Datas comemorativas

Conheça a história do dia de São Francisco de Assis

Escrito por quintadellarte

Em todo 4 de outubro é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais populares e amados da Igreja Católica. Também conhecido como padroeiro dos animais e muito famoso em países como o Brasil e Itália, ele foi o responsável por abrir mão de toda a sua riqueza e se dedicar, exclusivamente, aos pobres, doentes e necessitados.

Atualmente, existem milhares de devotos de São Francisco de Assis. Inclusive, várias pessoas se juntaram ao movimento da Ordem Franciscana, um grupo cuja missão é pregar o amor e a humildade e levar um pouco de conhecimento religioso ao restante da população.

Gostaríamos de dividir um pouco dessa história de vida com os nossos leitores. Por isso, trouxemos neste post um pouco da história desse santo e as suas benfeitorias. Acompanhe a leitura para saber mais!

A história de São Francisco de Assis

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha visto uma imagem ou ouvido falar de São Francisco de Assis. Filho do casal Pietro Bernardone e Pica Bernardone, ele nasceu em 1182 na região de Assis, na Itália, sendo posteriormente batizado na catedral de São Rufino, localizada em Santa Maria Maior.

Segundo a história, Francisco viveu parte da sua vida como um jovem rico e de família abastada — graças ao seu pai, que atuava no comércio. Por essa razão, vivia frequentando festas, encontros musicais e demais reuniões noturnas. Entre os seus amigos, era conhecido como “rei da juventude”, uma vez que gostava de aproveitar o que a vida tinha de melhor.

Com o tempo, ele se tornou membro da nobreza e participou de algumas guerras. Em uma dessas batalhas, porém, Francisco acabou sendo preso e viveu um ano em confinamento. Depois de solto, ele tentou voltar aos seus costumes de antes, mas uma doença acabou pegando-o de surpresa. Enfraquecido, já não conseguia aproveitar a noite e a boemia, precisando de repouso absoluto até se recuperar.

A mudança de vida

Após um período afastado, decidiu que já era hora de participar de outro conflito — como aqueles que ocorreram na época das Cruzadas. Foi então que ele entrou no exército e viajou até a cidade de Espoleto, onde, mais uma vez, teve por uma surpresa: uma febre altíssima, que o impediu de prosseguir viagem.

Naquele momento, Francisco relatou ouvir a voz de Deus, pedindo para que ele retornasse à Assis e se tornasse devoto da Igreja. Imediatamente, o jovem seguiu o conselho divino e, a partir de então, reservou o seu tempo aos exercícios de oração e meditação.

Mais alguns anos se passaram até que, em 1205, em Roma, ele decidiu trocar as suas vestimentas com um morador de rua e experimentar como era viver na pobreza absoluta. Junto a isso, outros fatores contribuíram para a sua mudança drástica de vida: o encontro com um leproso e, posteriormente, uma mensagem recebida na capela de São Damião, clamando para que ele reconstruísse uma igreja abandonada.

Após tais ocorridos, Francisco destinou o seu dinheiro aos templos religiosos, começou a trabalhar no campo e viveu pregando a importância da humildade e do amor por todos os lugares por onde passava. Inclusive, sempre dedicava um tempo a visitar e consolar os doentes, além de demonstrar um profundo carinho pelos pássaros e natureza — detalhe que fez com que ele se tornasse o padroeiro dos animais.

O Dia de São Francisco de Assis

Anualmente, o Dia de São Francisco de Assis é comemorado em 4 de outubro — a mesma data de sua morte, que aconteceu em 1226 e teve o sepultamento na cidade de Assis, mais precisamente na Igreja de São Jorge.

A sua canonização, no entanto, aconteceu somente dois anos mais tarde, realizada pelo Papa Gregório IX. Até hoje, este ainda é conhecido como um dos processos de santificação mais rápidos de toda a história do catolicismo.

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Dia de São Francisco de Assis e a sua história repleta de bondade? Esperamos que sim!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite para conferir a seleção exclusiva de imagens sacras que só Quinta DellArte pode oferecer!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

Deixar comentário.

Share This