Jardim e Paisagismo

Entenda de vez a diferença entre esculturas gregas e romanas

Escrito por quintadellarte

Quando decidimos decorar o nosso lar, seja na área interna ou externa, é comum entrarmos em contato com os variados estilos artísticos. Um ponto interessante durante esse processo é, justamente, compreender a diferença entre escultura grega e romana. Há séculos, esses dois conceitos vivem entrelaçados no decorrer da história, especialmente, devido à origem de suas civilizações. 

Para se ter uma ideia, há quem diga que não existe nada no mundo que não tenha influência grega. Enquanto outros também reconhecem a força e o poder que o Império Romano teve em diferentes segmentos, como é o caso da cultura, das leis e, especialmente, das artes. 

Por isso, se você deseja criar um espaço perfeito e repleto de significado dentro de casa, é importante entender mais a respeito desses dois períodos e as maneiras de distinguir os inúmeros adornos existentes no mercado. Vamos lá?

Tudo sobre as esculturas gregas

Podemos dizer que essas esculturas são as mais conhecidas. Desde o seu surgimento, elas conseguiram alcançar um nível de perfeição nunca visto, fazendo com que muitos artistas começassem a se inspirar — resultado esse que pode ser notado até os dias atuais. Historicamente, os gregos beberam na fonte dos egípcios e, posteriormente, serviram de exemplo para que os romanos criassem a sua própria arte.

Principais características

Para ser considerada uma escultura com inspiração grega, é preciso que a estrutura tenha um certo movimento, com as suas proporções muito bem equilibradas, riqueza de detalhes e extrema perfeição. Como exemplo, destacamos os músculos que se sobressaem ao corpo, assim como outros aspectos relevantes, como é o caso dos cabelos ou dos braços que realizam algum tipo de movimento. 

Um fato curioso é que, fora as figuras humanas, os gregos também esculpiam muitos animais, principalmente os cavalos. Já entre os materiais utilizados nesses trabalhos, destacamos o bronze e o mármore. Inicialmente, os membros eram produzidos à parte e, somente após a finalização, eram fixados ao corpo. 

Tudo sobre as esculturas romanas

As esculturas romanas foram grandes manifestações artísticas durante toda a civilização da Roma Antiga. Segundo os pesquisadores, essa escola de escultura é composta pela mistura da perfeição, muito tradicional entre os gregos, com características originárias do Oriente e também do realismo. 

Da mesma maneira como ocorreu no universo da pintura, o povo romano sofreu grande influência da arte e do pensamento grego. Contudo, com o passar do tempo, eles conseguiram evoluir, adquirindo um estilo único e imprimiram os seus próprios traços exclusivos. 

Principais características

Na maioria das vezes, os artistas desse período artístico esculpiam a pedra, além do vidro, da terracota e de metais valiosos. Ainda assim, boa parte das obras em destaque eram feitas em bronze ou mármore — um material presente em uma grande porcentagem dos trabalhos. 

Contudo, não acaba por aí. Depois dessas informações, existem outros pontos que merecem ser destacados para que você entenda, de uma vez por todas, a diferença entre escultura grega e romana. São eles: 

  • as esculturas romanas também se inspiraram na arte etrusca, mas posteriormente adquiriram características próprias; 
  • as suas representações eram, em sua maioria, realistas e não apresentavam uma beleza idealizada, como as gregas; 
  • durante o Império Romano, houve muitas obras criadas para figurar em monumentos; 
  • existem várias representações que são um verdadeiro mix entre a escultura e a arquitetura;
  • os romanos eram conhecidos por retratar rostos mais envelhecidos. Em contraponto, os gregos preferiam produzir faces jovens, até mesmo, quando a representação não dizia respeito a um indivíduo tão novo assim.

Viu só? Certamente, após essas informações, você já conseguiu entender a diferença entre escultura grega e romana. Com esse aprendizado, será mais fácil identificar os adornos para o seu lar e conquistar o efeito desejado. 

Caso tenha curtido o post e queira acompanhar outros conteúdos como este, aproveite para curtir a página da Quinta Dell’Arte no Facebook. Nos vemos lá!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This