Jardim e Paisagismo

Fontes de água em jardins: confira 5 ideias incríveis!

Escrito por quintadellarte

As fontes de água em jardins são capazes de trazer movimento e vida para qualquer ambiente. Segundo a filosofia chinesa do Feng Shui, água que não é parada significa purificação e circulação de energia.

Um espaço decorado com uma fonte é um convite para a contemplação e um refúgio para a agitação do cotidiano. Está pensando em criar esse cantinho na sua casa? Confira 5 ideias incríveis de fontes para decorar tanto o jardim externo quanto aquele cantinho bacana que fica dentro de casa!

Entenda a importância de escolher um bom profissional para o projeto

Quer deixar o seu jardim com ares de capa de revista? Então a pessoa indicada para o serviço deve ser um paisagista. Para ter certeza de que ele será a escolha certa, é importante buscar referências do profissional no mercado.

Oferecer uma boa gama de opções e sair do lugar comum quando o assunto é fonte pode ser um diferencial. Se o paisagista oferece um projeto personalizado de acordo com o desejo do cliente, melhor ainda!

Um bom projeto de paisagismo é o melhor cartão de visitas que o profissional pode ter. Prefira indicações de especialistas que já tenham fornecedores de confiança para que o trabalho saia como o planejado.

Observe alguns detalhes antes de instalar a fonte de água em jardins

Antes de escolher a fonte ideal para o jardim, é preciso o observar alguns detalhes importantes, como a metragem da área disponível para a instalação. A partir disso, será possível desenhar um belo projeto que atenda às demandas do cliente.

O modelo da fonte também vai depender do local. Se a ideia é ter somente uma visão frontal do artefato, não faz sentido uma fonte com muitos detalhes em toda a volta, pois a visão do espectador não alcançará os detalhes por completo. Da mesma forma, se ela será apreciada em 360 graus, uma peça somente com detalhes frontais não é o modelo ideal. 

Quem mora em casa ou apartamento com metragem reduzida também pode ter um espacinho de contemplação em casa. Observe se há algum cantinho charmoso ou um local em que seja possível criar um ambiente que aproxime os moradores da natureza com um mini jardim de inverno, por exemplo.

Saiba como definir o local para instalar a fonte

Este é o ponto crucial do projeto. A escolha do local onde será instalada a fonte deve atender a alguns requisitos básicos:

  • deve ser próxima a pontos de energia elétrica ou em um local fácil de fazer as instalações necessárias de forma segura;
  • o espaço deve ser de destaque no jardim, de forma que a fonte possa ser contemplada de diversos pontos.

Tenha mais vida e natureza em torno da fonte

Ter uma fonte no jardim é um convite para contemplar a natureza e uma forma de se aproximar dela. A água sempre fresca atrai diversas espécies de pássaros em buscam de saciar a sede ou tomar um banhozinho rápido.

Em alguns casos, as fontes podem fazer parte de uma ambientação com lago para peixes ornamentais como carpas japonesas, escalos, tencas e rutilos. Lembrando que para este local é importante respeitar a profundidade do lago, que deve ser de, no mínimo, 60 cm.

Acompanhe as tendências do mercado

As fontes, assim como os estilos de decoração e paisagismo, acompanham as tendências de cada época ou estação. Na conversa com o cliente para definir os detalhes do projeto, é importante procurar entender suas preferências, assim as sugestões serão mais certeiras.

Há no mercado uma variedade de fontes para os mais diversos gostos e espaços. Confira 5 ideias bem bacanas para o projeto:

Fontes com pratos

Os espaços estão cada vez mais reduzidos e por isso devem ser aproveitados de forma inteligente. Em caso de pouca área, as fontes com pratos são modelos clássicos e bastante procurados.

Além disso, não necessitam de espelho d’água e a instalação é bastante simples, bastando uma entrada de tomada de 110 ou 220 volts para alimentar a bomba, que geralmente já vem com a fonte. Ela é perfeita para destacar ambientes com ares bucólicos, com bastante verde e flores.

Fontes de parede

Já que o assunto é espaço reduzido, que tal aproveitar a parede do muro da casa ou da varandinha do apartamento para instalar uma fonte de parede? A escolha vai depender do estilo de decoração do seu lar.

Os modelos portáteis de bambu de tamanhos variados, que conferem um toque oriental e zen ao espaço, caíram no gosto popular. Já as de pedra trazem um ar natural e refrescante ao ambiente.

Para projetos mais ousados, os muros de água integram a fonte como se o líquido brotasse da parede. Para criar um clima e valorizar o local, escolha também um bom projeto de iluminação.

Fontes clássicas

O clássico nunca sai de moda! Mesmo que a decoração da casa tenha uma pegada moderna, é possível fazer uma fusão de estilos com um belo resultado. Seres mitológicos, ornamentos ou pequenas esculturas em fontes são algumas ideias que ficam ótimas na entrada do jardim, recepcionando quem por ali passa.

Fontes compactas para jardins de inverno

Jardins de inverno são pequenos refúgios e locais de relaxamento. Além disso, é uma forma de entrar em contato com a natureza sem precisar sair de casa. Para esses espaços, o ideal é escolher fontes compactas, com orientação mais vertical, como modelos com 3 pratos.

Fonte personalizada

Usar a criatividade para um projeto de paisagismo é essencial. Utilizando objetos inusitados, é possível criar uma fonte do zero. Mantendo essa ideia na cabeça, pesquise materiais e solte a imaginação. Vale usar regadores, vasos, bules, troncos de árvores… ou seja, dá para criar uma peça exclusiva e na medida para o cliente!

O ramo de decoração e paisagismo é bastante dinâmico e se renova constantemente, a cada estação. Para trazer o que há de mais vanguardista aos seus clientes é importante se manter sempre bem informado. 

Gostou dessas ideias e precisa de uma mãozinha para escolher entre as melhores fontes de água em jardins? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você nessa missão!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This