Dicas de Decoração

Confira as luminárias de jardim ideais para sua casa

Escrito por quintadellarte

O jardim é o lugar perfeito para recarregar as energias e relaxar. Por isso, nada melhor do que deixá-lo aconchegante para receber a família, os amigos e curtir nos finais de semana, não é mesmo?

Se você gosta de acompanhar as tendências de decoração, já deve saber que as luminárias de jardim são essenciais para criar um clima intimista no ambiente. Afinal, ao receber uma boa iluminação, o local fica muito mais bonito e confortável.

Para ajudar você a conhecer sua área externa e acertar no posicionamento desses itens, apresentaremos aqui os modelos ideais de luminárias de jardim para a sua casa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quais são os melhores modelos de luminárias de jardim?

Refletores

Graças à segurança proporcionada aos moradores, os refletores são ótimas opções de luminárias de jardim. Por ficarem direcionados para a entrada da casa, quem está dentro consegue ver quem chega sem ser visto.

Como os refletores são de LED, também não é preciso se preocupar com altas despesas altas no fim do mês, pois essas lâmpadas são bem econômicas.

Uma ótima dica aqui é optar pelo sensor fotoelétrico — que liga e desliga de forma automática conforme a luminosidade local — ou pelo sensor de presença, que garantirá um controle ainda maior do consumo energético.

Postes

Os postes são excelentes opções para quem quer dar um toque mais charmoso ao jardim. Essa luminária conta com dois tamanhos: os mais altos se assemelham àqueles usados em praças, enquanto os menores são ótimos para criar caminhos, compondo a decoração do espaço.

Para as lâmpadas, você pode apostar no LED de luz amarela que, além de econômico, é capaz de criar um clima romântico no ambiente.

Luminárias de direcionar

Quer sofisticação? Então invista nesse tipo de luminária. Elas usam uma luz direcionada para certos pontos, destacando áreas especiais no ambiente e criando um visual único.

Você pode, inclusive, valorizar itens como estátuas, plantas ou vasos com flores. O resultado é um jardim superbonito!

Ao selecionar a lâmpada, as de Par 20 e de LED são as mais recomendadas.

Que cuidados devo tomar com cabo à prova d’água e conector para luminária?

Os refletores enterrados podem causar curto circuito e até mesmo provocar incêndios. Por isso, dê preferência aos disjuntores termomagnéticos.

Já os cabos condutores precisam ser do tipo PP e com a isolação dupla, para evitar qualquer oxidação por causa da umidade.

É importante ressaltar que as caixas em que serão feitas as emendas devem ser isoladas com fitas isolantes. Todo o cuidado é necessário quando o assunto é a parte elétrica do jardim, então verifique o tipo de fiação que será usado e certifique-se de que tudo está de acordo com as cargas do circuito e com a soma das potências.

Outra dica fundamental — especialmente para quem não quer gastar uma fortuna com o projeto — é apostar nas luminárias de LED. Elas oferecem muitos benefícios ao local, já que não usam fios, iluminam o ambiente assim que escurece e desligam automaticamente ao amanhecer.

Onde realizar as instalações das luminárias de jardim?

Antes de instalar as luminárias de jardim, é importante levar em conta o efeito que você deseja para o ambiente. Se a intenção é criar um efeito de sombra, por exemplo, o indicado é colocá-las entre a vegetação.

Já se a ideia for iluminar todo o local, instale refletores e postes, que oferecem uma iluminação mais ampla e uniforme. Quem pretende destacar plantas, esculturas ou outros objetos pode contar ainda com luminárias embutidas no solo ou com facho direcionado.

Outra dica importante: se a intenção for destacar elementos, o ideal é optar pela luz branca. O uso de lâmpadas com luzes mais fracas é interessante para dar um ar sofisticado e romântico ao ambiente.

E aí, gostou das nossas dicas sobre luminárias de jardim? Está pensando em dar uma cara nova pra esse espaço? Então não deixe conferir esses 4 itens indispensáveis para fazer uma reforma no seu jardim!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This