Dicas de Decoração

5 dicas incríveis de como usar tapete na sua decoração

Escrito por quintadellarte

O uso de tapete na decoração é uma opção maravilhosa para quem pretende adicionar sofisticação e conforto a um ambiente.

Os tapetes podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos e cores, e podem ser elaborados com variados materiais. No entanto, é importante saber como usar adequadamente o tapete na decoração, de modo que o resultado esteja alinhado com seu objetivo.

Um tapete em boa harmonia com o restante da ornamentação tem um poder de mudar todo o espaço e trazer um ar de requinte ao lugar. Por isso, é importante ter atenção a certos aspectos para que você usufrua dos benefícios de investir nessa peça tão vistosa.

Quer saber mais sobre o assunto? Separamos 5 dicas para adicionar o tapete aos seus itens de decoração, sem cometer erros, e transformar seu ambiente em um local charmoso e refinado. Confira!

1. Tire as medidas do local

Evite cometer o grande deslize de comprar um tapete e, quando colocar no local, verificar que não tem as dimensões adequadas para a sala ou o quarto.

Antes de procurar o tapete, cheque muito bem as medidas do espaço em que ele vai ficar — você pode usar trena ou fita métrica para medir. Se não tiver um desses instrumentos, uma boa opção é usar folhas de papel A4, multiplicar proporcionalmente e, assim, descobrir o tamanho ideal para o local.

2. Ajuste o tapete na decoração

O tapete deve estar em equilíbrio com os outros itens e adornos que já estejam no cômodo. Primeiro, avalie bem qual é o estilo da sua decoração. Ou seja, se você tem um estilo minimalista, clássico ou moderno, entre outras propostas. Com isso, você encaixa um tapete na decoração que converse na mesma “linguagem”.

3. Invista em materiais de boa qualidade

Os tapetes podem ser de diferentes materiais, como de fibra natural de bambu, algodão, coco e lã. A escolha do material varia conforme as suas necessidades e preferências.

Por exemplo, os de fibras naturais de coco são normalmente usados em áreas externas, enquanto os de algodão e lã são recomendados para as áreas internas.

Ainda existem os tapetes elaborados com fibra sintética, que são mais duráveis e resistentes. Esse material é uma ótima escolha para as pessoas com alergia, pois inibe a formação de ácaros e outros agentes.

4. Não se esqueça da colorimetria

Colorimetria é o estudo das cores, ou seja, uma técnica ou ciência que ajuda a encontrar as melhores combinações de cores para certo ambiente. Ela uma ótima aliada para conferir ao ambiente um ar de sofisticação!

No momento de escolher o tapete, tente encontrar tonalidades que combinem com as cores principais do seu ambiente atual. Por exemplo, se o local traz cores neutras, seria interessante escolher um tapete de cor similar.

Mas se você deseja que o tapete traga mais cor ao ambiente, então procure por cores complementares opostas, mas que mesmo assim vão bem em conjunto — é o caso do verde e rosa, por exemplo.

5. Aposte em diferentes modelos para diferentes ocasiões

No Brasil, temos o costume de mudar a decoração da casa inteira em certas épocas do ano, como na Páscoa ou no Natal. Assim, ter um tapete especial para uma data como essas pode ser interessante. É uma boa opção para quem procura mudar a decoração por curtos períodos e receber os amigos com uma proposta temática.

Você pode variar a decoração e sempre ter ambientes diversos e festivos, de acordo com o seu gosto naquele momento., pois ele pode ajudar a transformar o ambiente com a troca de poucos itens.

O tapete é um objeto de ornamentação muito importante! É uma peça versátil, elegante e atemporal — e vale o investimento. No entanto, é preciso ter atenção no momento de usar o tapete na decoração. Se prestar atenção às dicas que apresentamos, com certeza terá um ambiente incrível para relaxar, aproveitar e ser mais feliz.

Gostou do texto e quer mais informações sobre decoração? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar sempre atualizado!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This