Dicas de Decoração

Por que usar vaso com alça na decoração? Entenda!

Escrito por quintadellarte

Uma casa organizada, limpa e bem decorada proporciona uma sensação de bem-estar aos moradores e visitas. Os aspectos estéticos sempre são relevantes em um lar, por mais simples que sejam.

Entre os objetos decorativos mais comuns e tradicionais está o vaso com alça. Neste artigo, vamos falar sobre ele. Confira como esse elemento pode ajudar na decoração do ambiente doméstico!

O que é um vaso com alça?

O vaso com alça é um objeto decorativo, geralmente de cerâmica, que pode ser usado em diferentes partes de um imóvel. Ele pode ter somente uma, duas ou até mais alças. Também pode receber ornamentos em sua estrutura, como gravuras ou formas geométricas.

Embora os vasos sejam associados a plantas, não é obrigatório que o vaso com alça tenha uma. Por si só, ele já é um importante elemento de decoração.

O uso dos vasos com alça é muito antigo. São bastante famosos os vasos gregos da Antiguidade, principalmente aqueles que resistiram ao tempo e se encontram, atualmente, em alguns museus. Muitos retratam episódios da mitologia grega, como “Aquiles e Heitor” e “Teseu e o Minotauro”.

Alguns desses vasos ou jarras eram utilizados para armazenar água (hydria) ou vinho (ânfora). As alças tinham uma função: servir como suporte para carregar o objeto, já que geralmente o vaso continha alguma coisa.

O que é cerâmica e porcelana?

Cerâmica nada mais é que barro cozido (argila cozida a temperaturas elevadas), um dos principais e mais antigos materiais usados pelos homens. Trata-se de um material de alta durabilidade.

A porcelana é um tipo de cerâmica que se desenvolveu na China em torno do ano 1.300. Ela é diferente da cerâmica comum porque não tem porosidade, nem aparência de vidro e nem sonoridade.

Quais são os tipos de vaso com alça?

Existem diferentes tipos de vasos com alça. Vasos grandes, médios e pequenos. E, nessa classificação, existem vasos muito grandes e outros muito pequenos.

Há ainda vasos mais tradicionais, mais simples e vasos mais modernos, mais complexos, que refletem as tendências modernas (seja no design, seja no material).

Os formatos dos vasos também variam: redondos, cilíndricos, quadrados, retangulares, trapézios, bacias, urnas, combinação de formas geométricas diferentes.

Embora o material-padrão seja a cerâmica, você pode encontrar vasos com alça de ferro fundido, mármore, pó de mármore, barro, plástico, polietileno e até de pedra e cimento. Em 2021, surgiram os vasos de alça para parede feitos em couro sintético.

Outro estilo de vaso com alça é o chinês. Uma obra delicada de arte, com design aprimorado e diversificado. São vasos muito criativos e originais, geralmente em porcelana. Também é possível encontrar vasos árabes ou persas, coloridos e criativos. Alguns são de cristal.

Você pode encontrar vasos com alça de diversos países. Como falamos, é um objeto decorativo milenar e que existe praticamente em toda cultura.

Por que usar vaso com alça na decoração?

Mais que servir para plantas e flores, os vasos com alça são dinâmicos e podem ser dispostos em todos os cômodos do imóvel. Uma coisa é certa: o ambiente ficará mais interessante e bonito com a presença de um vaso com alça.

Podemos até dizer que o vaso com alça faz toda a diferença na decoração de uma casa. Dada à sua diversidade de estilos, cores, tamanhos, materiais e formas, você tem muitas opções e pode fazer muitas combinações com os vasos entre si e com outros objetos. Eles podem se adaptar a ambientes pequenos e grandes, a espaços mais reservados e menos reservados, à área externa e à área interna.

Assim, existem modelos para todos os gostos, inclusive no que se refere à durabilidade e à resistência. Os vasos de cerâmica são muito duráveis e resistentes — uma prova disso é a sobrevivência de vasos gregos ao longo dos séculos. Mas são menos resistentes a impactos que os de pedra e os de cimento.

Os vasos também permitem que você fique mais próximo da natureza, que leve a beleza das plantas para dentro de casa — além da função estética, as plantas ajudam a purificar o ar.

Esse elemento decorativo é usado no mundo inteiro. Nunca saiu de moda, acompanhou as novas tendências e continua muito atual e necessário.

Como usar o vaso com alça para decoração?

Para decorar com sobriedade e conseguir os resultados que deseja, é importante considerar duas questões:

1.   qual é o estilo de decoração do ambiente?

2.   qual é o objetivo com o vaso com alça?

Objetivo do vaso

Em relação à segunda questão, você pode desejar dar ao vaso o maior destaque do ambiente ou somente usá-lo como objeto decorativo complementar.

Além disso, seu objetivo pode ser usá-lo como recipiente de alguma planta, com destaque maior para ela, para o vaso ou para ambos.

Estilo decorativo

Quanto à primeira questão, é importante que o vaso acompanhe o mesmo estilo do ambiente em que ele está inserido:

Clássico

Caso o ambiente seja luxuoso e clássico, você pode utilizar vasos sofisticados, com detalhes dourados, que seguem uma linha clássica. Você pode aproveitar o estilo chinês ou árabe, por exemplo.

Moderno

Se o estilo do espaço for moderno e minimalista, você pode usar vasos mais simples, mais jovens, com modelos mais arrojados — como os vasos quadrados, com linhas retas ou os vasos sinuosos e com outros formatos diferenciados.

Os vasos de vidro, metal e polietileno são característicos da modernidade, mas a cerâmica e outros materiais também podem ser usados.

Romântico

Para ambientes românticos, sugerimos os vasos:

  • redondos;
  • delicados.

Rústico

Nesse caso, você pode usar vasos mais pesados, colocados no chão. Podem ser de cerâmica, madeira, pedra ou cimento.

Tamanho do vaso

Outro ponto importante a considerar é o tamanho do vaso, que deve ser proporcional ao ambiente que vai decorar.

Os ambientes pequenos podem ser decorados com vasos menores dispostos em estantes, prateleiras, mesas, mesinhas de centro, aparadores.

Os espaços mais amplos podem receber vasos médios e grandes, que chamem mais a atenção, sem ou com plantas. Nesse caso, eles costumam ficar em corredores e cantos de paredes.

Se ele vai servir para alguma planta, as dimensões do vaso com alça deve ser compatível com o tamanho que a planta alcança.

Áreas externa/interna

Nas áreas internas, vasos de qualquer material são recomendados. O importante é respeitar o estilo decorativo. Para cozinha e banheiro, é interessante escolher objetos com pouca porosidade, já que existe muita umidade.

No ambiente externo, o correto é usar vasos de materiais mais resistentes, como cerâmica, pedra ou cimento. Os vasos vietnamitas são uma boa dica para áreas externas, como varanda e jardim.

Enfim, o vaso com alça pode ser o elemento decorativo mais chamativo em qualquer parte de uma casa. Para que ele seja disposto com propriedade, é necessário considerar critérios como objetivo, estilo, tamanho, cômodo, material e assim por diante.

Gosta de vasos com alça? Já conferiu nossos vasos decorativos? Aproveite para visualizar belas imagens de nossos produtos: curta nossa página no Facebook!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This