Jardim e Paisagismo

4 dicas para incorporar o estilo colonial na decoração

Escrito por quintadellarte

De tempos em tempos, modificamos alguma coisa em nossa aparência. Às vezes, cortamos o cabelo, aparamos a barba ou mudamos nosso estilo de roupa. A nossa casa passa por esse mesmo processo. Atualmente, várias pessoas investem em diferentes decorações para renovar o ambiente, atrair boas energias e deixar espaços mais bonitos e aconchegantes. Uma delas é o estilo colonial, adequado a qualquer cômodo de uma residência.

Carregando uma proposta tradicional e histórica, o estilo colonial surgiu há alguns séculos, quando representantes de países europeus começaram a conquistar colônias pelo mundo. Montá-lo é fácil: você só precisa utilizar objetos clássicos e antigos, cores terrosas e muita textura, que pode ser encontrada em itens de couro, ferro e cerâmica.

E que tal aprender de vez como levar essa proposta para o seu lar? No post de hoje, explicaremos todos os pontos que devem ser considerados nesse projeto. Acompanhe e saiba mais!

1. Use peças que remetem ao período colonial

Não tem jeito: o primeiro passo, para acertar em cheio nessa decoração, é utilizando objetos que remetem ao período colonial — mais precisamente entre os séculos XV e XVIII. Ou seja, são elementos com um visual clássico que carregam um ar cultural e histórico. Exemplos disso? Veja:

  • baús;
  • candelabros;
  • bandejas de prata ou cobre;
  • castiçais;
  • estátuas e esculturas;
  • banheiras clássicas;
  • louça de porcelana e muitos outros.

Dica: você também pode aproveitar a proposta para utilizar objetos antigos na decoração. Pode ser um móvel herdado pela sua família, um quadro de épocas passadas ou qualquer outro adorno rico em detalhes.

2. Aposte em móveis rústicos

De todos os elementos presentes no estilo colonial, os objetos em madeira são os que mais se destacam. A razão disso? É simples: quando os colonizadores chegaram ao Brasil, eles costumavam construir as suas casas com o máximo de itens naturais. A ideia era que os ambientes apresentassem um ar mais confortável e aconchegante.

É claro que a madeira não ficaria de fora, portanto, não tenha medo de investir nessa matéria-prima. Nesse caso, o material pode surgir tanto na própria mobília, quanto nos objetos decorativos. Se preferir, ainda é possível optar pelos modelos que apresentam um acabamento rústico, excelente para intensificar o conceito colonial.

Aqui, o ideal é optar por pisos e uma mobília em tons escuros de madeira. Agora, se você acreditar que o resultado ficou “carregado demais”, basta decorar a sua parede com tons claros, criando um contraste visual bem interessante.

3. Invista nos detalhes

É provável que você já tenha ouvido falar, em algum momento, que “os detalhes fazem toda a diferença”. Correto? Bem, no estilo colonial, isso não seria diferente. Durante um longo período da história, o Brasil foi colônia de Portugal e, com os anos, o país absorveu algumas tradições típicas lusitanas.

Esse é o caso da renda, que aparece em muitos detalhes da decoração de colônia, principalmente em tapeçarias e estofados. Almofadas, toalhas, tapetes e cortinas são alguns itens que podem carregar esse tecido tão delicado.

E tem mais! Outro elemento muito característico do período é a cerâmica, um material facilmente encontrado em vasos, azulejos e esculturas de diferentes cores e modelos.

4. Faça combinações com tons terrosos

As cores também devem ser consideradas na sua decoração colonial. Quando utilizadas adequadamente e combinadas com os elementos naturais, as diferentes tonalidades são excelentes para criar uma atmosfera refrescante, rústica e muito agradável.

Dito isso, os tons claros e terrosos não devem ficar de fora e podem surgir tanto em móveis, quanto nos detalhes de um cômodo. Esse é o caso das opções em marrom, caramelo, branco, bege, mostarda, verde-musgo e terracota. O resultado será excelente!

Por último, não se esqueça de escolher os objetos decorativos a dedo. Com eles, você conseguirá intensificar a proposta e deixar qualquer cômodo mais original e com o estilo colonial.

Agora, que tal continuar descobrindo mais informações relevantes sobre o assunto? Veja o nosso outro artigo e aprenda a decorar utilizando a arte do ferro fundido. É muito interessante!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This