Dicas de Decoração

Quais são as cores adequadas para cada ambiente da casa?

Escrito por quintadellarte

Cada ambiente da casa harmoniza melhor com uma determinada cor. Sendo assim, este texto pretende explicar em detalhes as cores mais adequadas para cada cômodo, além de apresentar as tendências de cores do momento. Quem gosta de qualidade e bem-estar, especialmente em seu lar, com toda certeza quer saber quais são as indicações de cores de ambientes da casa, não é mesmo?

Embora não exista uma cor que seja considerada a melhor ou a pior para cada ambiente, existem algumas diretrizes que podem, sim, ser de grande ajuda. Escolher a cor adequada para os diferentes espaços da residência pode parecer difícil em um primeiro momento, mas com algumas sugestões e truques, você perceberá que essa tarefa é bem fácil.

Por isso, vamos apresentar quais são as cores adequadas para cada ambiente da casa e, ainda, quais são as tendências mais atuais. Acompanhe a leitura e saiba o que você precisa saber sobre esse assunto!

Sala de jantar

Ao escolher as cores da sala de jantar, os tons terrosos tendem a ser a opção mais popular. Não só devido ao fato de que essas cores transmitirem uma sensação de calor, mas também porque são muito versáteis. Cores como vermelho e laranja tendem a ser estimulantes e, assim, podem aumentar demais o apetite na hora das refeições. Do mesmo modo, tons de azul tendem a diminuí-lo.

Cozinha

Os tons mais populares desse ambiente da casa também são os tons de terra, mas cores como amarelo e pêssego são igualmente utilizadas. O amarelo transmite felicidade e é uma excelente escolha para as cozinhas, tornando-as acolhedoras e alegres. Lembre-se de fazer combinações com tons mais neutros e que entrem em harmonia com os armários e bancadas. Do contrário, o cômodo poderá ficar muito cansativo.

Salas

As cores para as salas, seja a de estar ou para TV, são muitas vezes melhor selecionadas considerando o seu tamanho, o humor que você deseja alcançar e a iluminação do espaço. O azul é uma das cores favoritas de grande parte das pessoas. Trata-se de uma cor calma, mas que ao mesmo tempo exala poder, conforto e relaxamento. Além disso, ela combina com a maioria do mobiliário.

Banheiro

Ao escolher as cores para o banheiro, você deve verificar o efeito geral que deseja atribuir a esse cômodo. Se a ideia é trazer a sensação de limpeza e serenidade, opte pelos tons mais claros, como branco e pastéis. Já se você quer elegância, cinza e azul marinho podem ser as escolhidas. Tente evitar apenas as muito escuras, pois elas encurtam os ambientes. Como o banheiro já é um espaço que costuma ter menor dimensão, essas cores podem fazer com que ele pareça ainda menor.

Quartos

Os quartos devem ser espaços calmos, que promovam descanso e rejuvenescimento. Então, investir em cores relaxantes, como azuis, verdes e tons de terra mais claros, é a abordagem mais adequada. Evite cores brilhantes e chamativas, como o vermelho, tons intensos de amarelo e outros nesse estilo, porque são muito estimulantes para um espaço de repouso.

Se você deseja um ambiente romântico para o quarto do casal, contar com um papel de parede é uma ótima opção. Existem diversas alternativas interessantes para estampas, texturas e cores no mercado, que são de fácil aplicação e remoção caso você queira mudar. Esse mesmo recurso vale para o quarto das crianças: pinturas e papéis de parede divertidos trazem toda a alegria para o quarto. Aqui, quanto mais colorido melhor.

Escritório

Se você trabalha em casa ou tem um ambiente destinado para as tarefas do emprego, opte por cores que não levem a distrações, mas que também não sejam calmas demais para não interferir na produtividade. A melhor ideia é juntar cores neutras, como branco e cinza, com alguns destaques em cores mais vivas, como amarelo e laranja. Se você desejar um espaço mais chique, aposte nos detalhes em prata e dourado, não tem como errar.

Lembre-se de que a escolha da cor para cada ambiente da casa é de fundamental importância, mas atente-se também à superfície que receberá a tinta. Para as paredes de alvenaria internas e externas, as mais indicadas são as tintas látex acrílicas, PVA e vinil acrílicas, devendo ser as do tipo econômica e premium para as primeiras e padrão e premium para as segundas.

Para madeiras, é recomendado o uso de vernizes, stains, esmaltes ou tintas a óleo. Elas evitam rachaduras e repelem a água, evitando o envelhecimento precoce. Para os metais, os esmaltes e tintas a óleo são as melhores escolhas, podendo ter um acabamento fosco ou acetinado.

Cores tendência

A cada nova temporada surgem algumas cores que começam a ser vistas em projetos de arquitetos e designers de interiores, esses tons são o que chamamos de cores tendências do momento. Vale dizer que essas nuances não são escolhidas de forma aleatória, pelo contrário, são frutos de pesquisas e de acompanhamentos feitos por especialistas do setor, a respeito do que acontece no mundo, na sociedade, nas artes e na moda.

Por isso, vamos apresentar algumas dessas cores de ambiente da casa. Veja a seguir!

Praça no Inverno

Essa cor traz um tom tranquilo e relaxante que é fruto de uma mistura entre o verde, azul e cinza. Foi lançada por meio de um estudo de cores e tendências que apontavam, para 2020, a necessidade de as pessoas se tornarem mais humanas, mais próximas, mais voltadas para os amigos e a família. Ela visa também evocar o cuidado, tanto de si quanto dos outros. Por isso, pode ser usada com muita propriedade em ambientes internos, como quartos e salas de estar.

 Mantra

Já a cor que recebeu o nome de Mantra é uma espécie de verde azulado, que leva esse nome justamente por ter o objetivo de fazer com que as pessoas olhem mais para si mesmas e assumam um processo meditativo e de interiorização e paz. Ela apresenta tonalidades levemente acinzentadas, que podem ser harmonizadas de uma maneira bem interessante com cores que puxam para a tonalidade da terra e que apresentam cores mais quentes.

A cor mantra é um lançamento da Suvinil e funciona muito bem em salas de TV, quartos, espaços zen e escritórios de profissionais que têm um trabalho estressante e agitado. Nesse caso, elas contribuiriam acalmando o ambiente e promovendo o bem-estar.

Desert Twilight

Essa cor incrível leva esse nome porque pretende traduzir a beleza e diversidade do crepúsculo no deserto. Seus tons passeiam pelo dourado, prateado, acabamentos brilhantes e leves toques de lilás, tal qual o céu ao anoitecer.

Suas cores elegantes funcionam bem para salas decoradas com requinte e sofisticação, organizadas especialmente para pessoas que gostam do que é bom e não têm medo de ousar. Ela proporciona bastante originalidade para os cômodos e deve ser finamente ornamentada com acessórios e obras de arte que acompanhem a sua imponência.

Como vimos, é preciso pesquisar um pouco para saber exatamente quais cores são mais adequadas para cada espaço do seu lar. Contudo, com certeza, essa tarefa de escolher as cores de ambientes da casa é um tanto quanto prazerosa, não é mesmo? Afinal, você poderá usufruir do que há de melhor em termos de tendências de decoração.

Agora, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This