Dicas de Decoração

Cores fortes para parede: saiba como usá-las corretamente!

Escrito por quintadellarte

As cores são elementos decorativos muito relevantes, mas nem sempre elas são bem aproveitadas. Muitas vezes, as pessoas têm receio de cair na extravagância e não vão mais longe. Realmente, o bom senso e o equilíbrio são importantes, mas você não precisa ficar muito restrito.

Para dar uma ajuda, vamos mostrar como você pode utilizar cores fortes para parede da forma correta. Se quer saber um pouco mais sobre o assunto, leia nosso texto até o final!

Por que usar cores fortes para parede?

A função da cor é decorativa. Ela pode transformar o ambiente, deixando-o mais alegre ou mais triste, por exemplo. Por isso, é preciso saber utilizar da forma correta, principalmente quando falamos de cores fortes, que são as cores mais saturadas.

Essas cores proporcionam personalidade à decoração, conferindo mais beleza e criando um ambiente mais chamativo e diferenciado.

Como usar cores fortes para parede?

Ao usar cores fortes para parede, você deve considerar aspectos como os listados abaixo.

Quais as cores?

Este é o primeiro passo. Cuidado para não errar na escolha. Quais sensações você deseja provocar?

Veja algumas cores consideradas fortes e as sensações que provocam:

  • vermelho — transmite alegria e calor (para reduzir um pouco a carga do vermelho, você pode usar o laranja, que também motiva a criatividade e a alegria);
  • azul — inspira fé, confiança e lealdade;
  • verde — transmite tranquilidade e paz, além de estar relacionado à cura;
  • amarelo — remete ao sol, despertando força, alegria e coragem.

Quantas paredes?

Não é recomendado pintar todas as paredes e o teto de um cômodo com cor forte, porque isso afeta a iluminação, passa a sensação de que o espaço é menor e pode deixar a vista cansada.

Recomenda-se, portanto, pintar apenas uma parede, aquela que mais se destaca no cômodo. Assim, haverá harmonização com os demais elementos e a cor não dominará todo o ambiente.

No caso de cômodos com paredes de tamanhos diferentes, você poderá ir além. Em um cômodo grande e retangular, por exemplo, você pode pintar as duas paredes menores com cores fortes.

Como compor?

Cores fortes para parede precisam de uma boa composição. Caso deseje atrair a atenção para determinado elemento (quadro, porta-retrato), você pode colocá-lo nessa parede.

Mas fique atento à combinação. Por exemplo, um quadro laranja em uma parede vermelha pode ser de mau gosto, sem sobriedade. Vale a pena manter o equilíbrio entre cores frias e quentes, entre o escuro e o claro.

Combinar papel de parede com parede colorida é uma boa ideia, desde que a harmonia seja mantida. Considerando a parede principal pintada com cor forte, as demais paredes devem receber papel de cores neutras para manter a discrição.

Quais os cômodos?

Caso a intenção seja apostar em diferentes cores, você pode pintar uma parede de diferentes cômodos usando uma cor. Por exemplo: azul e verde em dois quartos, vermelho na sala e amarelo na cozinha ou na sala de estudos.

Quais são as tendências nesse sentido?

Entre as paletas da Pantone, vemos muito vermelho, verde, roxo e azul. Coloro e WGSN destacam o rosa-vibrante como cor especial em 2022.

Veja alguns exemplos reais de combinação:

  • laranja em sala de jantar com mesa redonda de madeira e cadeiras no estilo Eames Wood;
  • azul em espaços com móveis mais claros;
  • verde em sala de estar com muitas plantas em vasos com estética industrial;
  • rosa vermelha para criar um ambiente mais refinado e delicado em apartamentos;
  • amarelo para transformar a dinâmica em apartamentos.

Para combinar com móveis de madeira escura, temos duas dicas básicas:

  • harmonia — cores fortes que remetam à madeira (sépia, marrom-avermelhado, marrom);
  • contraste — cores fortes que contrastem com a madeira (azul-turquesa, verde-limão).

Para finalizar nosso post sobre cores fortes para parede, vamos lembrar que, para quem ainda não se habituou às cores mais saturadas, uma dica é pintar somente meia parede. Assim, você vai se acostumando aos poucos.

O que achou do conteúdo? Gostou das nossas dicas? Gostaria de deixar sua sugestão? Então, aproveite e faça seu comentário: compartilhe suas ideias com a gente!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This