Jardim e Paisagismo

4 principais doenças de plantas caseiras

Escrito por quintadellarte

Você conhece as principais doenças de plantas? Bom, da mesma forma que acontece com os seres humanos, as plantas podem sofrer com as condições do ambiente e com o ataque de microrganismos nocivos.

Por isso, quem tem plantas dentro de casa ou em jardins precisa identificar os sintomas e entender que tipos de cuidados devem ser tomados para minimizar as consequências — e, se possível, reverter o problema. Neste post, vamos analisar algumas das principais doenças de plantas caseiras e mostrar como se prevenir!

Principais causas das doenças de plantas

Vamos primeiramente falar dos fatores que promovem as doenças de plantas. Geralmente, as mesmas que atacam uma plantação atacam a planta caseira. A diferença é que é menos difícil controlar o problema em apenas uma planta do que em uma lavoura. Confira detalhes!

1. Fungos: os principais vilões das doenças de plantas

Os fungos são responsáveis por aproximadamente 70% dos transtornos provocados na agricultura. Eles se propagam por meio de esporos e, como são fungos, podem sobreviver sem que as plantas estejam presentes. Ou seja, eles permanecem no solo até o aparecimento de alguma planta saudável — com a chegada dessa planta, eles então começam o ataque.

2. Vírus e bactérias: microrganismos perigosos que precisam das plantas

Os vírus e as bactérias são microrganismos perigosos que precisam da planta para a manutenção de sua vida, por meio de simbiose. Para penetrar no vegetal, eles se aproveitam de pequenas lesões ou de partes doentes.

O vírus infecta a planta por meio de seu organismo. Já a bactéria é um agente menos comum, porque, para sobreviver, depende de condições normais de pressão e temperatura. De qualquer maneira, as bactérias podem provocar todo tipo de dano às plantas (inclusive acabar com uma plantação inteira).

3. Nematoides: vermes parasitas que provocam doenças duradouras

Os nematoides são vermes cilíndricos que causam doenças de plantas quando depositam seus ovos nelas — aí que mora o perigo, já que as larvas que nascem podem devastar toda uma cultura.

A planta atacada por nematoides pode ficar até 30 anos prejudicada. Por isso, os produtores devem ficar atentos aos sintomas (veremos no decorrer desta matéria!).

Mas é importante saber que nem todos os nematoides são nocivos — existem alguns usados no controle biológico de pragas.

4. Carência de nutrientes: fator que favorece o surgimento das doenças de plantas

A falta (ou a escassez) de nutrientes também facilita o desenvolvimento das doenças de plantas. Se não recebem os nutrientes necessários ou já nascem com alguma deficiência nesse sentido, as plantas ficam mais vulneráveis à ação de agentes externos e ao desenvolvimento de problemas de saúde em geral.

Portanto, é preciso nutrir os vegetais com água e todos os minerais fundamentais para sua sobrevivência. O sol também é um fator preponderante para garantir a saúde da planta. Quando bem estruturada, ela consegue lidar melhor com as dificuldades que vão aparecendo ao longo de sua vida.

Sintomas, prevenção e tratamento das doenças de plantas

Um dos sintomas mais comuns é a alteração na cor do caule e das folhas — e a planta também pode crescer com formato irregular. Outros fatores são o pó branco na superfície da planta, o aparecimento de pintas e manchas e as raízes fragilizadas.

Para tratar doenças de plantas, é necessário primeiro identificar qual é o problema. Mas, de modo geral, você pode manejar o solo com métodos orgânicos (adubos e fertilizantes naturais, por exemplo) e remover folhas e galhos doentes, além de providenciar água e sol na medida certa.

Já precisou lidar com doenças de plantas caseiras? Como você resolveu o problema? Muitas vezes, é bom procurar ajuda de algum especialista ou fazer uma consulta em livros que tratam do assunto. Compartilhe este post nas redes sociais para que outros leitores também se beneficiem das informações!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This