Jardim e Paisagismo

Confira 4 dicas para o seu projeto de iluminação de jardins

Escrito por quintadellarte

Pensar na iluminação de jardins é algo fundamental na hora de compor o projeto paisagístico do ambiente. Mas não estamos falando apenas em deixar o local claro durante a noite: para valorizar seu espaço, é preciso planejar bem a localização dos diversos pontos luz que ajudarão a compor a decoração e a deixar o ambiente mais agradável.

Neste post, você vai entender de vez o que é preciso para elaborar um bom projeto de iluminação de jardins. Confira nossas dicas!

1. Planeje a posição dos itens de iluminação

Antes de tudo, observe seu jardim durante a noite e veja quais pontos devem ser iluminados. Priorize aqueles cantinhos mais usados pela família e determine os elementos de paisagismo que você quer destacar. Assim, é possível estabelecer os objetivos do projeto.

Feitas essas escolhas, é preciso entender que os jardins precisam de uma iluminação moderada: não adianta clarear intensamente um determinado ponto, pois isso fará o resto do espaço parecer escuro. O posicionamento também é muito importante para deixar o local agradável. A dica aqui, portanto, é criar uma iluminação geral com luzes indiretas, que vão clarear o ambiente de forma sutil. 

2. Valorize os elementos paisagísticos 

Existem alguns tipos principais de iluminação para jardins, cada um com um objetivo específico. Você pode escolher apenas um deles ou misturá-los. Veja abaixo os principais:

  • iluminação geral: refere-s à instalação de postes e refletores. Geralmente, esses elementos são dispostos em pontos mais altos para clarear todo o jardim de maneira uniforme;
  • backlight: técnica que consiste em posicionar luminárias entre a vegetação. As luzes misturadas com as folhagens criam movimentos de luz, sombras e vultos que constroem um efeito de “selva” no ambiente;
  • up light: técnica que permite valorizar o jardim destacando os elementos verticais. O efeito é criado a partir da instalação de lâmpadas embutidas no solo e com o feixe de luz direcionado para cima, focado no meio de arbustos, no tronco ou na copa das árvores;
  • projeção de imagens: técnica utilizada para fazer com que a silhueta de alguma planta apareça em outro componente do jardim. Ao colocar a luz atrás de folhas grandes, por exemplo, o desenho delas pode ser projetado em uma parede à sua frente, criando um diferencial decorativo no ambiente. 

3. Ilumine os locais de maior movimentação

Além de destacar a vegetação do jardim, a iluminação serve para permitir a realização de algumas atividades e para deixar o local mais protegido.

Os corredores, caminhos, escadas e degraus devem ter uma iluminação que priorize a segurança, mas sem abrir mão do conforto visual. Aqui, não é necessário instalar uma luz muito forte: basta que ela seja suficiente para iluminar os obstáculos.

Os pontos de entrada do ambiente necessitam de uma iluminação funcional e que indique facilmente o acesso. A dica é inserir luzes nas duas faces das portas, na frente e atrás, colocando também um pouco de brilho nas laterais. 

Em churrasqueiras e espaços gourmet, a iluminação também deve exercer uma função: clarear o local o suficiente para que as atividades sejam realizadas sem empecilhos. Aqui, as luzes devem ser um pouco mais fortes para que todos consigam cozinhar e comer. Para isso, recomenda-se luzes de tons frios e brancas.

Se o jardim possuir algum lugar para receber amigos, um lounge, sua iluminação deve ser diferenciada. O ambiente deve estar destacado, mas, ao mesmo tempo, ser aconchegante, confortável. Com esse objetivo, nada melhor do que lâmpadas amarelas e quentes.

A iluminação de piscinas é muito importante, é necessário muito cuidado com a segurança. É comum utilizar projetores instalados externamente para não misturar condução de energia e água. O efeito da luz quando atravessa a água também pode ser utilizado para resultados encantadores. 

4. Encontre os produtos necessários

Existem diversos tipos de lâmpadas para compor o jardim. Abaixo, falaremos em detalhes sobre cada uma delas.

Lâmpadas de LED

O LED é considerado a melhor opção para a iluminação de jardins por diversos motivos, como:

  • possui uma intensidade moderada e satisfatória;
  • é uma solução em eficiência energética, pois não gasta muita eletricidade;
  • alta durabilidade, chegando a durar até 10 anos;
  • não emite calor para as plantas.

Apesar de não serem os produtos mais baratos do mercado, o investimento vale a pena, resultando em redução na conta de luz, mais durabilidade e beleza. Em longo prazo, portanto, elas acabam sendo mais econômicas do que as lâmpadas comuns.

Lâmpadas de gás

As lâmpadas de descarga de gás também são indicadas para projetos cuja prioridade é reduzir o custo de energia. Na hora de planejar a iluminação do seu ambiente, portanto, não deixe de consultar um profissional elétrico para definir a escolha ideal para você.

Lâmpadas incandescentes e halógenas

Por consumirem mais eletricidade, essas lâmpadas são cada vez menos utilizadas nos projetos de iluminação de jardins. Disponíveis tanto em tons frios quanto em tons quentes — ou seja, brancas ou amareladas —, a escolha da cor deve seguir o objetivo da decoração.

A iluminação fria contribui para um ambiente de produtividade e mantém a atenção daqueles que passam pelo local. Já a luz quente ajuda a construir uma decoração aconchegante e proporciona conforto.

Luzes coloridas

Há também a possibilidade de escolher luzes coloridas, mas é preciso ter cuidado para não deixar o ambiente muito carregado. As lâmpadas verdes, embora populares em decorações de jardins, devem ser evitadas, pois criam um visual monocromático.

Por fim, o jardim vai precisar ainda de alguns produtos como spots, refletores, luminárias (que podem ser de chão ou de parede), postes altos ou baixos, lustres, entre outros. A escolha do modelo depende do objetivo da iluminação e do estilo de decoração do jardim, mas no geral, os produtos precisam ser resistentes e próprios para locais onde há incidência de sol e chuva. Assim, você garante a manutenção e segurança das instalações elétricas. 

Embora essas dicas ajudem muito a criar um projeto bacana de decoração de jardim, não dispense a ajuda de um profissional da área. As instalações elétricas precisam seguir alguns padrões de segurança para que nenhum acidente aconteça posteriormente, principalmente por se tratar de um local em contato constante com água. Por isso, contrate um profissional  elétrico de confiança!

Pronto para colocar essas dicas de iluminação de jardins em prática e deixar sua casa mais aconchegante? Entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos para deixar seu espaço verde ainda mais incrível!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This