Datas comemorativas

Tudo que você precisa saber sobre instalações elétricas em jardins

Escrito por quintadellarte

Ter um jardim em casa é uma ótima forma de trazer mais vida ao ambiente. E para que o espaço continue encantador após o entardecer, uma boa iluminação é a escolha ideal! Com isso, você pode destacar as suas plantas e flores preferidas, além de criar um local mais seguro e funcional para o fluxo de pessoas ao longo da noite.

Por se tratar de uma área externa, porém, é preciso pensar em todos os detalhes para que o resultado seja satisfatório. Neste caso, equipamentos com revestimentos exclusivos e a utilização de lâmpadas adequadas fazem toda a diferença.

A seguir, selecionamos algumas dicas especiais sobre instalações elétricas em jardins que vão te ajudar a criar uma área incrível e protegida. Confira abaixo:

Delimite o seu espaço

O primeiro passo para iniciar o seu projeto de iluminação é delimitar a área que você deseja iluminar. Aqui, a dica é analisar todos os espaços e escolher os principais pontos para destacar.

Além disso, é fundamental investir na iluminação de algumas áreas especiais, como é o caso de caminhos de pedra, chafarizes, esculturas ou demais revestimentos, deixando a área muito mais funcional e acessível aos moradores e convidados.

Você também pode apostar em vários níveis de iluminação, criando um ambiente mais intimista e acolhedor. Para isso, invista em luzes mais fortes nas áreas principais, como os corredores. Já as luzes com intensidade mais baixa podem ser utilizadas próximas aos vasos ou plantas no chão. O efeito será único!

Cuidado com os equipamentos

Quando falamos sobre instalações elétricas em jardins, é importante ter atenção redobrada aos equipamentos que serão utilizados no projeto de iluminação.

Por se tratar de um espaço externo, as peças estarão mais expostas ao sol, à água e insetos, e um revestimento especial é a opção ideal! Por isso, dê preferência aos itens específicos para a área externa, como luminárias, refletores, tomadas e arandelas.

Escolha as lâmpadas adequadas

Agora que você já sabe todos os pontos que pretende iluminar no seu jardim, chegou a hora de escolher as lâmpadas para o seu projeto!

Defina o estilo de composição do seu jardim, variando entre uma iluminação geral e mais intensa ou apenas pontos de luz espalhados pelo espaço. Para isso, analise o índice de reprodução de cor (IRC), a temperatura (K) podendo ser fria ou quente —, o fluxo luminoso e a sua rentabilidade.

Para instalações elétricas em jardins, as lâmpadas mais recomendadas são:

Lâmpada de LED

Uma das mais indicadas para áreas externas por oferecer baixo custo de energia e durabilidade. Por não aquecer o ambiente, também é uma boa alternativa para ser utilizada perto das plantas.

Lâmpada incandescente

É capaz de emitir uma luz suave e agradável. No entanto, é uma das escolhas que mais consomem energia.

Lâmpada fluorescente

Este tipo de lâmpada é perfeito para quem quer apostar em mais de uma cor para o ambiente. Além disso, é uma das que menos consonem energia.

Dicas de instalações

Para que o seu jardim fique ainda mais funcional, é preciso todo o cuidado no que diz respeito a parte elétrica. Por isso, muita atenção aos fios que serão utilizados e certifique-se de que estão adequados às cargas dos circuitos, além dos potenciais que serão empregados.

As ligações dos condutores aos itens decorativos, como luminárias, refletores ou postes, devem ser realizadas por meio de conectores com isolação plástica. Se os fios não estiverem protegidos, você corre o risco de graves acidentes envolvendo moradores, convidados ou até mesmo animais de estimação.

Outra dica importante é evitar a instalação de cabos ou fios que sejam enterrados sem uma proteção adicional. No caso, uma dupla camada de isolação é o mais indicado. Já nos casos das emendas nos fios e cabos, é preciso aplicar uma grossa camada de fita isolante, evitando a sua exposição ou demais problemas de corrosão.

Com planejamento e atenção, você pode ter uma área externa perfeita para receber os amigos e familiares com segurança! Para ficar por dentro de mais informações sobre instalações elétricas em jardins ou dicas exclusivas de decoração, siga as nossas páginas no Facebook e no Twitter ou se inscreva no nosso canal no YouTube!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This