Jardim e Paisagismo

Conheça as tendências de paisagismo residencial

Escrito por quintadellarte

O paisagismo residencial está se tornando um elemento valioso e muito desejado atualmente. Folhagens, jardins verticais e pedras são tendências que mais influenciam na hora da decoração. Até porque os moradores têm o desejo de viver em espaços belos e funcionais, refletindo seu estilo de vida. Por isso, preocupar-se com essa composição é essencial para deixar o seu ambiente ainda mais agradável.

Jardins complementam o espaço e melhoram a qualidade de vida das pessoas. Se você está buscando inspiração para levar a natureza para o seu projeto arquitetônico, preparamos este artigo especialmente para você.

Conheça a importância do paisagismo residencial e suas principais tendências. Boa leitura!

Importância do paisagismo residencial

Decoração e bem-estar são propostas que devem caminhar juntas. Por isso, o paisagismo tem se tornado uma prioridade nos projetos atuais, pois desempenha um papel importante junto aos moradores. Afinal, os seres humanos têm uma reação profundamente positiva quando estão próximos à natureza.

O conforto térmico é uma das características do paisagismo residencial, criando uma sensação tranquila e restauradora para o espaço. Visualmente, incorporar a natureza à decoração pode melhorar a cognição, oferecendo benefícios, como a redução da pressão arterial e aprimoramento da tomada de decisão.

Tendências de paisagismo residencial

A decoração sempre acompanha a evolução da sociedade. Hoje em dia, o paisagismo dará mais atenção ao conforto, para garantir um jardim agradável e confortável. Vale lembrar que as plantas melhoram a qualidade do ar das áreas construídas.

Isso porque são filtros naturais que retiram dióxido de carbono do ar, substituindo por oxigênio. Elas também ajudam a filtrar os poluentes do ar, colaborando para um ambiente mais limpo e saudável. Acompanhe as principais tendências do momento.

Aposte em folhagens

As folhagens valorizam os jardins, dando um toque mais neutro e elegante ao ambiente. Contudo, é importante considerar espécies adequadas para a composição. Uma dica é estabelecer a harmonia entre as plantas sem misturar tantos tipos no mesmo ambiente para manter o equilíbrio visual.

Para uma decoração tropical, palmeiras e samambaias são as melhores opções. Caso prefira um projeto mais voltado para o rústico, cactus é excelente, e sua manutenção é bem simples. Agora, se você gosta de um estilo mais diferenciado com aspecto oriental, apostar em bambus, juníperos e azaleias é ótimo para a decoração do seu jardim.

Crie jardins verticais

As possibilidades são quase infinitas quando se trata de um jardim vertical. Você pode plantar ervas frescas, plantas da estação ou espécies, tanto no interior quanto no exterior da residência. Esse estilo de jardim é muito funcional, uma vez que o ar circula bem ao redor das plantas e elas também recebem bastante sol. Por isso, há muito menos risco de sofrerem de mofo ou fungo.

Quando instalados na parede externa da casa, o jardim vertical atua como um excelente isolante natural, tornando a temperatura interna mais baixa. Isso ocorre porque as plantas e a própria estrutura do jardim criam uma barreira pela qual o sol não pode penetrar. Eles também reduzem o calor e a luz reflexiva. Dessa forma, não é necessário ativar o ar-condicionado durante os meses mais quentes.

Use pedras na decoração

As pedras são elementos incríveis e levam mais praticidade para o seu paisagismo. No mercado, existem inúmeros tipos, como brita natural, pedra de rio, dolomita branca, São Tomé, entre outras. Tudo vai depender da sua intenção ao aplicá-las na decoração, como criar um caminho e ornamentar vasos.

Se o objetivo for forrar o espaço, as pedras são ótimas escolhas, pois exigem menos manutenção em comparação com a grama, por exemplo. Para isso, é indicado aplicar uma manta geotêxtil ou bidim antes de colocá-las. Isso impede o contato direto com o solo, podendo sujá-las com mais facilidade.

A experiência sensorial criada pelo paisagismo é inacreditável quando o ambiente oferece funcionalidade e conforto aos moradores e visitantes. Se você está pensando em renovar seu projeto arquitetônico, essas dicas são ótimas para começar.

O que você achou das tendências para o paisagismo residencial do seu projeto? Bons? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre a todos os seus amigos como é simples criar um jardim agradável!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This