Jardim e Paisagismo

Entenda como fazer um lindo jardim de inverno na sala

Escrito por quintadellarte

Na hora de decorar a casa, a vegetação pode dar um toque especial ao ambiente. Geralmente, as pessoas pensam nas plantas para a entrada e o quintal, mas outros cômodos podem receber esse espaço, como a sala. Mas, para isso, é preciso entender como fazer um jardim de inverno que seja agradável e encantador para todas as pessoas que moram no local.

Além de embelezar a casa, esse projeto pode trazer muitas outras vantagens para o ambiente. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como é possível montar o seu lindo jardim e deixar o local ainda mais aconchegante. Boa leitura! 

O que é um jardim de inverno

O jardim de inverno é aquele que fica na parte interna da casa. Ele surgiu nos países mais frios, local onde as temperaturas não permitem que sejam cultivados jardins nas áreas externas. Por isso, houve a necessidade de inserir o verde para dentro da residência.

Há casos em que também é possível inserir essa decoração em ambiente anexo a casa, seja um terraço ou uma varanda ou uma pequena “estufa” no seu lar.

Para que servem esses jardins

Saber como fazer um jardim de inverno é indispensável para as pessoas que desejam trazer um pouco da natureza para o interior da residência. O seu ambiente interno também tende a ficar mais iluminado, fazendo com que as plantas combinem com o estilo da sua residência. Além disso, essa decoração também é ideal para purificar o ar e deixar o clima da casa mais leve e harmônico.

Você também pode optar por plantas que são relaxantes e tem cheiros agradáveis. Da mesma forma que conseguirá diminuir o barulho do ambiente e amenizar as temperaturas internas locais. 

Como fazer um jardim de inverno

Agora que você já sabe o que é um jardim de inverno e para que serve, vamos descobrir como montá-lo? Continue a leitura!

Escolha o ambiente

Você consegue fazer um jardim de inverno em diversos ambientes da residência, sejam pequenos ou grandes. Se sua casa tem um ambiente maior, por exemplo, poderá colocar sua decoração em um pátio interno. Outra opção é deixar uma proteção em vidro no local para que o vento não suje os demais ambientes de sua casa.

Defina o seu tipo de jardim

Para quem deseja saber como montar um jardim de inverno, saiba que existem diversos tipos que podem ser inseridos dentro de casa. Há aqueles sem paredes, que você pode colocar uma cobertura. Outra opção é deixar um jardim sem cobertura e sem paredes. Esse é mais indicado para aquelas plantas que necessitam mais da luz do sol. 

Aposte na decoração

A decoração do jardim é um dos momentos mais legais de se fazer. Isso porque você pode inserir a sua personalidade no ambiente, conforme os seus gostos pessoais. Uma ideia bem bacana é colocar as paredes brancas. Esse é um clássico, que costuma deixar o espaço ainda mais charmoso e sofisticado. Além disso, caso deseje, também poderá usar uma cascata, para que o seu lar ganhe ainda mais vida. 

Vantagens de um jardim de inverno

Como você pode perceber, fazer um jardim de inverno não é tão difícil de elaborar, só requer um pouco de empenho e dedicação. E, se você ainda está na dúvida se essa decoração é realmente benéfica para sua residência. A seguir, listei as principais vantagens deste tipo de jardim no seu lar. Confira! 

Mais vida para o seu cômodo

Uma das principais características das plantas são suas cores vivas, principalmente os tons de verde. E além do colorido, quando a decoração de um ambiente inclui esse elemento, também há mais vida. Ter um jardim dentro de casa deixa o ambiente alegre sem fazer esforço. 

Maior qualidade do ar

Algumas espécies de plantas são capazes de ajudar a purificar o ar do ambiente, absorvendo toxinas. Mesmo os outros tipos que não filtram substâncias ruins contribuem de alguma forma por meio da fotossíntese que realizam. 

Então, se você quer uma decoração funcional e que ajude a melhorar sua qualidade de vida, invista no jardim de inverno. Principalmente em cidades com índices altos de poluição no ar e com pouca vegetação nos bairros. 

Mais luz natural no ambiente

Existem diversas possibilidades de como fazer jardim de inverno. Alguns projetos deixam o espaço aberto, por exemplo. Dessa forma, contribuem para a entrada de luz natural no cômodo. 

Esse recurso melhora muito o resultado estético, deixa o local confortável visualmente e ainda ajuda a economizar energia, já que durante o dia não será preciso utilizar luz artificial. 

Os principais tipos de jardim de inverno

Não é só casas grandes que podem ter um espaço desses, existem vários modelos para os mais diversos tipos de imóveis, confira!

Jardins abertos

Essa variedade pode ser feita sem paredes e/ou sem cobertura. No caso dos jardins com as laterais livres, o espaço se integra com o resto do ambiente, sem separação com o cômodo. É uma escolha interessante para quem gosta de ter a natureza por perto.

Os tipos sem paredes podem não ter uma cobertura também, mas nesse caso é necessário cuidado com as chuvas, para que elas não molhem outras partes do ambiente. Uma solução possível é uma porta reversível, que possa ser acionada quando necessário, preferencialmente de vidro.

Se a opção for por um teto para proteger do tempo, é importante escolher espécies de plantas que não precisam de luz direta do sol. 

Há, ainda, modelos com paredes, separando o jardim do cômodo e sem cobertura. Nesses casos, geralmente é interessante fazer uma ou mais paredes de vidro, para que a beleza das plantas possa ser visualizada de dentro do cômodo. 

Jardins menores

Em espaços com pouca metragem, é possível fazer projetos menores, como corredores e jardins laterais. Ou até mesmo embaixo de escadas. Nesses casos, o fechamento e a presença de cobertura ficam a critério do dono.

Verticais

E se o espaço for ainda menor? Mesmo assim, não precisa desistir de aprender como fazer um jardim de inverno. Você pode escolher uma parede livre da sala e transformá-la em um jardim. 

Eles quase não ocupam espaço e oferecem as mesmas vantagens que o jardim de inverno comum.

Jardim de inverno na sala e em outros cômodos

Quanto mais ambientes uma casa tem, mais dúvidas surgem na hora da decoração. O mesmo acontece na hora de escolher um local para o jardim de inverno. Veja algumas opções!

Sala

É um dos cômodos preferidos para instalar esses espaços. É o local para receber pessoas queridas, por isso os moradores valorizam mais a decoração da sala em relação às outras partes da casa. 

O fato de ser o ambiente onde os indivíduos se reúnem para passar um tempo juntos também colabora para que seja um forte candidato para receber o jardim de inverno. Afinal, quanto mais aconchegante esse local, melhor. 

Todos os tipos de projeto se encaixam bem em salas, dependendo do tamanho e das características de cada casa.

Quarto

Uma segunda opção para quem deseja levar o aconchego do jardim para o local de repouso. Dificilmente esses cômodos vão comportar um jardim de inverno no meio deles. Geralmente os projetos ficam melhores separados do quarto por uma porta de vidro. É importante que esse item receba também uma cortina, já que a luz natural deve ser controlada na hora do sono. 

Separando a cozinha

O jardim de inverno pode ser incluído na casa com a função de separar ambientes sem paredes entre si, como entre a cozinha e a copa, ou entre a sala e a cozinha. 

Um ambiente com poucas divisórias tem mais amplitude, mas às vezes o dono da casa prefere demarcar bem os espaços com diferentes funcionalidades. O jardim de inverno faz isso com muito charme. 

Bons produtos e fornecedores ajudam no sucesso do projeto

Depois de escolher o cômodo e o tipo de jardim de inverno que você vai fazer. Chegou a hora de procurar produtos e fornecedores. Tenha cuidado em contratar bons profissionais para realizar o projeto. Ou o espaço que traria alegria para a casa pode virar um pesadelo. Os produtos também devem ser de qualidade para o jardim permanecer bonito por muito tempo, opte por um bom fornecedor para não ter surpresas desagradáveis. 

Também é indicado eleger peças e objetos de decoração que tenham o mesmo estilo estético ou que harmonizem entre si. Vasos bonitos para plantas garantem um jardim mais charmoso e, para complementar, você pode incluir estátuas e pequenas fontes para ornamentar o local. 

Atenção com as plantas e cuidados com o jardim

Para que o local fique bonito durante o ano todo, escolha as plantas ideais para cada ambiente. As espécies com flores e frutos precisam de bastante luz direta para se desenvolver, então, só escolha esse tipo se o espaço for aberto e com incidência abundante de luz.

Se o seu jardim tem pouca luz, não tem problema, basta optar por plantas de meia-sombra ou sombra, que sobrevivem tranquilamente nessas condições: violeta africana, begônias, ráfias, jiboias, samambaias, avencas, lírios-da-paz e calatheas. As últimas, inclusive, têm folhas com coloridos interessantes para ajudar a compor o ambiente. 

Os motivos para aprender como fazer um jardim de inverno na sala são muitos, escolha o tipo que mais combina com sua casa e deixe seu lar muito mais agradável e aconchegante. Não se esqueça de pesquisar os cuidados necessários para manter cada planta que você escolher, o processo de manter os vegetais pode funcionar, inclusive, como uma terapia. 

E você, gostou das dicas que elaboramos ao longo do artigo sobre como fazer um jardim de inverno na sua casa? Deixe o seu comentário abaixo. Queremos saber sua opinião sobre o assunto!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This