Jardim e Paisagismo

De onde veio o mármore de Carrara e como usar na decoração?

Escrito por quintadellarte

O mármore é um material muito usado na decoração. Por isso, trata-se de um importante componente estético nos imóveis residenciais e corporativos.

Neste post, vamos falar de um tipo específico desse material: o mármore de Carrara. Saiba mais sobre ele, sua origem e como pode ser usado na decoração dos ambientes!

O que é o mármore de Carrara?

O mármore de Carrara, conforme revela seu nome, é originário da cidade de Carrara, na Itália. Ele se caracteriza por seu fundo branco ou bem claro, assim como seus veios em tons de cinza.

É uma peça nobre e de luxo, utilizada desde os tempos antigos. Michelangelo, o famoso escultor italiano, usava o mármore de Carrara em suas obras, como o famoso “Davi”.

Sua fama corre o mundo e, por isso, ele é exportado para diferentes países — inclusive para o Brasil, onde ganha destaque em muitos projetos de decoração, sendo aplicado em móveis, paredes e pisos.

Quais são os tipos de mármore de Carrara?

Existem diferentes tipos de mármore de Carrara. Um dos principais é o mármore Gioia: mais nobre, ele tem o fundo muito branco e os veios cinza se sobressaem ainda mais. Um subtipo é o Gioia Valentino, cujo valor é muito elevado. Já o tipo C é mais comercial, com valor mais acessível.

Há outros tipos de mármore que as pessoas costumam enquadrar como de Carrara, como:

  • Carracinha: mais barato, apesar de apresentar veios cinza e fundo branco, não provém da cidade de Carrara (é chamado de “carrara nacional”);
  • Estatutário: é um pouco mais branco que o verdadeiro Carrara, sendo mais caro também;
  • Calacata: tem desenhos parecidos, mas os veios são dourados ou âmbar.

Como usar o mármore de Carrara?

Confira algumas sugestões de uso do mármore de Carrara:

  • cozinha: pode compor a bancada da cozinha, o piso ou a parede (a superfície clara e lisa ajuda a passar a ideia de local iluminado e limpo);
  • sala de estar: pode ser usado nas paredes, no piso, nos rodapés, nos móveis ou nos painéis, como ao fundo do painel do aparelho de TV. Também pode ser usado em lareiras e na montagem de belas prateleiras;
  • banheiro: pode ser aplicado na parede, no piso, na pia, na cuba, na banheira, nas bancadas e nos nichos, proporcionando mais sofisticação e iluminação.

Entre as outras sugestões, estão as fachadas, os halls, as bordas da piscina, os balcões, as escadas, as soleiras, os elevadores e as capas de muro.

Quais são as vantagens e desvantagens do mármore de Carrara?

Além de ser branco, com veios de cor cinza, luxuoso e muito solicitado por suas qualidades decorativas, o mármore de Carrara apresenta baixa porosidade — capacidade que a pedra tem de absorver a água —, o que contribui para evitar manchas.

Além disso, essa é uma pedra muito usada com acabamento polido, gerando um visual liso e brilhante. Acabamentos com bordas retas ou em meia-esquadria também combinam com ela.

Outras qualidades e caraterísticas do mármore de Carrara são:

  • manutenção fácil de realizar;
  • beleza singular;
  • limpeza simples, com pano umedecido;
  • muita resistência e durabilidade, maior que as de outros tipos de mármore.

Como desvantagens, podemos citar:

  • fragilidade em relação a outros materiais, como granito e sintéticos;
  • preço elevado (mas existem versões mais acessíveis).

O mármore de Carrara pode ser combinado de diferentes formas para aprimorar a decoração de sua casa. O ideal é fazer um projeto criativo e de bom gosto, acompanhando as tendências do momento.

Se você gosta desse tipo de material, aproveite para conferir nossos conteúdos mais dinâmicos: visite e curta a nossa página no Facebook!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This