Dicas de Decoração

Bustos decorativos: descubra agora como usá-los na decoração

Escrito por

Bustos decorativos são peças de arte presentes na humanidade há milhares de anos. Em épocas anteriores à fotografia, o busto era a forma encontrada de representar e imortalizar a imagem de uma pessoa. Ainda hoje, são as únicas formas que temos de saber a fisionomia de poetas, filósofos e políticos da antiguidade.

Principalmente devido à facilidade de transporte de navio entre diversas nações situadas nos arredores do Mar Mediterrâneo, as esculturas em busto se tornaram mais populares que as estátuas. Apesar destas representarem o porte, os adereços e a moda que vestiam diferentes personalidades, os bustos tinham maior viabilidade econômica e cumpriam a função de retratar pessoas importantes.

Atualmente, os bustos são peças de grande poder decorativo, capazes de dar muito valor a jardins e ambientes internos. Hoje, preparamos algumas dicas de estilos de decoração que combinam com bustos e formas de como você pode usá-los para valorizar a sua casa. Ficou curioso? Continue a leitura!

Em quais estilos posso usar bustos decorativos?

Você sempre pode criar um estilo próprio misturando referências e criando um ambiente único. Entretanto, quando você adota um estilo como tema para a sua casa, fica mais fácil harmonizar as peças e mais difícil cometer erros.

Com toda a certeza, o estilo que mais combina com bustos decorativos é o clássico. Ele é marcado pela presença de materiais nobres, como madeiras, pedras, tecidos e metais trabalhos, e muitas texturas e detalhes. Os móveis tendem a ser maiores, com extremidades arredondadas e um design luxuoso.

Nesse contexto, um busto seria uma composição valiosa, se encaixando perfeitamente e trazendo requinte ao ambiente. Você pode usá-lo sobre uma meia coluna nos cantos ou centralizado em um aparador.

Também é possível usar bustos decorativos em ambientes minimalistas. Nesse contexto, ele seria a estrela do ambiente, centralizando as atenções e quebrando a lógica. Aqui, você pode usá-lo de maneira mais informal, sobre um rack ou uma mesinha de centro.

Por fim, podemos também usar essa peça em um ambiente com estilo contemporâneo. Marcado por ser um ambiente mais frio, o uso de um busto poderia humanizar e trazer mais personalidade. Uma dica seria colocar na ponta de uma escrivaninha bem iluminada, misturando a decoração com a funcionalidade.

Em quais ambientes posso colocar um busto decorativo?

Quando pensamos em usar um busto na decoração, a primeira imagem que vem à mente é a sala de estar. Por ser um ambiente pensado para receber visitas, é natural expormos nossos objetos de arte nele. Sempre que seus convidados chegam, você já causa uma boa impressão nos primeiros instantes.

Mas mesmo com toda a imponência e elegância que um busto na sala de estar traz, não precisamos ficar limitados. É sempre interessante explorar novos ambientes, e sair do óbvio pode causar surpresa e resultar em cômodos únicos, cheios de personalidade.

Já pensou em como seria interessante usar um busto decorativo no banheiro? Colocar uma peça menor em cima da bancada vai resultar em um ambiente inovador. Uma peça humanizada em um espaço íntimo e que ainda conta com espelhos, com certeza vai deixar seu banheiro inesquecível.

Outro ambiente que pode ganhar muito destaque com bustos é o quarto, principalmente se utilizado sobre um criado mudo ao lado da cama. Para garantir mais força na sua decoração, aposte em uma composição assimétrica, com itens distintos em cada lado da cama. Se usar um busto de um lado, do outro coloque uma luminária, um abajur ou um vaso com plantas. Pode ter certeza que seu quarto vai ganhar um charme especial.

Como posso usá-los em ambientes externos?

Desde a antiguidade clássica, bustos com imagens de deuses e ninfas são usados na decoração de jardins. Pode ter certeza que essa combinação, ainda nos dias de hoje, é muito apreciada e pode valorizar o seu jardim.

Peças esculpidas em pedras de cores claras dão um lindo contraste com o verde das plantas, ganhando ainda mais destaque quando usadas em ambientes internos. Prefira peças com escala 1:1, ou seja, em tamanho natural.

Para conseguir excelentes resultados, tente compor o espaço deixando um vão para a localização do busto. Pinheirinhos e outras plantas de folhas escuras são as mais indicadas para valorizar sua peça, mas esta não é a única forma de incrementar o seu jardim. Outra ótima pedida é apostar no busto decorando lagos e fontes ou em uma meia coluna ou pedestal em meio a um espelho aberto com grama e pedras naturais.

Existem formas mais modernas de usar os bustos?

Se um estilo mais tradicional não é a sua cara, pode ficar tranquilo, existem muitas formas modernas de uso dos bustos decorativos.

Quem disse que a função deles precisa ser apenas ornamental? Se é irreverente e gosta de ressignificar elementos, saiba que os bustos podem se tornar peças versáteis, prontas para servir à sua criatividade.

Uma alternativa, por exemplo, é colocar um busto na entrada da casa e usá-lo como porta-chapéus. Além de uma bela decoração, ele vai ser tornar um item útil e que ainda vai refletir seu estilo na casa. A mesma coisa pode acontecer em diversos ambientes, com essas sendo incrementadas por acessórios como óculos, gorros e tiaras. Tudo é uma questão de gosto.

Quais as imagens mais indicadas para bustos decorativos?

Na antiguidade, os bustos buscavam representar figuras importantes para a sociedade, como nobres e divindades. Já durante o renascimento, o principal foco dos artistas foi representar a perfeição das formas e feições humanas, retratando, principalmente, musas e figuras femininas.

O estilo renascentista é o que prevalece hoje. Geralmente buscamos um busto decorativo não com o intuito de reverenciar uma personalidade, mas apreciar sua beleza e harmonia. As figuras femininas costumam ser as que mais encantam os fãs desse tipo de item e os que melhor compõem decorações. Mas independentemente disso, o mais importante é encontrar uma peça do seu gosto.

Essas dicas deram a você algumas ideias de como usar bustos decorativos para fazer da sua casa um ambiente inesquecível e cheio de estilo? Agora basta encontrar uma peça de encher os olhos. Nossa indicação é conferir o acervo da Quinta Dell’Arte, com certeza você vai encontrar um busto que vai deixar seu ambiente mais especial.

Sobre o autor

1 comentário

  • Muito bacana, muitas informações.
    Estou querendo decorar a minha casa com um busto, com certeza tive as informações que eu precisava.
    Gratidão

Deixar comentário.

Share This