Jardim e Paisagismo

Plantas de interior: os cuidados na hora da escolha

Escrito por quintadellarte

As plantas de interior trazem aconchego, vida e proporcionam um ambiente criativo. Elas requerem um espaço com boa iluminação natural, cuidados periódicos e nem sempre necessitam de regas diárias.

Neste post, vamos facilitar sua vida e trazer dicas imprescindíveis na hora de escolher as plantas ideais para a sua casa ou apartamento. Acompanhe!

Como escolher o tipo de planta para casa e apartamento?

Há uma variedade de plantas para espaços internos, com cores, tamanhos e texturas diferentes. Escolha a que combina com o seu estilo e ambiente. Caso você more em um apartamento sem sacada, conheça as plantas ideais para esses locais. É importantíssimo levar em consideração a temperatura também.

Dessa forma, elas vão se desenvolver e cumprir o propósito de refrescar, purificar e perfumar o espaço de maneira eficiente. A seguir, confira algumas opções que selecionamos!

Begônia

Muito utilizadas para embelezar ambientes, é necessário mantê-las longe de locais com ar-condicionado e pouca luz. As begônias são muito sensíveis e não suportam mudanças de temperatura e nem excesso de água. A dica é regá-las a cada 4 dias, o que é uma ótima notícia para quem não tem muito tempo para cuidar, mas, em contrapartida, deseja mais cores na decoração.

Ao comprá-la, troque o vaso por um maior. Isso permitirá seu desenvolvimento e o nascer das flores durante todo o ano.

Iuca

Essa espécie tem aspecto escultural com folhas longas, rígidas, pontiagudas e bordas serrilhadas. Adapta-se bem ao ambiente interno caso seja envasada ainda jovem.

A Iuca é uma ótima planta para ambiente com bastante claridade e ventilação — quem sabe próxima à janela da sala em um vaso ornamental bem luxuoso?!

É importante impedir o excesso de água para não provocar o apodrecimento das raízes. Cuidando desses detalhes, a planta torna-se extremamente resistente.

Cacto

Se você é daquelas que não têm muito jeito com plantas, essa é a melhor opção! Com muitas horas de iluminação solar direta e pouca água, o cacto ficará robusto e bonito. Indicamos que ele seja plantado em vasos não muito largos, dessa forma, estacionará seu crescimento quando identificar que o espaço acabou.

Peperômia

Assim como as samambaias, as peperômias têm folhagens pendentes. Elas costumam ser bem fáceis de cuidar e só exigem maior atenção durante o verão, quando devem ser regadas diariamente. Essa espécie chega a durar mais de seis meses, crescendo com luz indireta do sol ou com luz fluorescente.

Onde colocá-las?

É corriqueiro ver plantas nas salas de estar e cozinhas, mas elas também podem fazer parte da decoração dos quartos, do home office e até mesmo dos banheiros. É indispensável escolher a espécie perfeita. Cada planta exige um ambiente especial, independentemente de ser um local com pouca luz, muita luz ou iluminação indireta do sol. Algumas, inclusive, vivem muito bem sob a luz fluorescente.

Geralmente, as plantas maiores são colocadas nos cantos dos cômodos para criar pontos de foco. As plantas menores podem ser agrupadas ou utilizadas na decoração sobre móveis ou penduradas nas paredes. Essa disposição deixa o visual muito harmonioso.

Como cuidar das plantas de interior?

Nem só de regas vivem as plantas. Claro que isso é muito importante! Contudo, existem outros cuidados essenciais para mantê-las bonitas e saudáveis por muito tempo.

Repor o adubo constantemente faz com que cresçam ainda mais. O ciclo de reposição é de 3 a 4 meses para folhagens, utilizando o fertilizante NPK 10-10-10 e de 2 a 3 meses para as floríferas, com o NPK 4-14-8. O NPK é uma combinação de nitrogênio, fósforo e potássio  substratos essenciais para o desenvolvimento das plantas.

Repare caso apareçam folhas secas e murchas, já que elas desenvolvem fungos e bactérias. Retirá-las evita pragas e doenças que prejudicam toda a planta. Esses cuidados contínuos exigem menos de você. Afinal, deixar para depois causará prejuízo e muito trabalho para recuperar o paisagismo.

Agora, você já está preparado para proporcionar mais vida ao seu ambiente. Se gostou deste post sobre os cuidados na hora de escolher as plantas de interior, então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This