Jardim e Paisagismo

Jardim do Palácio de Versalhes: conheça aqui as principais características!

Escrito por quintadellarte

Em geral, as pessoas que gostam de paisagismo também têm interesse por jardins bem tratados e bonitos. Afinal, quem não gosta de olhar para uma obra de arte feita por meio da jardinagem e decorações?

Essa técnica permite a organização da paisagem em qualquer escala com elementos estéticos e funcionais. Além disso, é fruto de muita influência histórica. Nesse contexto, podemos ressaltar o Jardim do Palácio de Versalhes que, com sua Arquitetura Barroca Francesa, tem relevância até hoje para a Arquitetura paisagística.

Quer saber um pouco mais sobre a história do Jardim do Palácio de Versalhes e suas principais características? Continue com a leitura deste texto!

A história do Jardim do Palácio de Versalhes

O fabuloso e conhecido Palácio de Versalhes foi construído a pedido de Luís XIV, o famoso “Rei Sol”, da França. Situado na zona sul de Paris, foi a morada do Rei Sol, em 1682. Porém, já era utilizado pelo rei como local de caça.

O Rei Sol gostava bastante de jardins, pois eles eram representativos de poder, imponência e beleza. O Jardim do Palácio de Versalhes, portanto, foi fruto da ambição de Luís XVI e do jardineiro André Le Nôtre. Apesar de não ser um profissional formado, ele conseguiu realizar um design espetacular para o local, ao nível que o rei esperava.

A obra foi iniciada em 1631 e concluída em 1634. Sem dúvidas, de arquitetura e paisagismo ousados, com deslumbrantes panoramas e canteiros geométricos que contornam o jardim e o Grand Canal, a construção do jardim conferiu ao Palácio a grandiosidade pelo qual é conhecido até hoje.

As características mais marcantes do Jardim do Palácio de Versalhes

O Jardim do Palácio de Versalhes é uma construção sem precedentes para a época. Apesar de ter sido feita por um jardineiro sem formação, é de grande extensão e beleza notável. Confira abaixo as maiores e mais marcantes características do jardim:

  • uso de formas geométricas;
  • abuso da simetria;
  • existência de outros jardins no jardim principal;
  • utilização de plantas e flores em vasos para facilitar a troca;
  • uso de elementos decorativos, como estátuas;
  • presença de cerca de 1400 fontes pelo local.

A relevância do Jardim do Palácio de Versalhes para o paisagismo

O Jardim do Palácio de Versalhes é de grande relevância para a Arquitetura paisagista até os dias atuais. Essa ciência consiste no uso da estética na formação de paisagens tanto em escalas pequenas quanto grandes. Dessa forma, esse jardim é um exemplo de macropaisagem utilizada no paisagismo.

No centro do jardim, por exemplo, se situa o Grand Canal, concebido para refletir o pôr do sol, exatamente no centro do local. A utilização de formas óticas, simétricas e geométricas, em que o paisagismo domina a natureza, também teve seu impacto.

Dada a sua importância, o Jardim do Palácio de Versalhes é, atualmente, considerado um Patrimônio Cultural da Unesco. Por isso, recebe diversos turistas anualmente, e é um dos pontos mais procurados da França. Sem dúvidas, é uma das maiores influências para quem quer se inspirar para seu jardim pessoal. Não importa o tamanho, você pode tirar algumas características dessa incrível obra e transferir para o seu contexto.

Você gostou do nosso texto? Então que tal fazer um comentário no post? Diga-nos de que forma esse jardim pode inspirar os seus projetos?

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This