Jardim e Paisagismo

[ESTENDER + 500] Confira as principais plantas que vivem na água

Escrito por quintadellarte

Investir em plantas que vivem na água é uma ótima opção para quem deseja tornar o ambiente natural. Isso porque elas criam uma aparência mais orgânica, deixando o local com uma excelente decoração paisagística.

As plantas são itens essenciais para quem procura mudar a decoração de um local com a adição de um objeto que pode ser facilmente manuseado, dependendo do seu ambiente. Algumas podem acrescentar ainda mais sofisticação por conta de sua diversidade, assim como distintos tamanhos e formatos, e cores lindíssimas.

Tudo isso torna as plantas aquáticas uma escolha bem interessante para cultivo em aquários, em lagos no jardim e em outros locais na casa.

Pensando nisso, neste texto, você vai conferir algumas dicas essenciais para adicionar essas plantas à sua decoração, além de ficar por dentro das principais espécies de plantas aquáticas para lagos. Com isso, você será capaz de escolher a planta que mais se harmoniza ao seu ambiente e ao que deseja trazer para ele.

Continue a leitura e confira!

Por que as plantas aquáticas fazem a diferença na decoração?

Uma boa proposta de uso para as plantas aquáticas é criar um lago artificial. Já pensou em ter um desses em casa? Se você procura criar um espaço tranquilo e com boas energias no seu ambiente e com toque exótico, o lago vai trazer todo o clima que tanto deseja.

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa de muito espaço para a empreitada. Apesar de requerer um pouco de atenção no projeto e na montagem, o lago artificial é de simples manutenção quando você escolhe as plantas aquáticas certas nas quais investir.

As plantas aquáticas ajudam a criar um ecossistema próprio no lago. Em conjunto com os peixes, elas filtram a água, oferecem sombra e oxigênio necessário para que os animais sobrevivam bem. Além disso, elas oferecerem um ar sofisticado e pacífico ao local.

Quais são as principais plantas aquáticas para lagos?

Agora que você já conhece os diferenciais que elas trazem para a decoração, descubra quais são as principais plantas aquáticas para lagos!

Ninfeia- azul

A ninfeia é uma planta que floresce na primavera e no verão, com flores belíssimas de tons azulados ou lilás. Além de serem lindas, elas ajudam no controle das pragas, mas precisam de cuidados importantes, como ter uma boa iluminação e afastar o acúmulo de matéria orgânica no fundo do lago.

Alface-d’água

Essa planta pertence à família das Araceae, na qual encontram-se 104 gêneros com cerca de 3 mil espécies distintas.

As alfaces-d’água não aguentam temperaturas baixas e costumam ser cultivadas em águas rasas. Contudo, conseguem se adaptar facilmente em locais mais profundos.

Por terem características ornamentais, elas são bastante utilizadas nas decorações do jardim como plantas flutuantes. Você pode cultivá-las em fontes, lagos e espelhos-d’água, entre outros ambientes.

Sombrinha-chinesa

Entre as plantas que vivem na água, está a sombrinha-chinesa, que ganhou esse nome por causa do formato de suas folhas. A propagação dessa espécie pode ser feita por sementes, e o seu cultivo deve ser em meia-sombra ou sol pleno.

A planta pode chegar a até um metro de altura, e é ideal para lagos ornamentais. Porém, é importante manter o controle das raízes.

Dentre suas vantagens, está o fato de não ser exigente quanto ao pH da água, podendo se desenvolver muito bem em lagos de alvenaria. Também é facilmente cultivada, propagando-se por sementes deixadas na água ou enterradas em solo úmido.

Eichhornia crassipes

Essa espécie é conhecida por diversos nomes, como orelha-de-jegue, baronesa, miriru, jacinto-de-água e planta aguapé. É composta por 95% de água, servindo de abrigo natural para diversos tipos de organismos.

Devido ao seu grande poder sobre moléculas tóxicas, ela pode ser usada em lagos e rios que estão poluídos. Mas, para que ela traga benefícios ao ambiente e deixe o local bem-ornamentado, é preciso manter sua poda em dia, já que a planta tem uma rápida proliferação.

Flor-de-lótus

Pertencente à família das Ninfeáceas, a flor-de-lótus nasce em locais alagados e úmidos. Entre suas características, está o seu porte pequeno, que costuma chegar a uma altura de 50 centímetros acima do nível da água. A raiz e o caule ficam embaixo d’água, enquanto as flores permanecem flutuando.

Além disso, a flor-de-lótus tem uma beleza exótica, já que costuma ter folhas verde-azuladas e pode ser encontrada em diversas cores.

Em relação ao seu cultivo, é mais indicado que seja feito em espelhos-d’água, tanques e lagos que tenham exposição solar.

Aguapé

O aguapé tem a propriedade de limpar a água e remover poluentes orgânicos. Por isso, também é um indicador natural de poluição na água. É uma planta de fácil proliferação e cuidado, mas vale ter atenção: ela pode facilmente se espalhar por todo seu lago!

As folhas do aguapé têm vibrantes tons de verde, mas o destaque vai para as flores com tons de anil, violeta e azul.

Chapéu de couro

A planta chapéu de couro tem flores brancas, com o miolo amarelado. É uma planta versátil e pode ser cultivada a pleno sol ou à meia-sombra. Pode chegar a 2 metros de altura, sendo considerada ornamental.

Salvínia

Mais uma boa opção ornamental, por ser delicada com suas folhas ovais e pilosas, a salvínia tem carácter despoluidor, mantendo a boa qualidade da água. No entanto, propaga-se facilmente, podendo ocasionar em possível sombra na água. Por isso, é preciso tirar os excessos, de modo a não prejudicar os peixes.

Como harmonizar as plantas aquáticas para lagos com a decoração exterior?

As plantas aquáticas dão ao lago mais vida, cor e beleza. Portanto, harmonizá-las com o restante da decoração é muito importante, a fim de criar um ambiente em equilíbrio.

Você pode criar uma cartela de cores a ser seguida. Por exemplo, escolha plantas com flores azuis e que combinam com o restante da decoração, que também apresenta nuances nessa cor.

Ou então, tente escolher plantas que se encaixam no estilo que você seguiu no restante da decoração — como a sombrinha-chinesa, se a sua decoração reunir tendências orientais.

Você encontra as plantas aquáticas para lagos em lojas de jardinagem. Mas atenção ao exemplar que escolher: certifique-se de que ele está saudável e pronto para ser cultivado no seu lago.

Saber quais são as principais plantas que vivem na água é algo fundamental para ter um jardim com uma ótima decoração paisagística. Porém, é preciso evitar o cultivo de algumas espécies, como rundo donax, Myriophyllum e Hydrilla verticillata.

Isso porque essas são plantas invasoras, que podem causar grandes problemas ao se espalhar por riachos e lagos próximos. Também não se esqueça de que algumas delas podem até ser tóxicas aos peixes!

As plantas aquáticas para lagos são lindas e trazem as mais variadas características. Por isso, escolha uma ou mais espécies que se encaixem com o seu estilo e as suas possibilidades de cuidado. Muitas delas não fornecem apenas beleza, mas também têm função ecológica — como as despoluidoras que contribuem para o ecossistema que você criou no seu lago.

Gostou deste texto e quer continuar lendo sobre jardinagem e decoração? Então, confira as nossas 5 dicas de decoração para jardim tropical!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This