Dicas de Decoração

6 dicas para escolher a estátua perfeita para o seu jardim

Escrito por quintadellarte

A principal função do jardim é trazer mais paz e harmonia aos moradores da casa com um toque de natureza. Mas você já pensou em adicionar uma estátua de jardim como ornamento para tornar esse espaço ainda mais elegante e especial?

No post de hoje, falaremos mais sobre as estátuas, como escolher a melhor e como fazer a manutenção correta da peça para deixá-la sempre bonita e conservada. Confira!

Como escolher uma estátua de jardim

Uma escultura ou estátua de jardim pode fazer muito pelos ambientes da sua casa, pois são um ponto focal perfeito quando posicionadas corretamente.

O trabalho de um ponto focal é chamar a atenção para algumas partes do jardim, quebrando a monotonia das plantas e criando um interesse adicional. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como escolher a sua estátua. Veja:

Escolha um tema

O primeiro passo é decidir um tema para o seu jardim. Qual estilo você deseja? Há uma estátua para cada tema, então planeje bem a sua escolha.

Se você tem um jardim com um estilo muito natural, por exemplo, o ideal é escolher esculturas feitas a partir de materiais mais rústicos, como madeira ou pedra.

Invista na decoração

Bancos de madeira, pedra e até mesmo vidro são ótimas opções para enfeitar o jardim com bastante estilo e deixá-lo parecido com os jardins antigos, tão retratados em filmes e livros.

Mas atenção: é importante que o material seja resistente contra condições climáticas da natureza. Caso sejam instalados em jardins internos, é preciso fazer uma manutenção periódica.

Distribua bem os elementos

Não encha o jardim com milhares de ornamentos. Além da poluição visual, isso pode atrapalhar a circulação no espaço.

Aqui, vale prezar mais pela qualidade do que pela quantidade. Por isso, escolha bem as peças que você mais gosta e espalhe-as pelo ambiente de forma harmônica. Um paisagista pode ajudar você nessa etapa!

Fique atento ao tamanho das peças

Grandes espaços abertos podem ser muito bons para estátuas grandes de jardim, como peças esculturais de répteis ou uma fonte. 

Caso você tenha um lago no jardim, estátuas em tamanho grande e com temas selvagens serão excelentes escolhas.

Combine as cores

A menos que você tenha um estilo barroco de jardim, evite as estátuas de branco puro e estilo clássico. Geralmente, elas tendem a lembrar estátuas de cemitérios e fogem do tema da maioria dos jardins modernos. Apesar disso, a decisão continua sendo sua!

Considere instalar uma fonte

Se seu desejo for instalar uma fonte, escolha uma de tamanho compatível, que não atrapalhe a visão do jardim. Por serem mais delicadas, as fontes pequenas costumam ser as queridinhas dos brasileiros.

Como cuidar da sua estátua de jardim

As esculturas de jardim são objetos muito delicados, e é preciso um cuidado especial para que não se deteriorem. Como elas existem em uma variedade de materiais, é preciso saber as especificidades de cada um. Confira:

Estátuas de cobre

Com o tempo, estátuas produzidas nesse material podem mostrar pequenas manchas. Para limpá-las, sempre use escovas e panos macios. Nunca utilize produtos abrasivos, apenas uma mistura de cinco partes de água com três de detergente.

Estátuas de pedra

As estátuas de pedra podem juntar lodo, principalmente depois de períodos chuvosos. A limpeza pode ser feita de forma simples com uma vassoura ou escova para retirar a lama. Você também pode usar uma mangueira com jatos médios de água, não muito fortes.

Estátuas de mármore

O mármore é um material nobre e bastante delicado, e por isso sua limpeza deve ser suave. Use um pano limpo e uma escova pequena para os locais mais difíceis de serem alcançados. Para limpezas mais pesadas, utilize uma mistura de água e detergente neutro para louças.

Como você viu, uma estátua de jardim traz mais beleza e elegância para qualquer espaço, seja ele de que estilo for. É importante planejar e decorar o jardim para que o efeito seja o ideal, evitando que fique sobrecarregado com muitos objetos decorativos, figuras ou estátuas.

E você, já sabe que estátua escolher para o seu jardim? Quer ajudar mais alguém nesta decisão? Então compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This