Dicas de Decoração

5 dicas de decoração com castiçais para ambientes mais sofisticados

Escrito por quintadellarte

As velas oferecem dimensão e dramaticidade para qualquer ambiente. Uma decoração com castiçais, por exemplo, é uma opção belíssima de criar um efeito visual muito intimista e aconchegante.

Desse modo, o que funcionava como a principal fonte de luz das casas à noite, atualmente serve não só para decorar diversos cômodos, mas também para dar um toque de personalidade para diversas ocasiões.

Sobreviventes do tempo, os castiçais esbanjam muita exuberância e estilo em todos os espaços. Por isso, saiba mais sobre esse elemento decorativo e como ele pode ser incorporado no seu projeto, lendo as dicas que reunimos neste post!

O que é um castiçal?

Apesar da sua origem não ser muito clara, o castiçal tem sua presença ao longo da história. Esse objeto de decoração acompanha o ser humano há muitos séculos e, basicamente, é um suporte para velas que pode ser feito de níquel ou poliresina, entre outros materiais.

Vale destacar que o castiçal é um utensílio que acomoda apenas uma vela, diferentemente do candelabro — que pode comportar duas, três ou mais velas.

Onde aplicar o castiçal na decoração?

O castiçal é um objeto muito versátil, podendo ser adicionado em diversos cômodos, tanto de maneira estética como funcional. Além de servir na decoração da casa, o castiçal ainda pode fazer bonito em eventos casuais.

Um dos melhores lugares para apostar na decoração com castiçais é na sala, uma vez que é o local em que seus convidados são recepcionados. Portanto, experimente incluir uma ou mais peças na mesa de centro ou mesa lateral, e observe o destaque que ele traz ao ambiente.

A sala de jantar também é outro cômodo que merece a aplicação de um castiçal, principalmente para aqueles agradáveis e especiais jantares. Na vida cotidiana, ele pode simplesmente fazer parte da decoração.

Contudo, tente colocá-lo na mesa para uma ocasião festiva. Isso proporcionará aquele toque de charme que faz o ambiente mudar. Só tome cuidado para não usar velas aromáticas no castiçal quando quiser decorar a sala de jantar. Afinal, o aroma pode afetar a degustação das bebidas e dos alimentos.

Esses itens também podem ser facilmente adicionados na decoração de quartos, lavabos, corredores e, até mesmo, no hall. Na varanda, por exemplo, esse item vai oferecer uma atmosfera ainda mais aconchegante e acolhedora.

Como fazer uma bela decoração com castiçais?

Não importa se uma ou mais peças serão aplicadas sobre o mesmo móvel — a decoração com castiçais é simples de ser feita e cria um visual extremamente confortável.

Por isso, confira agora mesmo as dicas que reunimos para você elaborar um ambiente acolhedor utilizando esses itens!

1. Verifique os diferentes materiais e modelos

Cada estilo de decoração exige um tipo de castiçal. Isso porque cada peça dá um toque único e distinto para o espaço em que ela será aplicada, não é mesmo?

Por isso, escolher o modelo correto é fundamental, já que essa escolha vai dizer quais velas poderão ser utilizadas na hora de decorar, oferecendo a qualquer cômodo uma aparência mais chique e sofisticada.

2. Escolha bem o ambiente

Embora os castiçais combinem com todos os tipos de ambientes, escolher bem o local em que deseja aplicá-lo é essencial para criar um visual harmonioso. Para isso, você pode adicionar um conjunto de três castiçais para uma aparência mais equilibrada.

Coloque-os em um canto discreto no centro da mesa, por exemplo. Se você tem uma lareira em casa, pode investir nesse elemento para deixar o espaço ainda mais aconchegante, especialmente nos dias mais frios.

Escolha os modelos com um design diferenciado para um projeto decorativo contemporâneo. Você pode optar por um grande candelabro independente com várias velas, ou um castiçal de cores vivas, que ofereça um tom de destaque na sua decoração.

Os castiçais de cristal, metal ou madeira farão a conversa fluir nos jantares e darão um ar de sofisticação, além de fornecer um ponto focal para todo o seu quarto.

3. Combine o item com o seu estilo de decoração

Os castiçais são acessórios decorativos marcantes, que promovem uma aparência elegante e glamourosa à decoração. No entanto, escolher um modelo, um estilo ou uma cor inadequados pode fazer com que o seu projeto pareça destoante e pouco atraente.

Por essa razão, é interessante considerar como esse elemento pode melhorar a estética do seu espaço. De castiçais de níquel com design moderno aos modelos de poliresina impressionantes, existem várias peças que proporcionarão um toque sensacional à sua sala de estar ou de jantar.

4. Leve em conta a sua personalidade

Quando a intenção é decorar nossa própria casa, o importante é se sentir bem com todos os detalhes incorporados ao ambiente, independentemente de quais sejam tais objetos.

Com relação aos castiçais, é fundamental escolher elementos que falem com você — e eles podem ser simples, ou extremamente ornamentados.

Ainda que sejam itens de destaque para qualquer tipo de decoração, eles não podem parecer que estão fora do lugar. Por isso, considerar a sua personalidade na hora de escolher qual produto acrescentar ao ambiente é essencial para um efeito visual incrível.

5. Aposte em diferentes formatos

Para um projeto menos esperado, coloque os castiçais em alturas variadas, em apenas um dos lados da estante da sala. Para o outro lado não ficar vazio, acomode algumas plantas ou outros objetos decorativos para equilibrar o visual.

Variar entre tamanhos e formatos diferentes em um mesmo espaço ajuda a proporcionar uma atmosfera mais despojada e casual para qualquer cômodo. Inclusive, exibi-los fora do centro oferece um toque mais charmoso e inesperado.

Como vimos, incorporar esse elemento ao seu ambiente não é uma tarefa difícil, mas exige certo planejamento e algumas considerações importantes, especialmente com o que diz respeito ao estilo de decoração que pretende para a sua casa. Se você está procurando por detalhes delicados para melhorar a decoração da sua casa ou algo que exiba grandeza, os castiçais podem ajudar a obter ótimos resultados.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a decoração com castiçais? Então, aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais e espalhe todo o charme desse elemento para seus amigos!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This