Dicas de Decoração

Esculturas de animais: tire suas principais dúvidas sobre o assunto

Escrito por quintadellarte

Se você está em busca de elementos capazes de complementar a decoração e, ao mesmo tempo, que sejam repletos de significados, as esculturas de animais são ótimas opções. Utilizadas há muitos anos nos ambientes internos e externos, essas versões podem ser confeccionadas a partir de diferentes materiais e devem ser escolhidas de acordo com o visual do ambiente.

Ainda assim, existem muitas pessoas que não sabem como levar esses itens para os seus espaços e, tampouco, entendem a simbologia por trás de cada imagem. Contudo, não se preocupe! Para solucionar de vez as suas dúvidas a respeito do tema, trouxemos um post que vai responder todas as perguntas mais comuns entre os clientes.

Continue conosco na leitura e aprenda mais!

Qual escultura de animal escolher?

A grande vantagem de utilizar esculturas de animais no ambiente é que há uma infinidade de alternativas disponíveis por aí. Por exemplo, existe a possibilidade de levar essa proposta, até mesmo, para o quarto infantil. Basta investir em versões menores e posicioná-las nos nichos e prateleiras. Entre as mais usadas para esse fim, destacamos as corujinhas, os cachorros e os passarinhos, que carregam uma proposta leve e um tanto divertida.

Já se o desejo é incluir a peça em um escritório, considere optar pelos animais que se encaixam com essa atmosfera e, em paralelo, conseguem representar o universo do business. Pode ser um touro, como aquele utilizado em Wall Street, como também uma águia, uma coruja ou um belo leão. As possibilidades são inúmeras!

Qual o simbolismo por trás dessas peças?

Desde a antiguidade, os animais receberam diferentes qualidades. Enquanto alguns eram considerados mais ágeis e valentes, outros eram vistos como dominantes e ferozes. Posteriormente, essas questões fizeram com que cada espécie carregasse uma simbologia, ajudando, assim, a criar lendas em diferentes regiões.

O tempo passou e, hoje, esse tipo de apreciação se tornou extremamente conhecida na sociedade. Algumas ainda enxergam essas figuras como símbolos para se referir a algo ou a alguém.

Para ilustrar, podemos destacar as pessoas valentes e protetoras, que são comparadas aos leões. Em contraponto, aquelas que são mais misteriosas e reservadas, em muitos casos, são diretamente relacionadas aos gatos e assim por diante. Abaixo, contamos melhor sobre a simbologia por trás das esculturas de animais. Veja!

Elefante

É sinônimo de paciência, força, inteligência, orgulho e dignidade. Para os hindus, essa figura tem um lugar importantíssimo e também ajuda na representação do deus Ganesha, que é cultuado para trazer proteção, sorte e fortuna.

Leão

Conhecido como “o rei da selva”, o leão é visto, há séculos, como um ser muito valente. Há quem acredite que ele é o mais poderoso da floresta, ainda que existam outros animais mais fortes. Ao longo da história, inúmeras sociedades, como a Grécia e a Roma antiga, tinham o leão como símbolo de poder. No Egito, por sua vez, ele representa Sekhmet, a deusa que protege as pessoas boas e aniquila as más.

Gato

Desde o antigo Egito, os felinos são admirados. Assim como o povo celta, os egípcios enxergavam esse animal como uma espécie de protetor do submundo, principalmente, por serem quietos e um tanto misteriosos.

Como os gatos conseguem visualizar qualquer objeto no escuro, devido aos seus olhos anatomicamente preparados e desenvolvidos, algumas culturas ainda dizem que eles são seres espirituais. Fato que, infelizmente, contribuiu para a caça de inúmeros felinos no período da Idade Média, quando as pessoas acreditavam que eles eram bruxas em forma de animais.

Coruja

Em muitas regiões, a coruja significa sabedoria, conhecimento, mistério e inteligência. Considerada uma ave “da noite”, ela é capaz de enxergar muito bem na escuridão, identificando animais e objetos que, dificilmente, conseguiríamos visualizar. Para os gregos, Atena, a deusa do saber, também era representada como uma coruja.

Cachorro

Temos ainda o cachorro — tradicionalmente, sinônimo de companheirismo e fidelidade. Em nossa sociedade, ele representa diversão, coragem, vigilância, proteção e muita inteligência. Tido como o primeiro animal domesticado da história, ele tem uma forte presença nos espaços residenciais, mas também pode ser visto ao lado de trabalhadores em muitas localidades que realizam a caça.

Segundo algumas lendas, a sua imagem já foi usada para retratar o conhecimento sobre a ressurreição e a morte. Em paralelo, na civilização egípcia, o cachorro era usado para representar o popular deus Anúbis, uma figura caracterizada pela cabeça de um animal e corpo de ser humano.

Qual a sua colocação no jardim?

Versáteis e muito charmosas, as esculturas de animais podem ser usadas em qualquer ambiente de uma casa, seja interno ou externo. Hoje em dia, ainda há a possibilidade de encontrar inúmeras versões dessas peças, como aquelas confeccionadas em cerâmica, pedra, metal ou com acabamento colorido. Nessa etapa, eleja o modelo que melhor conversa com a sua decoração e consiga refletir um pouco da personalidade dos moradores.

No jardim, indicamos que as esculturas de animais sejam usadas como um ponto focal no espaço. Ou seja, em um posicionamento onde consiga chamar a atenção, criando, assim, um interesse extra no ambiente. Só se lembre de não encher o local com muitos ornamentos, caso contrário, você criará uma poluição visual, além de comprometer a circulação das pessoas.

Por fim, analise o material da peça escolhida e, frequentemente, invista em sua manutenção. Vale ressaltar que, dependendo do material do seu adorno, o cuidado precisará ser diferente para garantir que o modelo fique conservado por mais tempo.

Dica extra

Conte sempre com uma empresa especializada em arte para garantir a melhor decoração do seu ambiente. Com esse tipo de expertise, os profissionais conseguirão ajudar você não só a posicionar corretamente a estátua no ambiente, mas também a escolher a opção que melhor se encaixa com o seu perfil e consegue transmitir a imagem certa aos convidados. Assim, esperamos que você tenha gostado do nosso post exclusivo sobre esculturas de animais.

Caso não saiba onde encontrar uma peça de qualidade e estilo, aproveite o momento para conferir agora mesmo o nosso portfólio de produtos.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This