Datas comemorativas

Saiba quais as melhores árvores para ter em um jardim residencial

Escrito por quintadellarte

Se quiser uma área externa cheia de vida e personalidade, vale pensar nas árvores para jardim. Esses elementos devem ser escolhidos corretamente, para valorizar o espaço disponível da melhor forma.

É essencial avaliar a quantidade de sombra, que não pode ser excessiva para não prejudicar o crescimento de outras plantas no entorno. Também é preciso considerar a mudança de estação, já que a queda de folhas pode sujar a piscina e entupir ralos e calhas. Além disso, é indispensável refletir sobre as condições climáticas exigidas pela espécie e o visual que ela oferece.

Que tal ter algumas inspirações e conhecer belas alternativas? Veja 4 opções de árvores para jardim e tire as suas dúvidas!

Astrapéia

Capaz de atingir até 6 metros, a Astrapéia é uma escolha bem popular e versátil. Não tem um porte tão grande, mas apresenta uma copa densa e que cria um visual bem característico. Como cresce rápido, não exige muita manutenção e é bem resistente.

As folhas verde-escuras são permeadas por flores rosas e vermelhas, com aroma suave e aspecto delicado. Ela é bem popular e fácil de ser encontrada, além de se adaptar a sol pleno ou meia sombra. Ideal para a maior parte do país, é uma boa escolha para ter um belo visual.

Cheflera

Também considerada de porte médio a pequeno, a Cheflera é uma das boas alternativas de árvores para jardim. Com folhas em diversos tons de verde e amarelo, é uma espécie de arbusto que oferece dimensão para a composição natural.

É originária do outro lado do mundo, mas dá um toque tropical a qualquer jardim. A variedade de verdes nas folhas torna o visual bem interessante. Com o rápido crescimento, logo se expande para as laterais e ganha volume.

É uma opção que prefere a meia sombra, mas que se dá melhor com temperaturas altas que com baixas. Na época fria, pode até perder as suas folhas. Quanto à rega, é essencial evitar o excesso para que sua raiz não apodreça.

Cipreste Italiano

Já pensou em dar um ar da Toscana para o seu lar? Pois isso é possível ao escolher o Cipreste Italiano como uma das árvores para jardim.

Essa árvore de origem europeia tem um formato cônico e muito geométrico, o que a torna ideal para formar “cercas” vivas. Plantado lado a lado, esse tipo é conhecido pelas folhas bem verdes e um aspecto delicado. Em pleno desenvolvimento, pode chegar a até 15 metros de altura.

Nas condições climáticas, o sol pleno é o melhor cenário. Já o solo não pode ficar muito molhado, para que ele possa se manter em crescimento.

Ipê de Jardim

Uma das árvores mais famosas do Brasil é o ipê. Esse clássico em calçadas e alamedas também pode compor o seu ambiente e oferecer o incrível visual quando está florido.

Atinge cerca de 3 a 5 metros de altura e tem as flores amarelas, ao contrário de outras opções da mesma espécie. Por causa da cor, é ótimo para trazer vida à composição natural e deixar tudo ainda mais interessante.

Como tem características tropicais, consegue se desenvolver melhor no regime de sol pleno. Com as condições certas, produz muitas sementes e tem um crescimento acelerado.

Com a escolha correta das árvores para jardim, é possível fazer com que o espaço externo fique mais especial. Além de mudar o visual e garantir o conforto, é uma decisão essencial para valorizar a área e torná-la aconchegante.

Para ter muitas outras novidades e sugestões para a sua casa, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This