Dicas de Decoração

Decoração de jardins: como favorecer a iluminação?

Escrito por quintadellarte

Alegre, colorido e cheio de vida, o jardim é o espaço mais encantador que uma casa pode ter! Durante o dia, a luz do sol é responsável por dar o destaque essencial às suas plantas e flores preferidas. Porém, com o cair da noite, é preciso pensar em uma iluminação estratégica para que a sua decoração de jardim continue refletindo tanta beleza.

Para um visual caprichado, lâmpadas e luminárias posicionadas de forma ideal podem te ajudar a ter um projeto impecável! Mas você sabe como planejar todos esses detalhes para um efeito único?

Pensando nisso, separamos algumas dicas exclusivas que vão te inspirar a ter a área externa dos sonhos. Confira!

Entenda a importância da iluminação no jardim

Além de favorecer a decoração e tornar o jardim muito mais convidativo, um bom projeto luminotécnico é fundamental para manter a segurança do seu espaço. Com uma iluminação artificial bem projetada, você poderá dar mais destaque aos volumes e elementos da sua preferência. Esse é o caso dos vasos, fontes e esculturas.

Ao criar o seu projeto, ainda é possível direcionar o estilo da sua iluminação, sendo ele dramático, com foco em apenas alguns objetos, ou romântico, com um clima intimista. Para um efeito satisfatório, você deve pensar em alguns elementos essenciais, como os diferentes tipos de luminárias e lâmpadas, de acordo com o estilo escolhido.

Inclua acessórios nas paredes

Quer um efeito ainda mais caprichado na iluminação do seu jardim? Então, aposte em pontos estratégicos de luz nos muros e paredes no espaço. Para isso, você pode utilizar desde as famosas e delicadas arandelas ou, inclusive, os balizadores.

Os balizadores oferecem baixa extensão de luz e grande variação de cores. São frequentemente usados em paredes com a única função de criar os mais variados efeitos na sua composição. Para escolher, prefira as opções com revestimento em alumínio, inox, pintura eletrostática ou vidro com vedação.

Outra opção é investir nas lâmpadas com sensores de movimentos. Práticas e econômicas, são perfeitas para quem busca um efeito sofisticado, moderno e mais conforto para a área externa.

Invista na iluminação do chão

Os pequenos postes de chão são clássicos acessórios para incrementar a sua decoração de jardim. Os modelos mais baixos, em torno de 40 centímetros, são uma tendência e podem ser usados em decks de madeira ou sobre pedriscos. Esse item é perfeito caso você pretenda iluminar todo o ambiente.

Para um efeito mais original, procure peças que realmente enalteçam a sua vegetação. Um bom exemplo são os spots de chão ou as opções de luminárias que podem ser embutidas em pisos ou gramado. Caso queira um visual misterioso, utilize luminárias entre a vegetação, com a finalidade de intensificar as sombras do espaço. O resultado será incrível!

Aposte nas cores das lâmpadas

Que tal levar um toque cenográfico para o seu espaço? Para um visual mais lúcido, as lâmpadas de luz verde são ótimas! Com esse elemento, é possível iluminar e favorecer pontos como a copa de árvores, vasos especiais e outros detalhes da sua vegetação.

Mas, atenção: essa dica é válida apenas para jardins grandes. Para espaços pequenos, prefira a luz branca ou com tonalidade âmbar. Isso fará com que o ambiente transmita mais bem-estar e a sensação de acolhimento.

A temperatura da lâmpada também tem grande influência no resultado. As temperaturas de cores baixas são perfeitas para proporcionar um clima sofisticado. Já se você quiser uma iluminação clara e objetiva, as opções de luz branca ou azulada são as mais indicadas.

Tenha cuidado com a parte elétrica

Tenha todo o cuidado com a rede elétrica do seu jardim! Certifique-se de que os fios estão em ótimas condições e procure enterrá-los no chão. Se preferir, faça demarcações de onde há passagem de fios. Isso fará com que todos saibam exatamente onde há rede elétrica.

Garanta que as cargas dos circuitos estejam de acordo com a potência de onde serão conectadas. Essa é uma ótima forma para evitar que acidentes, como quedas e incêndios, aconteçam!

O que achou das nossas dicas para a sua decoração de jardim? Para descobrir ainda mais, confira 4 dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This