Jardim e Paisagismo

Como usar um poste colonial para jardim? Descubra!

Escrito por quintadellarte

O poste colonial para jardim é uma daquelas ideias clássicas de decoração que pode ser usada sem medo, porque nunca sai de moda. Apesar de ser uma peça com visual ancestral, remetendo aos postes iluminados a gás do século XIX, atualmente, ele ganha status de relíquia e segue como tendência atemporal para a decoração de jardins grandes e pequenos, que buscam transmitir uma estética mais requintada e elegante.

Além de jardins, essa bela peça também é perfeita para criar uma sensação intimista de aconchego e conforto em demais áreas externas, como na entrada da casa, na área da piscina ou em praças internas ou externas, inclusive em áreas litorâneas. Neste artigo, vamos apresentar uma breve história do poste colonial, suas características e as melhores formas de usá-lo na decoração do seu jardim, combinando-o com plantas e demais decorações para criar um lindo ambiente.

Origem do poste colonial

Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, trouxeram consigo alguns métodos de iluminação usados na Europa, como as lamparinas à base de óleo vegetal ou animal. Esses artefatos só eram usados dentro de casa e as ruas contavam apenas com a luz da lua para serem iluminadas durante a noite.

Foi somente no século XIX que as cidades brasileiras começaram a investir na iluminação pública, adotando os postes coloniais com lâmpadas de óleo de baleia, que precisavam ser acesos por funcionários diariamente.

Esses postes, que foram posteriormente modernizados para implantar a iluminação a gás, eram muito bonitos e inspiradores. Assim, até hoje usamos sua estética na decoração de diferentes ambientes, trazendo os postes coloniais modernos para nossos jardins ou até em áreas públicas e comerciais, inclusive shoppings, praças públicas e locais residenciais que adotam essa estética clássica e elegante.

Características do poste colonial para jardim

Os postes coloniais que usamos hoje na decoração são produzidos em alumínio injetado, que não enferruja e passa por um tratamento anticorrosivo para garantir um acabamento perfeito, liso, uniforme e brilhante. Esse tratamento é extremamente necessário, pois ajuda a prevenir a oxidação e prolonga a vida útil do poste, mesmo que ele esteja em contato constante com água (da chuva e da irrigação das plantas), maresia e outros fenômenos da natureza.

A peça pode variar em suas características, como a quantidade de luminárias, cores e adornos, podendo ir da estética mais clássica, exatamente como era na época, ou receber toques mais modernos, com cores vivas e formatos diferentes em sua estrutura ou lâmpadas.

A escolha do poste depende do gosto do jardineiro e a estética que ele quer seguir para seu jardim. É possível optar pelo uso de um poste colonial clássico com 5 braços ou por uma versão mais simples e moderna, o importante é valorizar ainda mais seu jardim por meio da estética e da iluminação. A instalação de um poste colonial para jardim é bem simples, pois eles têm bornes de contato para conexão dos fios, o que facilita o processo.

Como usar o poste colonial na decoração do jardim

A decoração colonial conta com uma pegada clássica e luxuosa, com detalhes e ornamentos que evocam a estética do século XIX, e móveis e acessórios de aparência rústica, com figuras de animais ou símbolos religiosos.

Já que os objetos dessa estética costumam ser ricos em detalhes, o ambiente não exige a presença de muitos móveis ou utensílios adicionais para criar um espaço elegante e aconchegante. Essa estética também tem o objetivo de resgatar as características de épocas mais simples, quando não havia tantas distrações com tecnologias e o mais importante era a conexão entre as pessoas e a natureza.

Por isso, opte por decorações com estéticas antigas, que facilitam a conexão entre as pessoas, como um banco espaçoso de ferro fundido com referências europeias, que oferece conforto e combina muito bem com os postes de cinco braços, ou com dois postes Itália instalados nos dois lados do banco.

Para celebrar a natureza, uma excelente combinação é a dos postes clássicos do Rio de Janeiro, instalados junto a fontes e chafarizes de ferro fundido ou cimento. Se combinar com a estética do seu jardim, opte por uma fonte mais simples e combine com esculturas imponentes de animais, sempre optando por materiais que seguem a mesma estética do poste escolhido.

As decorações rústicas de ferro fundido sempre serão uma escolha acertada para combinar com seus postes coloniais no jardim, pois seguem a mesma estética e criam um ambiente muito mais suntuoso e deslumbrante. Aposte em cores como marrom, branco, bege e amarelo, e em peças de madeira rústica, renda e fibras naturais.

Melhores plantas para um jardim colonial

Embora não existam plantas certas ou erradas para qualquer tipo de jardim (claro, considerando a terra e o clima do local), algumas decorações combinam muito bem com certas espécies e podem deixar o ambiente ainda mais bonito, como é o caso do jardim colonial.

A estética colonial traz elementos mais simplistas, tradicionais e elegantes em sua decoração, com cores neutras e materiais rústicos. Por isso, ela fica especialmente bonita quando se planta muitas flores coloridas, que contrastam com o ambiente e criam um belo cenário romântico e encantador, perfeito para curtir com a pessoa amada ou a família.

É fato que o poste colonial para jardim traz um charme tradicional, que deixa qualquer ambiente mais bonito. Por isso, se você busca uma forma de aprimorar seu jardim e deixá-lo ainda mais aconchegante, esse estilo de decoração e o poste colonial podem ser a escolha perfeita para você.

Lembre-se de que, mesmo que você siga uma estética específica, nada o impede de instalar um poste colonial para jardim ao lado de peças modernas e coloridas, que façam você se sentir bem. Afinal, é essa a sensação que você deve ter ao encarar seu lindo jardim: bem-estar e paz ao entrar em contato com a natureza.

Para encontrar as melhores decorações para enfeitar seu espaço e deixá-lo a sua cara, entre em contato com a loja Quinta Dell’Arte e confira o que podemos oferecer para a beleza e os cuidados do seu jardim!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This