Dicas de Decoração

Tipos de tintas e suas principais aplicações

Escrito por quintadellarte

Muitas vezes, você não precisa gastar muito com uma reforma para mudar a cara de um ambiente. Dependendo do caso, uma boa pintura já é o suficiente para deixar a área com um aspecto mais bonito e moderno. Contudo, a qualidade da tinta faz toda a diferença no resultado do trabalho. O produto errado pode afetar a durabilidade da pintura, assim como resultar em manchas ou um acabamento ruim.

Para evitar que você se perca na hora de selecionar os tipos de tintas ideais para cada superfície, criamos este pequeno guia para facilitar a sua escolha. Confira!

Saiba mais sobre a tinta látex

Esse é um dos tipos de tintas mais comuns. Geralmente, é usado para pintar áreas secas, como paredes internas que não precisam ser lavadas, já que a tinta é feita à base de água e não é resistente à lavagem. Embora seja mais barata e tenha secagem rápida, ela não é muito resistente ao sol. Entretanto, pode ser aplicada sobre gesso, reboco ou massa corrida.

Conheça os tipos de tintas epóxi

Dos tipos de tintas disponíveis, a epóxi é uma das mais resistentes. Ela pode ser fabricada tanto à base de solvente quanto de água. A versão com solvente tem acabamento brilhante e é mais resistente, de modo que pode ficar em contato direto com a água. Por isso, é a ideal para pintura de azulejos, banheiras e pisos, por exemplo.

Já as versões à base d´água podem ser brilhantes ou acetinadas. Elas aderem bem em superfícies lisas e são perfeitas para locais úmidos, como banheiros e cozinhas, embora sejam menos resistentes que as opções à base de solvente.

Entenda quando usar a tinta a óleo

A tinta a óleo pode ter acabamento tanto fosco quanto brilhante, é lavável, durável e garante um ótimo acabamento. Feita à base de óleo e impermeável, essa é a melhor opção para pintar portas e janelas, assim como estruturas metálicas.

Descubra a praticidade da tinta acrílica

A tinta acrílica é bastante parecida com a látex. Entretanto, esse tipo de tinta não tem cheiro, seca rápido, não desbota e pode ser lavada. Devido a isso, é uma das preferidas para pinturas de interiores e também de paredes externas. Quanto ao acabamento, pode ser acetinado, semibrilho ou fosco. Além disso, também pode ser usada para fazer pintura em madeira, por exemplo.

Observe as funções da tinta esmalte

Tanto a tinta esmalte comum quanto a sintética é usada para garantir um acabamento impecável. Embora demandem um manejo especial para usar e apresentem cheiro forte, são perfeitas para pintar metais, madeira e azulejos que precisem ficar em áreas externas. Afinal, são resistentes às variações climáticas.

Como se pode perceber, escolher os tipos de tintas ideais para cada trabalho é muito importante. Isso evita que a pintura se deteriore rapidamente e a pintura fique ruim. Afinal, cada tipo demanda cuidados específicos para a aplicação, como a forma de diluir, o aplicador ideal, a forma de uso e até mesmo o número de camadas. Portanto, antes de começar o processo, selecione um local arejado para fazer a mistura e fique de olho nas recomendações de uso.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e contribua para o sucesso dos projetos também dos seus amigos e conhecidos!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This