Jardim e Paisagismo

Pode plantar orquídea na terra? Veja quais as espécies indicadas

Escrito por quintadellarte

O uso de plantas, principalmente aquelas que trazem flores, é uma ótima proposta para alegrar um ambiente ou deixá-lo mais confortável. Existem variadas espécies que vão muito bem com diferentes lugares e propósitos da casa, desde fazer um pequeno jardim até a montagem de uma urban jungle.

Por exemplo: as orquídeas são lindas plantas que trazem um ar de sofisticação aos ambientes. Porém, muitas pessoas não sabem os cuidados específicos que devem ter, ou se o seu jardim pode receber essa flor. Além dessas dúvidas, uma bastante frequente é se você pode plantar orquídea na terra.

Entenda melhor como fazer isso, neste texto!

Como plantar orquídea na terra?

As orquídeas serão uma presença marcante para quem deseja uma decoração colorida em casa. Elas podem florir de um período de 60 a 90 dias. Mas, com um pouco de cuidado, esse tempo pode ser bem maior.

Por isso, você precisa selecionar bem as espécies, efetuar o plantio corretamente e investir nas práticas adequadas para manter a orquídea saudável.

A seguir, veja algumas dicas de como ter lindas orquídeas plantadas na terra e como cuidar delas para que durem!

Escolha as espécies certas

Acertar na espécie que ficará bem em seu quintal ou vaso é um passo importante para saber se você pode plantar orquídea na terra.

Existem diversas orquídeas, mas as melhores para essa finalidade são as terrestres. Alguma delas são:

  • Capuz-de-freira;
  • Orquídea bambu;
  • Corymborchis flava.

Tenha atenção na hora do plantio

O momento do plantio deve ser realizado com cuidado e seguindo as instruções para que tudo dê certo. Primeiro, fique atento ao local em que for plantar: pode ser em um canteiro, uma floreira de ferro fundido ou um vaso profundo, com uma mistura de substrato especial.

É preciso ter um espaço onde as plantinhas possam crescer e florescer, por conta dos seus caules longos e das suas folhas grandes. Além disso, ele não pode ser apertado — ter uma folga é essencial.

A iluminação também é outro fator relevante para esse cultivo. Como você escolheu uma espécie terrestre, não é possível mudá-la de lugar conforme a incidência de luz solar. Por isso, um local que receba o sol matinal e de parte do dia é mais recomendável.

Conheça os cuidados para a manutenção

As orquídeas precisam de manutenção após o plantio, para que durem e floresçam por mais tempo. Você pode plantar orquídea na terra, mas é preciso acertar na adubação e nas regas.

Adubação

Muitas vezes, o solo onde as orquídeas são plantadas não traz nutrientes suficientes. Por isso, plantar orquídea na terra adubada melhora a composição do solo e oferece uma nutrição ideal para que ela cresça e floresça.

Tenha atenção aos momentos corretos para adubar. O processo pode ser feito ao longo do dia e em conjunto com as regas, mas afaste as folhas da terra e se concentre no contato do caule com o solo.

Regas

Apesar de serem adaptáveis a diferentes climas, as orquídeas gostam de locais úmidos. A regra para acertar as regas varia, mas uma boa dica é tocar o solo e observar se ele está úmido. Caso não esteja, você pode molhá-lo. Porém, se não conseguir observar com precisão, o ideal é fazê-lo de duas a três vezes na semana.

Cuidar de suas plantas pode ser algo simples, e você pode plantar orquídea na terra e mantê-la com total facilidade. Para isso, é preciso ter cautela e seguir alguns cuidados para que elas permaneçam lindas, coloridas e floridas por mais tempo.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe todo mundo bem informado sobre os bons cuidados com as orquídeas plantadas na terra!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This