Dicas de Decoração

4 razões para usar madeira de reflorestamento na sua decoração

Escrito por quintadellarte

A madeira é um elemento muito usado na construção e na decoração. Além de ser extremamente elegante, ela proporciona um sentimento de aconchego e conforto, deixando o espaço muito mais acolhedor.

No entanto, com uma preocupação crescente com o meio ambiente, assim como a busca por diminuir o desmatamento e tornar os processos mais sustentáveis, a madeira de reflorestamento aparece como uma solução bastante viável para quem deseja decorar com responsabilidade.

Achou a proposta interessante? Aproveite a leitura a seguir para conferir as dicas!

Entenda o que é a madeira de reflorestamento

O desmatamento é um problema ambiental grave, que causa mudanças climáticas e a extinção de diversas espécies. Assim, para minimizar o impacto dessa atividade e continuar atendendo ao mercado, são utilizadas técnicas de desmatamento.

O seu objetivo é usar espaços que já foram danificados e repovoar a área com espécies que crescem rápido e podem ser usadas comercialmente. Dessa forma, as árvores são cultivadas com o intuito de extração. Assim, não é necessário remover a madeira de áreas intocadas, posto que a área reflorestada pode ser constantemente repovoada.

No Brasil, existem muitos projetos que estimulam essa prática. Mas, para ter certeza de que está adquirindo um produto genuíno, é importante ficar de olho nas certificações, como a do FSC — Forest Stewardship Council. Elas garantem que todo o processo para a obtenção da madeira ocorre de maneira sustentável e sem degradar o meio ambiente.

Veja 4 motivos para usar madeira de reflorestamento na decoração

Existem muitas razões para investir na madeira de reflorestamento na decoração. Afinal, é ótimo desfrutar de um ambiente incrível, mas é melhor ainda saber que está fazendo isso causando o mínimo possível de impacto à natureza.

Quer mais motivos? Continue a leitura para conferir!

1. Invista na sustentabilidade

O desmatamento é responsável por alterações climáticas e pela extinção de milhares de espécies. Além disso, algumas árvores demoram centenas de anos para crescer, de modo que o prejuízo é irreparável.

A madeira de reflorestamento é cultivada de forma sustentável, de modo que não agride o ecossistema da região. Como as árvores são plantadas em uma área determina e com a finalidade de extração, todo o processo é feito de maneira calculada para que elas sejam repostas continuamente.

2. Garanta produtos duráveis

A madeira é um elemento nobre em qualquer decoração. Afinal, com o tratamento correto, ela pode durar a vida inteira — tanto em ambientes externos, quanto internos.

3. Desfrute da versatilidade da madeira

Se você deseja versatilidade, a madeira de reflorestamento é uma ótima escolha. Enquanto algumas árvores encontradas na natureza têm aplicações comerciais limitadas, as espécies usadas no repovoamento permitem diversas possibilidades de uso, como fabricação de pisos, revestimentos, objetos de arte e móveis.

4. Garanta bons preços

Além dos inúmeros benefícios para o meio ambiente, usar a madeira de reflorestamento garante preços mais amigáveis. Afinal, por ser uma matéria prima mais abundante e receber muitos incentivos para produção, o valor de compra tende a ser mais amigável.

Adquirir itens de decoração feitos com madeira de reflorestamento demonstra que você é uma pessoa que se importa com o meio ambiente e procura consumir de maneira mais sustentável. Portanto, na hora de comprar, escolha empresas que trabalhem com produtos certificados e contribua positivamente para o futuro do planeta.

Gostou das dicas para deixar seu espaço mais acolhedor? Então, continue por aqui e veja também os cuidados necessários na hora de escolher plantas para o interior!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This