Jardim e Paisagismo

5 dicas de enfeites criativos para jardins

Escrito por quintadellarte

O jardim costuma ser um dos espaços mais agradáveis de um lar. Afinal, é onde recebemos amigos e familiares, relaxamos ou aproveitamos momentos de diversão nos fins de semana. Com cuidado e dedicação, podemos nos atentar aos detalhes que tornam esse ambiente ainda mais convidativo e aconchegante.

É o caso das fontes, estátuas, pedras e dos vasos que, quando usados com equilíbrio, são capazes de levar ainda mais alegria ao local! Mas, você sabe como inovar na decoração de um jeito criativo?

Para te ajudar, separamos algumas dicas de enfeites para jardins que vão deixar a sua área externa ainda mais bela. Acompanhe!

1. Invista em materiais reciclados

Está sem dinheiro ou criatividade para dar um toque diferente ao seu jardim? Nesse caso, comece apostando em materiais reciclados! Para quem possui um espaço mais reduzido, as conhecidas e acessíveis garrafas PET ou os tubos de PVC são ideais para criar os jardins verticais. Charmosa e prática, essa opção pode ser adotada em muros e paredes.

Outra boa alternativa é reaproveitar peças antigas e que você já não usa mais, como panelas, leiteiras ou caixotes de feira e transformá-los em vasos rústicos e muito originais. Sem dúvidas, o resultado será único e surpreendente!

2. Crie um visual com pedrinhas

As pedrinhas são parte indispensável em um jardim completo! Utilizadas em diversos tamanhos e em diversas cores, são acessíveis a todos os bolsos e podem levar ainda mais beleza para esse espaço. Atualmente, no mercado, você encontra variados tipos de pedras e o fator decisivo para a escolha será o tamanho do ambiente.

Para um jardim pequeno, dê preferência aos tipos menores. Já para locais espaçosos, as pedras com maior dimensão se encaixam melhor. Utilize esse enfeite para preencher caminhos, canteiros ou, até mesmo, para finalizar alguns vasos.

Quer um efeito ainda mais criativo com os seus enfeites para jardins? Misture duas tonalidades diferentes de pedrinhas! Com isso, você terá muito mais contraste de cores na sua decoração!

3. Aposte nas cercas

Quando falamos em jardins, logo pensamos nas cercas de madeira, não é mesmo? Isso porque, com esse elemento, é possível dividir o espaço entre as flores e delimitar caminhos e canteiros. Há uma grande diversidade de modelos e materiais disponíveis para você escolher de acordo com o seu estilo e investir na originalidade.

Para um ambiente mais urbano, as cercas de ferro ou madeira são as mais indicadas. Se você busca por uma composição mais clássica ou rústica, aposte no bambu ou nas ferragens de demolição. Há também as cercas vivas, que protegem o espaço sem influenciar no visual do jardim.

4. Inclua fontes e estátuas

As fontes e estátuas podem ser consideradas os mais tradicionais enfeites para jardins. As estátuas são ótimas opções para quem quer um resultado mais sofisticado, podendo ser encontradas em bronze, pedra ou mármore. Para escolher a peça ideal, considere fatores como a resistência do material e imagens que tenham relação com a decoração.

Já as fontes são alternativas atemporais para incrementar seu jardim. Em geral, as opções menores são mais utilizadas por serem delicadas e se encaixarem com mais facilidade em qualquer espaço. Porém, é possível escolher entre os diversos modelos, como as fontes de água em vasos, fontes do tipo chafariz, fonte de água em pedra e as que imitam cachoeira.

Lembre-se: para um visual satisfatório, evite sobrecarregar a área com muitos objetos.

5. Atraia pássaros para o jardim

É impossível imaginar um jardim sem pássaros! Por isso, que tal incluir alguns enfeites para atrair esses animais tão simpáticos? Acrescente elementos diversificados, como escadas, regadores e caixas.

A dica é que você aproveite esses objetos para adaptar vasos ou plantas. Nas escadas, por exemplo, instale pequenos bebedouros e, logo, os seus novos amigos farão parte desse ambiente descontraído.

Se desejar um cenário ainda mais encantador, as casinhas de pássaros são versáteis e podem ser usadas, também, próximas de portas e janelas. Assim, você ouvirá cantos incríveis ao longo do dia!

O que achou do nosso post sobre enfeites para jardins? Para ficar ainda mais por dentro das novidades, descubra como usar imagens de santos com elegância, na decoração!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This