Dicas de Decoração

Qual a cor do ano 2021? Veja como decorar seu ambiente

Escrito por quintadellarte

Todos os anos, o Instituto Pantone é o responsável por definir quais tonalidades vão influenciar — e marcar presença — em diferentes setores do mercado, especialmente os nichos de decoração, design, arquitetura e moda. Desta vez não será diferente, e já temos a cor do ano 2021. 

Na verdade, podemos destacar dois tons como sendo os destaques do momento. Esse é o caso do Ultimate Gray e do Illuminating. Ao conhecer cada um deles, bem como as suas características, você conseguirá criar combinações exclusivas e prontas para refletir o momento em que estamos vivendo. 

Gostou? Para ficar por dentro da novidade, continue acompanhando o post e descubra como esses elementos podem interferir positivamente em sua rotina. Não perca!

Tudo sobre a escolha da cor do ano 2021

Há mais de 20 anos, o famoso Pantone Color Institute é responsável por eleger os tons que prometem se destacar no mercado pelos próximos meses. Em 2021 isso não foi diferente, e já podemos contar com o Ultimate Gray e o Illuminating como os protagonistas do momento. Mas, afinal, como isso acontece?

Todo o processo envolve um time de especialistas que observa, minuciosamente, os hábitos, desejos e anseios da sociedade atual. Eles também acompanham quais são as tendências nos setores do entretenimento, do turismo e das artes, sem deixar de lado os quadros socioeconômicos e demais condições capazes de influenciar nesse processo. 

Curioso para saber mais? Abaixo, contamos as características de cada uma das cores para que você possa se inspirar!

Pantone 17-5104 Ultimate Gray 

O Ultimate Gray é um tom de cinza, próprio para refletir confiança e firmeza. Uma vez usado em uma composição de ambiente, ele é excelente para transmitir a impressão de continuidade e segurança.

E, diferente do que se imagina, os tons acinzentados podem ser utilizados tranquilamente em um espaço, sem que o mesmo fique com um resultado “sem graça” ou “apagado demais”. Para tanto, a dica é coordená-lo com outras tonalidades mais vibrantes, tal qual o amarelo. 

Pantone 13-0647 Illuminating

Em paralelo, temos o Illuminating — um tom de amarelo bem vibrante! Alegre e calorosa, essa tonalidade consegue transmitir mais energia e vivacidade em qualquer espaço. Em outras palavras, é tudo o que mais precisamos após um ano tão caótico, como foi 2020. Para não ter erro, a dica é sempre coordenar o amarelo com cores mais neutras, ou então aplicá-lo nos detalhes de uma decoração.

Logo, a união dessas duas tonalidades — o cinza e o amarelo — é ideal para levar a ideia de força e muita positividade. Prática, acessível e sólida, a dupla consegue ser acolhedora e carregar um bom otimismo, nos encorajando para vencer todo e qualquer desafio que esteja por vir nesta temporada.

Como levar as cores do ano para sua decoração

Após conhecer as principais opções para a cor do ano 2021, você deve estar se perguntando: “como levar essa proposta para o meu lar?”. Felizmente, estamos falando de duas tonalidades bem versáteis, democráticas e que conseguem ser aplicadas em qualquer cômodo, seja qual for o seu estilo. Veja algumas dicas!

Aposte nos detalhes

O truque mais básico para abraçar a tendência da cor do ano 2021 na decoração é aplicar essa proposta nos detalhes de seu ambiente. Almofadas, relógios, porta-retratos, vasos e luminárias são alguns exemplos de elementos que cumprem muito bem essa função — especialmente se estivermos falando dos tons mais vibrantes, como o Illuminating. 

Dê um ar repaginado para a mobília

Quem disse que os móveis não podem entrar na brincadeira? Podem sim! Nesse caso, a mobília é um ótimo recurso para quem deseja deixar a cor do ano 2021 como destaque do espaço. Aqui, você pode comprar — ou até mesmo pintar — uma peça de amarelo Illuminating, enquanto os detalhes ficam por conta do Ultimate Gray. 

Atualize os revestimentos

Por fim, os revestimentos de seu lar também merecem ganhar um visual completamente novo. No caso das paredes, vale escolher uma parte da estrutura para receber a cor mais intensa dessa proposta, que é o Illuminating. Já para garantir um bom equilíbrio e evitar os exageros, as demais estruturas devem surgir em versões de cinza, exatamente como a opção Ultimate Gray. 

Dica: se quiser ir além, é possível investir em papel de parede ou demais revestimentos que se encaixem na ideia, como as pastilhas ou os adesivos. O resultado ficará moderno, repleto de personalidade e, claro, por dentro das tendências.

Viu só? Agora que você já conhece a cor do ano 2021 (ou as cores!) e conferiu algumas dicas para incluir no seu lar, não há mais desculpas para deixar a decoração de lado daqui para frente. Temos certeza de que, quando colocada em prática, essa ideia proporcionará um efeito deslumbrante para qualquer ambiente. 

Caso tenha gostado do post e queira continuar se aprofundando no tema, aproveite para conferir nosso outro artigo sobre como criar um belo décor na parede. Até mais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This