Dicas de Decoração

Entenda como montar um oratório particular em casa

Escrito por quintadellarte

Independentemente da religião, todo mundo merece ter um espaço tranquilo para relaxar e se dedicar à sua fé. Nesse cenário, o oratório particular é um local onde a família pode agradecer e buscar alento em momentos de aflição.

Geralmente, eles são montados com uma cruz e uma imagem da Virgem Maria. No entanto, você pode montar o seu de acordo com suas crenças e de uma forma que faça a família se sentir protegida e acolhida.

Como sabemos que esse é um cantinho muito especial, separamos algumas dicas para ajudar você a preparar um oratório particular com todo carinho, beleza e dedicação. Confira mais, a seguir!

Saiba mais sobre a história do oratório doméstico

No passado, praticamente todas as famílias tinham oratórios em casa. Como era comum que os religiosos peregrinassem e pernoitassem nas casas das pessoas, esse era um espaço onde eles conseguiam fazer pregações e apoiar objetos religiosos que costumavam levar consigo.

No entanto, com o passar dos anos, esse hábito foi se modificando e acabou se limitando a áreas rurais ou entre pessoas mais humildes, que tinham dificuldade de se locomover até os centros urbanos.

Por outro lado, a agitação do mundo moderno e o estresse decorrente dela têm aumentado a busca pelo fortalecimento da espiritualidade e por um maior contato com o divino, para buscar conforto e uma maior conexão com a religião.

Entenda quais elementos compõem um oratório particular

Cada vez mais famílias têm investindo oratórios como espaços para se dedicar à fé. Ele deve ser montado em um local tranquilo e conter elementos que remetam à sua crença, seja ela qual for. Imagens de santos, crucifixos e terços são alguns dos mais comuns. Mas você não deve se limitar a isso. O importante é que ele faça sentido para você e sua família.

Montar um oratório particular em casa é uma forma de se aproximar de Deus e praticar sua religião a qualquer momento do dia. Afinal, sua residência é um refúgio onde você pode relaxar a mente e se conectar com o divino de uma forma íntima e profunda. Além disso, reunir a família para orar é um habito muito saudável e contribui positivamente para a formação das crianças.

Veja como montar um oratório particular em casa

Agora que você já sabe o que é um oratório particular e qual a importância de ter um cantinho dedicado à fé dentro de casa, está na hora de aprender a montar o seu.

Afinal, não basta simplesmente empilhar artigos religiosos — o espaço deve ser pensado de modo a integrar a decoração da sua casa e transmitir conforto para quem vai utilizá-lo.

Por isso, a seguir listamos algumas dicas interessantes para criar um espaço incrível e acolhedor.

Escolha o melhor cômodo para o seu oratório

Na hora de montar um oratório particular em casa, o local é um dos pontos mais importantes. Tudo vai depender do seu objetivo e da forma como você deseja praticar sua fé.

Se a ideia é desfrutar de um momento calmo e tranquilo, o quarto é uma ótima escolha. Afinal, esse costuma ser um refúgio muito particular e individual. Por outro lado, no caso de um espaço voltado para a família e amigos mais próximos, a sala é a melhor opção. Assim, vai ser possível fazer uma pequena reunião para praticar sua fé.

Você ainda pode usar um espaço secundário, como o closet ou uma área menos movimentada, caso seja possível.

Defina as peças para compor o oratório

A seleção das peças é muito importante para criar um visual harmônico. Você pode começar optando por uma mesa ou oratório pequeno, caso deseje um espaço mais discreto, por exemplo.

Imagens sacras

As imagens sacras de anjos e santos funcionam como um convite à comunhão e ajudam você a direcionar suas preces por meio da representação do divino. Da mesma forma, fotos, fotografias e pinturas causam efeito semelhante.

Fotos de familiares

Orar pelo bem-estar e saúde da família é sempre muito importante. Por isso, colocar uma foto de pessoas queridas vai ajudar a direcionar suas preces e canalizar energias positivas. Também é possível colocar imagens de entes queridos que já tenham partido, para que estejam sempre em seus pensamentos.

Objetos religiosos

Além de imagens e fotografias, há muitos objetos de cunho religioso que podem ser usados no seu oratório particular. Uma bíblia, um crucifixo e um terço costumam ser elementos recorrentes.

Caso você tenha outro tipo de crença, cristais, incenso e velas ficam muito bons no seu espaço especial de encontro com a sua fé.

Procure manter o bom alinhamento dos itens com a decoração local

Para que o ambiente fique harmônico, é importante que seu oratório combine com os demais elementos da decoração. Assim, caso sua casa seja clean e moderna, seu cantinho da fé deve seguir a mesma linha — do contrário, poderá destoar muito do conceito e parecer bagunçado.

Outra dica importante é sempre buscar pela harmonia das cores e do estilo das peças dentro do oratório. Não observar esse detalhe pode deixar o local confuso e visualmente poluído.

Faça a seleção de um tema

Na hora de montar um espaço convidativo para suas preces, você pode escolher um tema de acordo com suas necessidades. Afinal, ele não precisa estar sempre da mesma forma!

Caso sua família demande orações, você pode montar um altarzinho com essa temática, usando elementos que sejam conhecidos por garantir sua proteção.

O mesmo serve para questões ligadas à saúde, amor e prosperidade. Nesse último caso, por exemplo, você pode usar uma imagem de Santa Edwiges, incenso de sândalo, velas amarelas ou cristais que ajudem a canalizar esse tipo de energia. Tudo vai depender do que você acredita.

Montar um oratório particular em casa é uma forma de descansar a mente e estreitar seu relacionamento com sua fé. Independentemente da sua crença, isso vai ajudar a acalmar seu coração e aliviar o estresse. Além disso, é uma ótima ferramenta de fortalecimento da família, que vai ajudar a construir valores sólidos — especialmente no caso de crianças pequenas.

O que você está esperando para criar um espaço de fé na sua casa? Entre em contato conosco e conheça nossa linha sacra para deixar seu cantinho ainda mais especial!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This