Dicas de Decoração

Confira as principais plantas que vivem na água

Escrito por quintadellarte

Investir em plantas que vivem na água é uma ótima opção para quem deseja tornar o ambiente natural. Isso porque elas criam uma aparência mais orgânica, deixando o local com uma excelente decoração paisagística. Além disso, conseguem desempenhar um importante papel no ecossistema — com a filtragem da água, por exemplo, e ao oferecerem sombra, oxigênio e nutrientes benéficos para os peixes que costumam compartilhar o espaço com as plantas.

Tudo isso torna as plantas aquáticas uma ótima opção para cultivo em aquários, lagos no jardim e outros locais. Quer descobrir quais são as principais plantas que vivem na água? Então, continue a leitura do artigo e entenda melhor sobre o assunto! 

Alface-d’água

Essa planta pertence à família das Araceae, na qual encontram-se 104 gêneros com cerca de 3 mil espécies distintas. As alfaces-d’água não aguentam temperaturas baixas e costumam ser cultivadas em águas rasas — contudo, conseguem se adaptar facilmente em locais mais profundos. 

Por terem características ornamentais, as alfaces-d’água são bastante utilizadas nas decorações do jardim, como plantas flutuantes. Você pode cultivá-las em fontes, lagos, espelhos-d’água, entre outros ambientes. 

Sombrinha-chinesa

Entre as plantas que vivem na água, está a sombrinha-chinesa — que ganhou esse nome por causa do formato de suas folhas. A propagação dessa espécie pode ser feita por sementes, e o seu cultivo deve ser em meia-sombra ou sol pleno. A planta pode chegar a até um metro de altura e é ideal para lagos ornamentais, mas não se esqueça de manter o controle das raízes.

Eichhornia crassipes

Essa espécie é conhecida por diversos nomes, como orelha-de-jegue, baronesa, miriru, jacinto-de-água e planta aguapé. É composta por 95% de água, servindo de abrigo natural para diversos tipos de organismos.

Devido ao seu grande poder sobre moléculas tóxicas, essa planta pode ser usada em lagos e rios que estão poluídos. Mas, para que ela traga benefícios ao ambiente e deixe o local bem-ornamentado, é preciso manter sua poda em dia — já que a planta tem uma rápida proliferação. 

Flor-de-lótus

Pertencente à família das Ninfeáceas, a flor-de-lótus nasce em locais alagados e úmidos. Entre suas características, está o seu porte pequeno — que costuma chegar a uma altura de 50 centímetros acima do nível da água. A raiz e o caule ficam embaixo d’água, enquanto as flores permanecem flutuando.

Além disso, a flor-de-lótus tem uma beleza exótica, já que costuma ter folhas verde-azuladas e pode ser encontrada em diversas cores. Em relação ao seu cultivo, é mais indicado que seja feito em espelhos-d’água, tanques e lagos que tenham exposição solar. 

Saber quais são as principais plantas que vivem na água é fundamental para ter um jardim com uma ótima decoração paisagística. Porém, é preciso evitar o cultivo de algumas espécies, como Arundo donax, Myriophyllum e Hydrilla verticillata — isso porque elas são plantas invasoras, que podem causar grandes problemas ao se espalhar por riachos e lagos próximos. Além disso, algumas delas podem até ser tóxicas aos peixes!

E então, quer ficar por dentro de mais dicas de paisagismo para sua casa? Assine agora nossa newsletter e receba todos os conteúdos em primeira mão. Não perca tempo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This