Jardim e Paisagismo

Inspiração em paisagismo: 5 arquitetos que vão te inspirar

Escrito por quintadellarte

Ao buscar inspiração em paisagismo, vale a pena conferir o estilo de profissionais reconhecidos neste ramo, não é verdade?

Sejam nomes que já entraram para a história ou os que estão em plena atividade, o ideal é sempre estar atento ao trabalho dos melhores profissionais e até mesmo seguir alguns deles nas redes sociais, quando possível.

Neste artigo, você saberá um pouco sobre 5 dos mais respeitados arquitetos brasileiros no ramo paisagístico para usar como referência. Confira:

1. Rosa Kliass

Nascida em 1932, a arquiteta formada na FAU/USP foi fundadora da Associação Brasileira dos Arquitetos e Paisagistas (Abap), sendo reconhecida no Brasil e no exterior.

Rosa Kliass foi responsável pelo plano urbanístico e paisagístico da cidade de Curitiba em 1965. Mais recentemente, participou da equipe que fez a reformulação do projeto do Vale do Anhangabaú, além de ser a paisagista responsável pelo Parque da Juventude em São Paulo, local onde funcionava o antigo presídio do Carandiru.

2. Alex Hanazaki

Hanazaki assume tentar “copiar a natureza” em seus trabalhos de paisagismo e acredita que os jardins não são apenas espaços fora das casas, mas, na verdade, sua extensão. Ele percebe esses espaços verdes como fundamentais para garantir a qualidade de vida nas cidades contemporâneas.

O arquiteto paulista foi vencedor do ASLA Professional Awards no ano de 2014, prêmio norte-americano específico para o ramo de arquitetura paisagística.

Você pode seguir Alex no Instagram através do perfil @alexhanazaki

3. Luiz Carlos Orsini

Luiz Carlos tem mais de 35 anos de mercado e é o profissional responsável pelo projeto paisagístico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais.

O local é um complexo com vários museus e centros culturais, sendo uma referência em termos de arte contemporânea no Brasil, com esculturas e instalações de grandes artistas.

Orsini valoriza o contraste entre as diferentes espécies vegetais e já assinou mais de 100 projetos ao longo de sua carreira.

Você pode seguir o paisagista no Instagram através do perfil @luizcarlosorsini.

4. Renata Guastelli

Renata é uma das arquitetas mais reconhecidas atualmente, principalmente por apresentar a seus clientes maquetes eletrônicas extremamente fiéis ao resultado final de seus trabalhos.

A paisagista preocupa-se em entregar jardins inovadores, sustentáveis e econômicos. Preza pela modernidade e criatividade e acredita que a natureza é capaz de trazer um pouco de paz e tranquilidade à vida das pessoas.

Você pode seguir Guastelli no Instagram através do perfil @renataguastellipaisagismo

5. Burle Marx

Talvez o nome mais conhecido do paisagismo brasileiro, Burle Marx ainda é uma referência no assunto, principalmente por sua premissa de sempre utilizar-se da vegetação nativa de nosso país em seus projetos, mesmo em uma época em que predominava o estilo europeu.

Parceiro de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, o paisagista teve em Brasília uma grande oportunidade de mostrar seu trabalho, tendo projetado, por exemplo, a Praça das Fontes e o Jardim externo do Palácio da Justiça.

Sendo um dos precursores do modernismo no Brasil, Burle Marx é lembrado até hoje por sua contribuição na formação de um estilo paisagístico tipicamente brasileiro.

Bem, agora que você conheceu um pouco da vida e trabalhos de alguns arquitetos renomados e para ter inspiração em paisagismo, permaneça atento às novidades e lembre-se de assinar nossa newsletter para receber mais artigos como esse.  

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This