Dicas de Decoração

Quais os principais insetos que prejudicam o jardim e como lidar com eles?

Escrito por quintadellarte

O jardim da nossa casa é um ecossistema formado por plantas que respiram. Também, há alguns animais que costumam aparecer em espaços como gramados e canteiros de flores. Enquanto alguns são fáceis de ver, outros são invisíveis a olho nu. Assim, a presença de alguns insetos de jardim pode ser algo positivo.

Por outro lado, há certas espécies que causam danos significativos, também conhecidas como pragas. Portanto, é necessário tomar algumas medidas para resolver esse problema e proteger suas plantas dessas criaturas. Então, você sabe qual a consequência do aparecimento de insetos no jardim?

Preparamos esta postagem para ajudar você a resolver essas questões sobre o canto mais florido do lar.

Venha com a gente!

Quais são os insetos de jardim mais comuns?

Os principais insetos de jardim são moscas, piolhos, caracóis, mosquitos, lagartas, gafanhotos e escaravelhos. Além desses, besouros e lesmas costumam aparecer ocasionalmente e causar incômodo para as plantas. Felizmente, há diversas maneiras de detê-los ou evitá-los e, assim, recuperar todo o seu jardim.

Quais as consequências que insetos de jardim podem trazer?

Os insetos de jardim são responsáveis por dois tipos de danos às plantas em crescimento e ambos são prejudicais à vida das plantas. O primeiro tipo é do inseto que se alimenta das folhas ou entra nos caules, nos frutos ou nas raízes. Esse é o caso do inseto que afeta a planta diretamente. Também, há o dano indireto, que ocasiona outro problema no jardim.

O segundo tipo acontece quando o próprio inseto causa pouco ou nenhum dano, mas transmite uma infecção bacteriana, viral ou fungos para a colheita. De forma geral, eles se alimentam de fibras naturais e aceleram o processo de decomposição das plantas. Eles também têm um impacto negativo na saúde de humanos e animais domésticos.

Como lidar com insetos de jardim?

Agora, você já sabe quais são os principais insetos de jardim e o que eles podem fazer com esse canto da casa, então, chegou a hora de resolver esse problema de uma vez por todas. A maneira mais fácil de eliminá-los é usando inseticidas com essa finalidade. Também, há métodos naturais de evitá-los, como elaborando combinações com outras plantas aromáticas para afastar os insetos, usando arruda e manjericão.

Jardineiros fazem esses arranjos para evitar que moscas pousem nas plantas. Ainda, ervas e fumos de rolo para plantas são usados com frequência como repelente, ou seja, para manter os insetos longes. Contudo, é importante ressaltar que esses produtos devem ser usados antes deles aparecerem. No caso de caracóis e insetos maiores, sal e spray pesticida servem para eliminar essas criaturas.

É fundamental manter todo o espaço bem cuidado para evitar o surgimento de insetos de jardim. Afinal, eles podem maltratar plantas e mudas que estão em crescimento e florindo. Ressaltamos a relevância de atuarmos de forma rápida, caso esses animais indesejados apareçam. Quanto mais tempo passar, mais difícil será para recuperar o bom estado do jardim. Por isso, faça manutenções nessa parte da casa regularmente.

Gostou do conteúdo? Seus amigos também podem gostar deste artigo. Então, aproveite que está no blog e compartilhe o post nas redes sociais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This