Jardim e Paisagismo

[ESTENDER + 500] Terrário para plantas: 4 dicas para iniciantes

Escrito por quintadellarte

Nos últimos anos, os terrários se tornaram itens muito populares. Isso porque, além de serem lindos objetos de decoração, eles também são uma maneira de trazer o verde para dentro de casa sem se preocupar com muitos cuidados ou espaço.

Para completar, as variedades de plantas para terrário permitem uma série de composições incríveis. Gosta da ideia? Se você é um iniciante na arte da jardinagem e quer montar um terrário para plantas, continue a leitura e confira nossas dicas para começar!

O que é um terrário para plantas?

Os terrários para plantas nada mais são que minijardins montados dentro de potes de vidro ou acrílico, podendo ser abertos ou fechados.

Famosos nos anos 70, esses jardins demandam fácil manutenção e são uma ótima escolha para quem gosta de ter plantas em casa, mas não dispõe de muito tempo e espaço.

Existem dois tipos de terrário diferentes. Veja só!

Terrários abertos

Os terrários abertos se parecem mais com arranjos de plantas. Neles, as plantas para terrário utilizadas são mais desérticas — ou seja, que precisam de menor quantidade de água. Para completar, eles não contam com furos de drenagem e geralmente são criados em vasos de vidro.

Terrários fechados

Os terrários fechados, por sua vez, são como pequenas estufas. A ideia é criar um ecossistema em miniatura, já que as plantas se desenvolvem independentemente de qualquer influência externa.

O fundo do terrário precisa ter furos de drenagem, e somente a parte de cima que fecha o pote deve ser de vidro. Para forrar, é essencial utilizar musgos, cascalhos e pedras que favoreçam a drenagem.

Quais são as plantas mais indicadas para terrário e como escolhê-las?

Para escolher as melhores espécies de plantas para terrário, é preciso levar dois fatores em conta: plantas que precisem de menos água e aquelas que mais lhe agradam visualmente.

Como as plantas ficam restritas ao pote, a temperatura interna e a umidade do local são, em sua maioria, mais altas que as de vasos comuns (principalmente se o recipiente utilizado possuir uma tampa).

Desse modo, é importante buscar espécies tropicais, que além de possuírem pequeno porte e crescimento lento, necessitam desses dois fatores: calor e aquosidade.

Para terrários fechados, algumas espécies ideais são:

  • coração-magoado;
  • violeta-africana;
  • acorus;
  • bromélia-criptantus;
  • musgo-tapete;
  • ripsális;
  • columéia-peixinho;
  • planta-da-amizade.

Já para os abertos, as melhores opções são:

  • arbusto de elefante;
  • tilândsia;
  • echeverias e outras suculentas de pequeno porte;
  • planta-jade;
  • planta-coração;
  • lithops;
  • dedo-de-dama;
  • cactos no geral.

Você ainda pode considerar outras plantas para terrário, como espada-de-São Jorge — conhecida como um amuleto contra más vibrações —, véu-de-noiva, musgo vivo e orquídea pipoca, entre outras.

Essas são plantas mais fáceis de cuidar, com pouca exigência de água, da mesma forma que cactos e suculentas. Lembre-se apenas de que devem ser plantadas em solos bem drenados.

Como montar um terrário?

Para montar o seu terrário para plantas, é preciso seguir alguns passos. Abaixo, explicamos cada um deles. Confira!

1. Selecione o pote

O recipiente em que será construído o terrário deve ser grande o suficiente para as raízes das plantas. Ele pode ser escolhido estritamente para tal ou, ainda, ser um objeto sem uso em sua casa, como uma chaleira, um aquário antigo, uma garrafa ou, até mesmo, uma bombonière de vidro.

2. Escolha as plantas

O segundo passo é a escolha das plantas. Como citado acima, opte pelas mais indicadas para esse minijardim e coloque, no mesmo terrário, aquelas com características semelhantes. Elas precisarão dos mesmos cuidados e crescerão juntas.

3. Arrume os materiais necessários

Arrume todos os materiais que serão necessários para a construção do jardim:

  • solo leve e de boa drenagem;
  • cascalho e pedrinhas que ajudarão na drenagem e na estética;
  • carvão ativado para evitar odores indesejados;
  • musgo para absorção do excesso de umidade;
  • instrumentos para plantio, como pequenas pinças, pás e luvas;
  • enfeites;
  • pequenos regadores, borrifadores ou conta-gotas.

4. Faça a montagem propriamente dita

Após lavar bem o pote, comece adicionando os elementos de drenagem, que são as pedras, cascalhos e também o carvão ativado, fazendo uma camada de aproximadamente 3 centímetros.

Coloque o musgo e, por cima, o solo com uma espessura entre 5 e 8 centímetros. Faça pequenos furos para acomodar as plantas. Por fim, adicione pequenos enfeites, como casinhas e animais em miniaturas, e regue.

Quais são os cuidados necessários com o terrário?

Os terrários não necessitam de muitos cuidados, mas é bom ficar atento para que ele esteja sempre bonito e saudável. Para os totalmente fechados, evite a luz direta e regue-os apenas durante a montagem. Para os abertos, regue de vez em quando, seguindo as necessidades das espécies escolhidas.

Se perceber o crescimento de alguma erva daninha, retire-a. Caso note o aparecimento de algum fungo, remova as plantas infectadas para evitar que todo o terrário seja contaminado.

Lembre-se também de garantir uma boa ventilação. Ela é fundamental quando há condensação nas paredes do recipiente e evita o apodrecimento das raízes e plantas.

Por que vale a pena ter um terrário em casa?

Ainda na dúvida sobre ter um terrário em casa? Saiba que esse tipo de decoração vale muito a pena para quem deseja ter um ambiente prático, bonito e moderno.

Primeiro, os terrários são pequenos. Ficam bem em qualquer cantinho e trazem um charme a mais para prateleiras, estantes, janelas, mesas de canto ou de centro e muito mais.

Depois, você não terá o compromisso diário de irrigar e realizar procedimentos para cultivo. A ideia é justamente que o ecossistema se desenvolva por si, então, basta que você acompanhe.

Montar o recipiente e escolher plantas para terrário ainda são atividades terapêuticas e divertidas. Você exerce sua criatividade e se mantém em contato com a natureza. São muitas vantagens para aproveitar, concorda?

Ter um terrário em casa é uma maneira de trazer a natureza para perto e ter um item de decoração magnífico. E, como você viu, as opções de plantas para terrário são variadas, sendo possível criar vários ambientes para espalhar por toda a casa.

Se você gostou deste post, aproveite ao máximo essa tendência! Mas, se prefere espaços maiores para cultivar uma bela área verde, confira nossas 5 dicas de decoração para jardim tropical e inspire-se!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This