Dicas de Decoração

Entenda como organizar uma festa de ano novo em família

Escrito por quintadellarte

O mês de dezembro chegou e, com ele, já vivemos a expectativa para as últimas celebrações de 2020. Nesse período de pandemia, muita gente adiou suas viagens e, por isso, já planeja passar o período de festas com seus parentes. Então, será que você sabe como organizar uma festa de Ano Novo em família? 

Se a resposta for “não”, o passo mais importante daqui para frente será o planejamento. Até porque não conseguimos fazer nenhuma recepção caprichada sem, ao menos, eleger quais pratos serão servidos ou, simplesmente, garantir que a decoração do ambiente esteja impecável. 

Pensando nisso, decidimos ajudar os nossos leitores nessa empreitada. A seguir, confira dicas práticas, mas eficientes, para que a sua comemoração seja incrível e renda excelentes recordações no futuro. Não perca!

Analise a quantidade de pessoas e o perfil da família

Para começar, que tal conferir o número de pessoas que estarão presentes na sua festa de Ano Novo? Com essa informação, você conseguirá ter mais facilidade, sabendo a quantidade exata de ingredientes para as receitas, o número de drinques e, até mesmo, a disposição da sua mesa de jantar. Assim, considere se a celebração será somente uma reunião intimista entre os parentes ou, então, se haverá outros convidados, como amigos ou acompanhantes das visitas.

A partir disso, vale a pena enviar um e-mail ou mensagem de WhatsApp informando o dia e o horário da comemoração. Também, é bacana pedir para que as pessoas confirmem suas presenças, garantindo maior exatidão em seu planejamento. Lembre-se de que vivemos tempos de pandemia. Por isso, é interessante não reunir muitas pessoas para evitar a aglomeração e preservar a saúde de todos.

Escolha as comidas certas para servir

Quem não gosta de experimentar pratos saborosos? Por isso, se você deseja saber como organizar uma festa de Ano Novo, é importante reservar um espaço especial na agenda para o planejamento do cardápio. Para uma recepção caprichada, invista em algumas pequenas porções de entrada, como quiches e tortas salgadas. 

Caso deseje mais praticidade, um bom truque é preparar esses itens com antecedência e deixá-los congelados na semana anterior. Já para o prato principal, existem várias carnes que podem ser usadas: peixes, tender, peru e chester estão nessa lista. Tente não cometer exageros e eleger somente duas opções. Tudo isso sem se esquecer dos acompanhamentos de praxe, como as saladas, o arroz com lentilha, um risoto ou um cuscuz. As opções são diversas!

Dica extra

Um cuidado que faz toda a diferença em uma recepção é procurar saber se algum familiar tem restrições alimentares ou intolerâncias. Alergia ao glúten, ao leite e derivados e, inclusive, pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana são os casos mais comuns. Se alguma visita estiver dentro dessas categorias, considere preparar um prato especial para garantir uma ceia completa para todos. 

Organize a louça que será usada

É claro que a louça não poderia ficar de fora deste post. Assim que conseguir identificar o número de convidados e definir o seu menu, chega o momento de conferir se você tem a quantidade de pratos, copos, travessas e talheres ideal para recebê-los. A festa contará com 10 convidados? Então, coloque 20 unidades de cada item na lista.

Dependendo da sua necessidade, ainda existe a possibilidade de contratar serviços de locação de louça, assim como fornos e demais equipamentos próprios para essas ocasiões. Ainda, assim que estiver com as peças em mãos, não deixe de higienizá-las muito bem. Além de sabão neutro e água, um pano umedecido com álcool é muito bem-vindo para evitar qualquer contaminação. 

Prepare a área externa

Antes de finalizar, que tal pensar na decoração? Para esses momentos, indicamos que você organize uma festa na sua área externa, como é o caso do jardim. No espaço, inclua mesas e cadeiras confortáveis, além de puffs ou poltronas, para que os convidados tenham lugares de sobra para se acomodar. 

Ainda, é recomendado prezar pela iluminação, investindo em luminárias de chão, pendentes ou, quem sabe, até fios de gambiarra para garantir um charme extra. Por fim, leve um toque de estilo para a sua produção. Nesses ambientes, o uso de estátuas é excelente, já que ajudará a embelezar o jardim e, de quebra, transmitir um pouco do estilo dos moradores para as visitas. E aí, gostou das dicas sobre como organizar uma festa de Ano Novo em família? Esperamos que sim!

Se o post foi relevante para você, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e manter os seus amigos atualizados. Até logo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This