Jardim e Paisagismo

4 plantas aromáticas para conhecer e ter em casa

Escrito por quintadellarte

Você sabe o que são plantas aromáticas? Essas espécies são, geralmente, cultivadas para fins medicinais, culinários ou simplesmente por serem bonitas e cheirarem bem. Essas ervas têm aparências e aromas muito variados e são capazes de deixar qualquer jardim muito mais bonito e cheiroso.

Neste post, apresentaremos 4 dessas ervas e explicaremos como deve ser feito o cuidado de cada uma delas, seja em um jardim ou mesmo em uma jardineira. Acompanhe!

1. Manjericão

Bastante florido, perfumado e saboroso, o manjericão é uma das plantas que, com certeza, chama a atenção em um jardim aromático. Com formato de um pequeno arbusto, as suas ramificações são formadas por folhas verdes rígidas e bem brilhantes. É importante notar que, quanto mais jovens forem os rebentos, mais as folhas serão condimentadas.

O cultivo do manjericão requer uma terra bem nutrida e permeável, além de muito sol. É preferível que fique longe dos caracóis e protegido da geada, principalmente as da primavera. A sua colheita deve ser feita a partir da parte superior, já que isso favorece ainda mais a sua produção.

2. Alecrim

O alecrim é uma espécie que cresce em pequenos arbustos e é originário das regiões mediterrâneas. Seu caule é lenhoso e a planta em si possui um número grande de folhas pequenas, que são desenvolvidas de forma bastante linear. São aromáticas e os óleos essenciais retirados delas são muito utilizados na fabricação de medicamentos.

Em relação ao seu cultivo, o alecrim não precisa de grande quantidade de água para sobreviver e, por isso, uma rega moderada já é mais que o suficiente. Pode crescer em diversos tipos de solo, mas tem preferência pelo arenoso. A sua multiplicação se dá melhor com o auxílio de estacas e, para essa planta, a luz solar é vital — por isso, precisa de, no mínimo, 5 ou 6 horas de exposição ao sol.

3. Lavanda

A lavanda, também conhecida como alfazema, é um gênero específico de plantas que engloba cerca de 60 espécies diferentes. Seu maior diferencial é que é muito utilizada na fabricação de colônias e perfumes. Suas folhas se mantêm bastante verdes durante todo o ano e apresentam um comprimento de cerca de 7 centímetros.

Uma das suas características é o fato das suas folhas serem cinzentas no início do crescimento, ao passo que se tornam mais verde à medida em que crescem. Suas flores aparecem, geralmente, no verão e desprendem um aroma extremamente agradável. Seu cultivo não requer muita atenção, o que a torna uma planta rústica — só necessita de sol direto por, pelo menos, 6 horas por dia.

4. Erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta aromática que, no verão, ostenta pequenas flores brancas. Já no inverno, se revela como um amplo arbusto com suas folhas esverdeadas que emanam um aroma que lembra o do limão. Suas fibras oferecem alto valor nutricional e óleos essenciais, como citral e citrolenal.

Um ponto interessante sobre a planta é que é mais saborosa quando colhida fresca. Por esse motivo, é bastante usada em sucos, sobremesas e, principalmente, chás. O seu cultivo necessita de um local que tenha terra solta e muito sol. No final do inverno, a erva-cidreira precisa de uma poda quase integral para que, assim, possa desenvolver novas folhagens.

Agora que você já conhece algumas das plantas aromáticas mais populares, ficará mais fácil de cultivá-las no seu jardim. Lembre-se de que cada uma exige cuidados distintos e que é preciso segui-los à risca para que elas cresçam bem e saudáveis.

Gostou do que foi tratado neste texto? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais! Com certeza seus amigos e familiares gostarão de conhecer mais sobre esse assunto.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This