Dicas de Decoração

Aprenda quais são os principais tipos de mármore e suas aplicações

Escrito por quintadellarte

Com diversas texturas, os variados tipos de mármore transmitem um visual exuberante — onde quer que sejam aplicados. Além disso, esse é um material que oferece poderes sedutores aos projetos de decoração, com uma experiência singular. O fato de a natureza ter criado o mármore ao longo dos anos confere a ele a propriedade de exclusividade, já que não existem duas peças iguais.

De beleza indiscutível e limpeza simples, o mármore é empregado em vários ambientes para oferecer elegância e sofisticação — e, muitas vezes, é a primeira opção para quem deseja renovar o design e combinar diferentes cores, tanto no interior como no exterior. Nesse post, selecionamos os tipos de mármore mais populares e as possíveis aplicações, para você se inspirar. Acompanhe!

Mármore Calacata

Esse é considerado o mármore mais luxuoso, principalmente devido à sua raridade. Contudo, também é bastante confundido com o mármore de Carrara — por conta das impressionantes semelhanças na tonalidade e nos veios. Inclusive, ambos são extraídos da mesma área na Itália.

No entanto, existem algumas diferenças: o mármore Calacata é conhecido por ter um padrão de veios mais escuros e grossos, enquanto o Carrara é de um branco não tão brilhante com veios cinzas. Geralmente é o preferido para designs minimalistas, aplicado em bancadas — em conjunto com esculturas. Em alguns banheiros mais sofisticados, alguns projetos são revestidos com esse material (tanto no piso como na parede), oferecendo uma atmosfera de realeza ao espaço.

Mármore Imperador

O mármore Imperador é um tipo de mármore espanhol de cor castanha, clara ou escura. Os tons de marrom são complementados por padrões de veios assimétricos de branco e cinza.

Aplicá-lo no seu design de interiores é muito simples, pois o material combina muito bem com inúmeros ambientes. Apesar disso, é bom considerar que sua tonalidade marcante deve ser usada com sabedoria, porque pode deixar o ambiente um pouco escuro e pesado.

O mármore Imperador pode ser aplicado como decoração no piso revestido e no lavatório do banheiro com pia esculpida — e também fica exuberante quando adicionado à ilha da cozinha.

Mármore Nero Marquina

O mármore Nero Marquina é uma rocha que impacta com sua tamanha intensidade de cor. Com veios brancos irregulares em toda a sua superfície, esse mármore é originário da Espanha e se destaca onde quer que seja aplicado, estabelecendo uma beleza atemporal.

O material tem uma ampla gama de possibilidades, podendo tranquilamente ser usado para revestir áreas internas e externas, sendo elas secas ou molhadas. Além de agregar muita beleza a pisos, paredes, bancadas e lareiras, oferece resistência e durabilidade.

Mármore Branco

No que diz respeito a mármores, o Branco é uma das escolhas mais populares entre arquitetos e designers, combinando perfeitamente com quase todos os outros tipos de revestimentos e com os mais diversos adornos decorativos. Com aspecto mais liso e uniforme, é excelente para um acabamento mais homogêneo.

Sua aparência clean e minimalista faz com que seja muito indicado para ser usado em painéis de parede, revestimentos de escadas e bancadas da cozinha. Se a intenção do seu projeto decorativo é proporcionar um ar mais sóbrio, o mármore Branco é a melhor opção.

Mármore Crema Marfim

Dentre as muitas opções de mármores com cores creme, o Crema Marfim é um tipo espanhol muito conhecido por seus tons variados de bege, com padrões irregulares e intensidade variável de veios.

Geralmente tem uma cor clara e o seu fundo é uniforme, adquirindo um tom natural distinto. Como é um material mais caro, exige certo investimento para determinadas aplicações — em revestimentos de piso e parede, por exemplo. Devido a suas características sutis, também é muito usado para compor bancadas e lavabos.

Mármore Marrom

O marrom é considerado uma das cores mais versáteis, por conta de sua compatibilidade com diversas outras tonalidades. Particularmente apreciado por proprietários que desejam adicionar uma aparência mais rústica a seus interiores — especialmente combinando com decoração em ferro fundido —, o mármore Marrom é ideal para criar ambientes bucólicos, como jardins de inverno e varandas.

Ou seja, esse é um tipo de mármore que ajuda a adicionar charme a qualquer espaço, sendo altamente recomendável para pisos, paredes e bancadas.

Mármore Rosa

A cor rosa é conhecida por ser o símbolo de tranquilidade, delicadeza e positividade. Por conta disso, o mármore Rosa é indicado para áreas internas destinadas a descanso e relaxamento — como salas e quartos. Sua aplicação, entretanto, é bem versátil — use onde sua criatividade permitir!

Mármore Ouro Espanhol

Ao decorar ambientes com mármore em tonalidades amareladas, como o Ouro Espanhol, você agregará alegria e otimismo. Entretanto, sua cor é bem marcante, exigindo cuidado na aplicação. Justamente por conta disso, esse tipo de mármore é mais utilizado em detalhes sutis, como batentes e rodapés.

Mármore Travertino

O mármore Travertino apresenta uma ampla variedade de tons neutros, como o bege. O material é poroso, por isso não apresenta veios ou manchas em sua superfície — e, devido ao seu aspecto mais uniforme, é considerado um mármore extremamente precioso.

Levando uma atmosfera de sofisticação a qualquer ambiente, esse tipo de mármore é excelente para deixar painéis de TV bem elegantes, além de conferir um toque de realeza para escadas, lareiras e lavabos. Também pode ser aplicado tanto em paredes como em bancadas.

Mármore Bardiglio

No Brasil, o mármore Bardiglio é tido como um tipo de mármore super em alta. Isso porque sua coloração, com tons de preto e cinza, é composta por longos e consistentes veios. Esse é um elemento ótimo para ser aplicado em pisos, lareiras, lavabos e boxes de chuveiros, oferecendo um toque charmoso e singular para o ambiente.

Independentemente da sua escolha, os diferentes tipos de mármore têm um brilho incrível, característica que traz um ar de elegância e adiciona um design atemporal ao ambiente. Como vimos nessa matéria, cada tonalidade — aliada aos veios e à composição natural — transmite uma sensação exclusiva para o seu projeto: alegria, nobreza, tranquilidade, minimalismo, entre outras. Portanto, ao planejar o ambiente, é importante ter em mente qual a intenção fundamental que você deseja passar.

Gostou de conhecer os principais tipos de mármore disponíveis no Brasil? Aproveite para entrar em contato conosco e conferir outras dicas de design e decoração. Ficaremos muito felizes em poder ajudá-lo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This