Dicas de Decoração

Como limpar mármore? Aprenda como conservar suas esculturas

Escrito por quintadellarte

O jardim de uma casa é o espaço preferido de muitas pessoas, e não sem motivo. Além de permitir o contato com a natureza, que pode trazer uma sensação de relaxamento e paz (principalmente no caso de um jardim zen), ele pode ser decorado com uma variedade de flores, plantas, vasos, ornamentos e esculturas.

Neste post, vamos falar sobre essas peças decorativas — especificamente aquelas feitas de mármore, explicando como conservá-las e quais são os cuidados necessários para elas serem expostas ao ar livre. Ficou curioso? Então, continue a leitura para saber como limpar mármore de maneira adequada e sem danificá-lo!

Quais são os mármores mais utilizados em ambientes externos?

O ambiente externo das casas é, geralmente, o lugar onde os amigos e a família se reúnem para desfrutar momentos de descontração e interação, muitas vezes regados a ótimos comes e bebes. Justamente por isso, o mármore é um dos materiais mais utilizados em revestimentos e decoração, já que é fácil de limpar e extremamente resistente.

Existem, no entanto, diversos tipos de mármore, e alguns deles são mais indicados para áreas externas do que outros. Podemos destacar como principais:

  • Travertino — existe em diversas colorações diferentes, o que amplia o leque de possibilidades de decoração;
  • Bege Bahia — é muito utilizado em sua forma bruta, o que quer dizer que não passa por nenhum tratamento para ficar mais liso e polido. Em geral, ele será naturalmente antiderrapante, evitando acidentes e danos à peça.

Como limpar as peças de mármore?

Para que as esculturas e ornamentos de mármore fiquem sempre bem cuidados e majestosos, é necessário mantê-los limpos e conservados. Algo que, apesar de ser relativamente simples, exige alguns cuidados. Confira abaixo quais são eles.

Higienização

Para fazer uma higienização mais superficial de esculturas de mármore, o recomendado é utilizar apenas um pano seco e passá-lo em toda a peça. Também é possível usar uma escova de dentes naqueles espacinhos estreitos que o pano não consegue alcançar.

Já se você quiser uma limpeza mais profunda, o ideal é mergulhar a peça em um recipiente cheio d’água e detergente neutro ou sabão de coco, tirando com as mãos toda a sujeira que ficou acumulada. Se a escultura for muito grande, passe um pano com a mesma solução em toda a peça.

Por fim, utilize água quente para enxaguar e seque tudo com uma toalha seca e limpa.

Polimento

O polimento serve para “reavivar” o brilho da peça, portanto, faz parte do ritual de limpeza. Para isso, o aconselhável é fazer uma mistura de 50 g de bicarbonato de sódio com 1 L de água. Mas atenção: essa solução precisa ficar sobre a superfície da peça por, no mínimo, 4 horas. Depois, retire-a com um pano umedecido em água morna, e sempre com movimentos circulares.

Por fim, para conservar bem as peças em mármore, tente remover imediatamente qualquer tipo de líquido que caia sobre elas, além de nunca utilizar qualquer outro produto de limpeza que não seja detergente neutro ou sabão de coco. Como vimos, ornamentos nesse tipo de pedra são lindos, mas precisam ser bem cuidados para que durem e mantenham a sua beleza.

Então, gostou da leitura? Agora que você já sabe como limpar mármore adequadamente, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais! Assim, mais pessoas poderão conservar as suas esculturas.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This