Jardim e Paisagismo

(ESTENDER + 1000 PALAVRAS) Saiba como preparar o solo para uma horta maravilhosa

Escrito por quintadellarte

Você sabe como preparar o solo para uma horta? Fazer esse tipo de plantação é bem simples, mas requer alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à preparação do espaço. Para criar um bom ambiente para hortaliças e legumes, a preocupação com a fertilidade da terra é uma das primeiras etapas.

Ter um solo com uma qualidade adequada para comportar uma horta é algo que pode ser um pouco demorado e que demandará certa paciência, mas os resultados serão satisfatórios. Neste post, daremos algumas dicas para deixar essa etapa do plantio ainda mais simples. Confira e tire suas dúvidas sobre como preparar a terra para horta!

Faça um bom planejamento

Antes de começar a montar a horta, seja em um jardim ou em uma jardineira, o primeiro passo — e o principal — é planejar como a área será utilizada. Será preciso pensar em algumas questões, por exemplo, se ela servirá como uma plantação doméstica, comunitária ou até mesmo se terá fins comerciais. Depois disso, será preciso verificar a disponibilidade da área, dos insumos e das ferramentas disponíveis, para que o trabalho possa ser realizado.

Para fazer um bom planejamento, é preciso anotar tudo o que você já tem e os itens que faltam para a produção da horta em si, como fertilizantes, sementes, mudas, regadores e qualquer outro item que seja importante para a criação do espaço. Caso existam animais por perto, também será preciso avaliar a necessidade de cercar a área para que não a destruam.

Separe as ferramentas e os insumos

Como parte mais importante do planejamento, separe as ferramentas e insumos de que precisará. Enxada, pá, tesoura de poda, carrinho de mão, colher de transplante e pulverizador são apenas alguns dos exemplos mais utilizados.

A escolha dependerá do tamanho da sua horta. Depois de usados, todos os itens devem ser lavados e secos, de modo a evitar a ferrugem e uma possível contaminação do solo.

Pense ainda na necessidade de telas, arames e placas de identificação, além de uma cobertura para a área. Caso não consiga visualizar previamente a necessidade desses recursos, compre o que precisar durante o plantio.

Pesquise para escolher bem e descobrir como preparar a terra para horta

Uma das principais dicas para quem quer saber como preparar a terra para horta é escolher aquela que mais demonstra qualidade. Para perceber qual é a textura da matéria-prima com a qual vai trabalhar, é só pegar um punhado e apertar. Se for arenosa, tenderá a esfarelar, o que significa que será mais leve, mas também mais seca e mais pobre em nutrientes.

Caso a terra seja mais argilosa, poderá se aglomerar mais facilmente, o que indica que será mais pesada e, consequentemente, mais rica em nutrientes — mas poderá rachar facilmente em estações específicas, como no verão. Por fim, uma terra mais limosa será leve, fértil e bastante sedosa ao toque. Caberá a você saber exatamente a finalidade da horta e as plantas que farão parte dela para escolher com sabedoria.

Analise o estado do solo

Depois, é hora de analisar o estado do seu solo. Esse processo é importante para verificar se ele é mesmo adequado para o plantio. Aqui, a concepção funciona exatamente como a escolha da terra que será misturada a ele.

Por exemplo, existem solos que têm uma grande quantidade de areia, e, portanto, são secos demais. Em contrapartida, solos que apresentam certa porcentagem de argila tendem a ser muito pesados, o que pode prejudicar o desenvolvimento das plantas.

O ideal é encontrar um solo com composição equilibrada e que tenha uma boa combinação de terra, que você já terá escolhido, areia e argila. Se tiver tempo hábil, pode inclusive consultar um profissional ou levar uma amostra para laboratório, aproveitando para descobrir se há alguma carência nutricional que possa comprometer sua horta.

É interessante pontuar, nesse contexto, a leve diferença entre terra e solo, para que você não se confunda. A terra nada mais é do que todo o material orgânico que envolverá as raízes das plantas no ambiente natural. O solo, por sua vez, é a superfície em que a planta se desenvolve.

Na prática, são quase a mesma coisa. A questão é que o solo é simplesmente o espaço disponível para sua horta, e você deve comprar a terra para prosseguir com a plantação adequada e fortalecer esse solo, certo?

Mobilize o solo superficialmente

Antes de ir diretamente para a plantação, é preciso mobilizar seu solo. Para tanto, você precisará de uma enxada, caso sua área seja pequena. Áreas maiores demandam o uso de uma fresa, também conhecida como “capinadeira”.

Com o instrumento escolhido, será hora de remexer o solo. O objetivo dessa ação, que pode ser um pouco ingrata, mas é importante, nada mais é do que eliminar pedras e qualquer tipo de entulho que prejudicaria o crescimento das plantas.

Elimine todas as plantas infestantes e faça seu controle frequentemente

Sempre que possível, arranque as plantas infestantes do solo e mobilize novamente a terra. Essa é uma forma de conservar a produtividade do solo agrícola e evitar que a sua horta fique comprometida em algum ponto.

Quando esse processo se fizer necessário, será preciso deixar o solo em descanso por cerca de duas semanas. Isso porque as sementes das plantas infestantes tendem a brotar, e você poderá retirá-las com a enxada e o ancinho para quebrar a terra e evitar que elas se manifestem novamente.

Adube o solo periodicamente

Depois da escolha da melhor terra para a horta e da mobilização, é preciso adubar o solo e fazer isso periodicamente. Nessa etapa, uma boa dica é misturar um pouco do fertilizante com o solo, como forma de prepará-lo para o próximo passo — a plantação.

Sempre que possível, é bom optar por adubos orgânicos, caseiros ou até mesmo por esterco de animais. Quando for fazer a adubação, é só espalhar o fertilizante escolhido por cima da terra já mobilizada e, depois disso, revolver todo o solo para que o fertilizante possa ser absorvido por completo.

Deixe o solo cultivado descansar por alguns dias antes de plantar

Há quem goste de remexer o solo diariamente até o dia do plantio. Contudo, se você seguiu todos os passos corretamente até aqui, esse não é um procedimento fundamental.

O ideal é deixar que o solo descanse por alguns dias. E assim, finalmente, passar para as próximas etapas que possibilitarão ver a sua horta tomar forma.

Vale ressaltar que não há uma regra para o período ideal de descanso. O mais indicado é que você observe a textura e o estado do solo, e se ele está umedecido, sem estar encharcado, para então plantar.

Escolha as hortaliças

A escolha de suas hortaliças também deve ser feita corretamente. Além de avaliar a terra, a área disponível e o clima do local em que você mora, é preciso levar em conta o tempo que você terá para cuidar da horta e fazer a manutenção do solo sempre que precisar.

Algumas espécies são de fácil cultivo e se adéquam a qualquer condição. É o caso da salsa, da hortelã, das abóboras, do quiabo, da batata-doce, das pimentas e do manjericão.

Além disso, saiba que sementes em latas ou pacotes são mais confiáveis do que sementes a granel. Você também pode optar por mudas, mas verifique se as folhas não apresentam pragas e doenças que podem contaminar o solo e o restante da horta.

Faça a sementeira ou plantação

Depois, basta iniciar a sementeira ou plantação. Ela pode ser feita em sulcos ou covas, de acordo com o tamanho das sementes e o sistema radicular das plantas, para que nada interfira no crescimento do plantio.

No sulco, as sementes precisam ser colocadas uma ao lado da outra, em uma linha contínua. As covas, por sua vez, recebem de 3 a 5 sementes, colocadas diretamente no centro, mas sem estarem próximas demais.

Em ambos os casos, basta cobrir as sementes com uma camada fina de terra. Para as mudas, tente plantá-las em dias chuvosos ou mais frescos. É indispensável que o solo esteja molhado antes de depositar a planta. As mudas com raízes devem estar bem distribuídas em covas. Aquelas com torrão devem ser colocadas por inteiro, sem que o torrão se despedace. Depois, é só compactar o solo ao redor para que as raízes consigam aderir à terra.

Fique de olho na presença de insetos

Nem sempre a presença de insetos no solo pode ser tão ruim quanto a maioria das pessoas imagina. Muitas vezes, é simplesmente a indicação de que o solo está saudável e totalmente equilibrado.

O problema surge somente quando os insetos atacam a planta. Sendo assim, você precisa observar de perto a movimentação deles e estabelecer uma rotina para examinar as folhas e os brotos. Caso qualquer irregularidade seja identificada, será preciso tomar precauções, como o controle biológico de pragas.

Jamais use inseticidas agrícolas para essa finalidade ou qualquer outro tipo de produto com composição química. Além de tóxicos, por fazerem mal às plantas e à saúde humana, eles são totalmente proibidos para uso doméstico.

Agora, você já sabe como preparar o solo para uma horta. Ao seguir as dicas listadas acima, você será capaz de criar uma plantação da forma correta e que crescerá saudável. Só não se esqueça de que, para isso, é preciso cultivá-la com dedicação e de forma contínua.

Gostou do conteúdo deste post? Conhece alguém que precisa descobrir como preparar a terra para horta? Então, compartilhe este texto para que mais pessoas possam aproveitar esse passo a passo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This