Jardim e Paisagismo

Entenda a simbologia do leão na arquitetura, decoração, artes e religião!

Escrito por quintadellarte

Você conhece a simbologia do leão? Considerado como um dos animais mais bonitos do mundo por muitas civilizações, sempre chama bastante atenção por sua postura majestosa e poderosa. Por exalar também orgulho, segurança e domínio, é utilizado como símbolo em diversas áreas distintas.

Também associado a uma figura paterna, do imperador e de chefe, o leão sempre foi motivo de admiração. Neste post, mostraremos como seu símbolo é retratado e interpretado na arquitetura, nas artes, na religião e até mesmo na astrologia. Confira! 

Arquitetura e decoração

Muito mais que simples elemento arquitetônico e decorativo de áreas externas, o leão tem um significado de guarda e proteção na área da arquitetura. Isso se dá pela sua imagem de força, coragem e austeridade — um símbolo capaz de amedrontar quem se aproxima.

A utilização da imagem desse animal em forma de escultura nas construções e na decoração de interiores vem da antiguidade. Além do leão, também utilizavam figuras como grifos, águias e elefantes para espantar o mal. Esse conceito explica o motivo pelo qual essas estátuas eram posicionadas em topos de prédios, em colunas bem altas, em escadarias ou nos portões — sempre de forma vigilante e prontos para impedir o acesso de quem não fosse bem-vindo.

Artes

O leão, por conta do seu porte, sempre atraiu as atenções em qualquer lugar do mundo — não é à toa que, em muitas culturas, esse animal é apelidado de rei da selva. Sua força majestosa, por si só, cativa quem o contempla. A sua coragem se mostra do rosto à sua cauda e, por isso, é registrado como esse símbolo de força, principalmente nas artes.

Sua figura também é utilizada para simbolizar valores como coragem, fortaleza e majestade. Por esse motivo, a imagem de um leão aparece com muita frequência em esculturas de leão, brasões medievais e em bandeiras nacionais até hoje.

Religião

Na religião cristã, o leão é um dos símbolos de Jesus e parte disso é porque esse animal representa também a realeza. Isso fica ainda mais claro na Bíblia, especificamente no livro de Apocalipse, no qual o Messias é citado como “leão da tribo de Judá”.

Ainda ligado à simbologia religiosa, a literatura também retratou essa relação entre o animal e o símbolo do cristianismo. No livro “As Crônicas de Nárnia”, o autor C. S. Lewis compôs o que é, provavelmente, a representação contemporânea mais famosa de Jesus como um leão.

Astrologia

Na Astrologia, o leão pertence ao elemento fogo. Representante do quinto signo do zodíaco, o Sol é seu planeta regente, o que institui ainda mais força. Nesse contexto, ainda representa o poder sobre si mesmo e a autoexpressão — ou seja, o autodomínio.

Ainda, o elemento do fogo presente na significação desse signo simboliza o poder da vontade. Nascidos sob a influência desse signo detém uma potência capaz de gerar a sua própria realidade. O leão também indica que não basta ter presença no mundo e lutar pelos objetivos, é preciso cultivar o amor-próprio e a autoestima.

Como você pôde perceber, a simbologia do leão é bem vasta e se aplica a várias áreas distintas, como arquitetura, decoração, artes, religião e até na astrologia. Geralmente utilizado como símbolo de força e poder, também pode ser representado como proteção — sem contar que chama muita atenção quando é utilizado como elemento decorativo.

Gostou do assunto do texto? Então, aproveite para conhecer algumas opções de estátuas e esculturas de leão agora mesmo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This