Jardim e Paisagismo

Confira nossas 5 dicas de decoração para jardim tropical

Escrito por quintadellarte

Ter um belo jardim tropical em casa é uma forma de estar mais perto da natureza e passar ótimos momentos descansando. No entanto, para um visual harmônico, é fundamental escolher os tipos certos de plantas. Samambaias, flores de cores vivas e quentes, bromélias e outros arranjos ornamentais são um sucesso. Também, vale a pena destinar um olhar cuidadoso para a decoração do restante do espaço.

Quer algumas dicas sobre como fazer isso? Continue a leitura deste artigo!

1. Use e distribua pedras de maneira natural

A primeira dica é usar pedras na decoração. De diversos tamanhos, cores e texturas, elas devem ser distribuídas por todo o espaço disponível. Contudo, nada de perder tempo tentando organizá-las milimetricamente. A intenção é justamente deixá-las espalhadas de maneira desuniforme. Esse é o toque ideal de naturalidade para um espaço aconchegante e leve, onde você pode deixar de lado um pouco da rigidez do dia a dia.

2. Aposte em lagos e fontes em seu jardim tropical

Não dá para falar em jardim tropical sem pensar em água, não é mesmo? É fundamental trazer esse elemento com bastante naturalidade para a sua decoração. Aquele barulhinho aconchegante e agradável é o que ajuda a relaxar e a se conectar com a natureza.

Você pode, por exemplo, investir em belas fontes, que permitam até mesmo uma composição com as plantas. Ou então, construir um pequeno lago que mantenha a água em movimento. Com esses recursos, você verá que até mesmo os pássaros aparecerão com mais frequência para fazer companhia.

3. Espalhe vasos elaborados por todo o espaço

Uma das principais características do jardim tropical é a quantidade de plantas e flores. Agora que você já sabe quais são as mais adequadas para essa proposta, pode colocá-las em vasos elaborados e cheios de estilo. Afinal, nem sempre é possível plantar tudo na terra, não é mesmo? Essa também é uma maneira de deixar as plantas em lugares estratégicos, como perto de mesas ou bancos, ou ainda, logo ao lado da porta de passagem para casa.

4. Invista na iluminação

Quem disse que você pode aproveitar seu jardim somente durante o dia? Nada disso! Com uma boa iluminação, você consegue lindos efeitos, que valorizam ainda mais o visual durante a noite. Será um ótimo espaço para eventos e reuniões com a família e os amigos. Além disso, proporcionarão um cenário lindo para fotos. Se você tem uma área de lazer em conjunto, poderá aproveitar, inclusive, para iluminar também esse espaço e trazer mais segurança para os frequentadores. Todo mundo sai ganhando!

5. Coloque estátuas e esculturas pelo jardim

Por fim, seu jardim tropical ainda pode contar com estátuas e esculturas. Você pode escolher um estilo que tenha a ver com você, mas que também transmita um pouco dessa sensação de verão, ainda que mais rústico. Elas são ideais para preencher pequenos espaços ou para uma composição com vasos ou a própria fonte.

Se a sua preferência for pelo lago, uma escultura pode ficar posicionada à margem ou até mesmo na superfície. São várias possibilidades nas quais você pode soltar a criatividade e garantir um ambiente mais inusitado.

Então, viu só como é fácil montar um jardim tropical sofisticado e incrível? Com essas dicas em mãos, não há dúvidas de que você conseguirá montar um espaço do jeito que sempre sonhou.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter para receber outros artigos como este e criar mais paisagens surpreendentes em seu lar!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This