempo.

Madeira de reflorestamento

Muito conhecido por quem prefere uma decoração de jardim sustentável, esse tipo de material é extremamente resistente, bonito e de altíssima qualidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Banco de metal

Assim como a madeira, é sempre bom levar em conta quão bem o banco resistirá às variadas intempéries. Você também precisa verificar se a aparência do móvel combina com o visual que pretende para o seu espaço externo.

Com isso, veja os materiais que melhor se adaptam ao seu jardim!

Alumínio

Esse material pode aparecer de duas formas: como alumínio extrudado, ou como alumínio fundido. A primeira opção é mais leve e frágil, enquanto a segunda alternativa é mais robusta e confere designs mais elegantes para diversos jardins externos.

Ferro

As curvas elaboradas em um belíssimo banco de ferro retratam com precisão um estilo de decoração da era vitoriana. Por isso, são uma das opções mais escolhidas quando a intenção é um projeto extremamente sofisticado e exuberante. Por serem muito pesados, são bastante resistentes — especialmente aos ventos.

Outros materiais

Além das opções de bancos de madeira e metal, também existem outros materiais que merecem a sua devida atenção, uma vez que a sua popularidade cresce cada vez mais.

Esse é o caso dos bancos de vime, que podem ser feitos com matéria-prima natural ou sintética. Contudo, é bom lembrar que, independentemente da sua fabricação, esses móveis são ideais para áreas cobertas ao ar livre, pois não são tão resistentes a todos os climas.

Já os bancos de resina são mais leves, têm alta durabilidade e são fáceis de manter. Além de proporcionar um visual bem elegante, esses móveis podem vir em diferentes e ousadas cores, promovendo um visual contemporâneo para a decoração do seu jardim.

Leve em conta o estilo do jardim externo

Após decidir pelo material, escolha um estilo de banco que se adapte ao seu espaço. Alguns dos principais modelos encontrados são os de madeira com visual clássico.

Certifique-se de conferir todas as opções antes de tomar uma decisão. Afinal, há uma infinidade de variedade para você escolher e transformar o seu espaço em um local de tranquilidade e harmonia.

Pense no tamanho correto

Se comprar um banco muito pequeno, nem todos poderão utilizá-lo. Porém, se adquirir um grande demais, o jardim parecerá minúsculo. Ou seja: o tamanho do móvel é fundamental, especialmente quando se trata de bancos de jardim.

Bem como um sofá, os bancos de jardim tendem a ter proporções bastante generosas. Às vezes, um elemento que você acha pequeno pode acomodar facilmente dois adultos de maneira confortável. Contudo, é essencial fazer com que o tamanho do banco combine perfeitamente com a dimensão do seu jardim.

Como vimos, existem inúmeros fatores que colaboram com uma decoração mais harmoniosa para o seu jardim externo. O importante é saber criar um equilíbrio entre o ambiente e os móveis que deseja aplicar no espaço. Com isso em mente, fica fácil elaborar um design de exteriores incrível e muito agradável.

Se você gostou deste post sobre como incorporar um lindo banco para jardim externo, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Instagram!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This