Jardim e Paisagismo

Descubra quais são as principais características da decoração rococó

Escrito por quintadellarte

Conciliar motivos sutis com um visual luxuoso em uma decoração pode ser algo bastante desafiador. No entanto, a decoração rococó é uma boa opção para quem deseja atingir tal objetivo estilístico. Trata-se de uma estética que nunca sai de moda e pode ser adaptada a qualquer ambiente.

Neste texto, você poderá encontrar as informações necessárias para aplicar a decoração rococó no seu projeto e deixá-lo elegante e muito bonito.

Confira a seguir!

O que é decoração rococó?

O rococó na decoração remete ao século XVIII, na França. É sinônimo de elegância, luxo, sofisticação e bom gosto. Tem caráter mais simples, mas faz toda a diferença quando se trata de construir um ambiente vistoso.

A decoração rococó pode ser facilmente aplicada, mas é necessário ter atenção aos detalhes que marcam o tema. Uma boa dica é sempre escolher os objetos centrais do recinto, como a cômoda, a cama e as cadeiras, em primeiro lugar. Com isso, você pode facilmente integrar as outras ornamentações do quarto ao tema.

Quais são as suas características?

A seguir, você confere as principais características da decoração rococó. Assim, você consegue diferenciar e saber exatamente de que precisa para reunir itens rococós para seu espaço!

Detalhes ornamentais e linhas curvas

Uma das principais características da decoração rococó são os detalhes ornamentais e as linhas curvas, sutis e delicadas. Esses traços estão presentes em praticamente qualquer objeto que seja da estética rococó. Vale dizer que a palavra vem de rocaille, que significa “concha”, em francês. Por isso, todas as curvas, as formas e as representações lembram o formato de uma concha.

Cores leves e suaves

Os tons pastéis leves e suaves são as principais tonalidades do estilo. Contudo, deixando a decoração rococó mais marcante, persiste a combinação de tons sutis com o metalizado do ouro, prata ou cobre. Esse efeito é a harmonização perfeita entre o suave e o luxuoso.

Espelhos com moldura clássica

Na decoração rococó não pode faltar espelhos. As molduras clássicas, para seguir o padrão marcante da estética, são normalmente dourados ou de tons claros. Seu formato é com linhas curvas e cheio de ornamentos.

Elementos dourados

Os elementos são dourados ou em outro tom que remeta à riqueza. Então, em qualquer móvel ou objeto de decoração rococó, é possível encontrar os metais nobres em algum detalhe — seja em um minúsculo arabesco em uma cômoda, seja na cabeceira de uma cama detalhadamente ornamentada.

Leveza nos traços

A leveza nos traços é mais uma característica que gera harmonia e frescor ao ambiente. Você pode encontrar elementos como flores e laços, que são delicados e com tons pastéis. Isso contribui para o aspecto refinado e de tranquilidade que o rococó propõe.

Por que optar pelo rococó na decoração?

Por suas características simples, mas belas, e sua riqueza nos detalhes, esse estilo artístico merece atenção para quem deseja dar um toque de leveza e suavidade ao seu ambiente. Você vai deixar o ambiente, de trabalho ou na casa, com um aspecto mais vistoso e inegavelmente refinado.

Além do fato de que as cores claras e a leveza nos traços vão deixar o local mais aconchegante e tranquilo, remetendo à paz no inconsciente de quem passar ou descansar nesse lugar. Agora, você sabe as informações necessárias para aplicar a linda decoração rococó em sua casa ou projeto. Com certeza, você vai criar um maravilhoso lugar com a ajuda desse estilo artístico especialmente decorativo.

Gostou do texto e quer ficar mais bem informado sobre novidades e dicas de decoração? Então, siga as nossas redes sociais, estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This