Jardim e Paisagismo

Como harmonizar o sistema de irrigação para jardins com a decoração?

Escrito por quintadellarte

É inegável o poder de um belo jardim: uma simples faixa verde já é capaz de combater as ilhas de calor e melhorar a qualidade do ar que você respira. Isso sem falar no glamour e no aconchego que as áreas verdes dão ao ambiente. Para manter a beleza e a saúde das plantas, porém, é essencial investir em um bom sistema de irrigação para jardins.

A água é um elemento indispensável para garantir a estética do paisagismo, o bem-estar das espécies e uma boa colheita. Neste post, explicaremos a você como funcionam os principais sistemas de irrigação para jardins e como harmonizá-los com o restante do décor.

Continue a leitura e veja como escolher o modelo mais adequado ao seu projeto!

Principais sistemas de irrigação para jardins

Listamos abaixo as principais características de cada tipo de rega, lembrando que todos eles — exceto a irrigação manual — demandam a contratação de serviços especializados para a instalação adequada do projeto.

Irrigação manual

Essa é a maneira mais simples de irrigar as plantas: basta um regador ou mangueira para regá-las de forma regular, conforme o clima local e as necessidades das espécies. Mas atenção: a irrigação manual só é recomendada para quintais menores, já que áreas mais extensas demandam irrigações de maior alcance.

Irrigação por aspersão

Como o próprio nome indica, essa rega é feita pela aspersão da água no ar. Nesse sistema, a água é lançada sob alta pressão para o ar atmosférico, sendo fragmentada em pingos que atingem o solo uniformemente.

Recomenda-se esse tipo de irrigação para plantas de pequeno porte, como gramas, pois fica mais fácil atingir a raiz das espécies.

Irrigação por gotejamento

Esse sistema funciona por meio de emissores que gotejam água conforme as necessidades das plantas. Conectados a uma fonte alimentadora, esses emissores correm ao longo de todo o leito das espécies, garantindo a eficácia da irrigação com o auxílio de temporizadores e reguladores de pressão da água.

Existe também a irrigação por gotejamento profundo, que consiste em enterrar mangueiras a uma profundidade característica, fornecendo água diretamente às raízes das espécies.

Irrigação automatizada

Essa é a solução mais moderna e mais prática para a irrigação de jardins ou gramados, e é recomendada principalmente para áreas muito extensas.

A rega é programada para acontecer automaticamente conforme o clima local — incidência de radiação solar, ação dos ventos e sombreamento —, tipo de solo e vegetação cultivada — declividade do terreno, particularidades das espécies, profundidade da raiz etc.

Outra vantagem da irrigação automatizada é que ela é a maneira mais sustentável de realizar a rega. Afinal, os temporizadores e emissores são regulados com precisão, considerando exatamente o raio de alcance da água e os ângulos de dispersão para evitar molhar muros, decks ou demais áreas desnecessárias.

Jardins e decoração

Vasos clássicos, fontes, estátuas, esculturas, chafarizes: não importa quais peças de décor você vai escolher para o seu jardim, o essencial é que o item seja fabricado em material de qualidade, como mármore, cimento e ferro fundido. Esses materiais nobres é que irão garantir a beleza e a sofisticação do paisagismo, além da durabilidade das peças, transformando o seu jardim em verdadeira obra de arte na sua casa!

Quanto às maneiras de integrar os sistemas de irrigação ao projeto de paisagismo, não se preocupe. Basta contar com a ajuda de lojas especializadas em peças para jardim e contratar profissionais habilitados para a realização adequada do projeto.

Independentemente do modelo de irrigação escolhido ou o tamanho da área em questão, uma dica é certa: aposte em demais objetos de composição natural para valorizar o décor.

Madeira, pedra, fibras e outros materiais naturais têm tudo a ver com a ornamentação de jardins, trazendo ainda mais natureza para dentro de casa. Portanto, quando você for escolher decks, mesas, cadeiras, banquetas etc para o seu jardim, já sabe que tipo de material deve priorizar!

Agora que você entendeu como funciona um bom sistema de irrigação para jardins e já sabe como harmonizá-lo com o seu décor, aproveite para curtir nossa página no Facebook: compartilhamos as melhores dicas de decoração e paisagismo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This